alves12br 02/04/2013
Excelente
Vale sem fim - John Steinbeck
coletânea de contos que demonstram que STEINBECK é tão grande no conto quanto no romance. Quase todos os seus contos se desenrolam nos cenários rurais da Califórnia, que ele tanto ama e em que situa os seus heróis, quase todos párias ou desesperados, no centro de paisagens desérticas e ásperas como as suas almas, que aspiram apenas um pouco de paz, piedade de parte da natureza madrasta e compreensão da parte dos homens.
Por isso mesmo, os seus contos, impregnados de dramaticidade e de angústia, não podem ser puramente anedóticos como os de outros mestres do gênero. Se é uma fatia de vida que Steinbeck nos apresenta, é uma vida amarga, sofrida e sem esperança, ainda que colorida pela sua visão magnífica e consciente das paisagens e das almas.
Nos doze contos que compõem o volume, John Steinbeck dá sempre às suas figuras o melhor de sua ternura e, ainda que não atenue os aspectos inclementes da natureza ou a implacabilidade das forças humanas hostis, nos faz compreender e amar essas suas criaturas, baseadas, evidentemente, em figuras da vida real que povoam as suas páginas em momentos de revolta, de dúvidas, de ansiedade e de luta. Talvez por isso mesmo os seus personagens exijam a nossa adesão e sejam amados como se ama este escritor incisivo e seco, áspero e lúcido como os lugares e as pessoas de que escreve."