Ana Cristina 07/01/2020Um novo jeito de trabalharLazslo Bock foi responsável pelas operações pessoais do Google, empresa que com frequência é citada entre as melhores para se trabalhar. Nesta obra, ele descreve algumas das origens, inspirações e estratégias utilizadas pelo Google para conquistar esse título e fazer do seu capital humano um dos mais eficientes e satisfeitos do mundo.
O autor traz exemplos de empresas diversas, não apenas do Google, de portes e ramos diversificados para explorar conceitos de liderança que fogem ao convencional, mas se provaram muito eficazes em termos de produtividade e sucesso corporativo. A leitura é inspiradora, realmente colocando o leitor para pensar em como é possível mudar o seu ambiente de trabalho para criar uma cultura corporativa mais agradável e eficaz.
A maior lição da obra é, sem dúvida, a valorização dos recursos humanos da empresa. A quebra de padrões tradicionais de liderança e hierarquia para favorecer o bem-estar no trabalho e a realização profissional. O autor dá exemplos que como o Google descentralizou a liderança para favorecer o trabalho em equipe e potencializar as competências de cada indivíduo dando mais liberdade criativa e autonomia aos funcionários.
Há ainda uma longa explicação sobre contratações. O autor explica como o método de contração do Google mudou desde a fundação da empresa, mas sempre ressaltando sua importância para o sucesso da empresa. Uma das maiores lições que ele nos oferece é priorizar uma boa contratação ao invés de gerar gastos em treinamentos. Segundo ele, uma entrevista bem estruturada e que avalie objetivamente as competências e potencialidades do candidato é um investimento melhor do que contratar um sujeito mediano e treiná-lo para excelência. No livro, ele ensina algumas técnicas de entrevista e demonstra porque os métodos ortodoxos não são tão eficazes.
O autor também enfatiza diversas vezes a importância de tomar decisões com base em dados objetivos e fazer pesquisas internas para entender o que e como melhorar. Ele dá exemplos de como o Google evita tomar decisões com base em apenas experiência e como a empresa utiliza dados para demonstrar aos seus funcionários o que embasa as decisões tomadas criando mais confiança por parte dos colaboradores e reforçando a postura ética da empresa.
NARRATIVA
Os capítulos são relativamente longos, uma média de 20 a 30 páginas por capítulo. Eu não sou muito fã dessa estrutura, pois desacelera a leitura. Ao demorar para terminar um capítulo a sensação do leitor é que se esforçou muito, mas não avançou tanto e isso desestimula a leitura. Além disso, há muitas explicações sobre decisões estratégicas, análise de resultados e pesquisas realizadas tornando a leitura ainda mais pesada.
O texto é um pouco saturado, ou seja, há informações que poderiam ser simplificadas ou ocultadas para encurtar o texto. Os dois ou três últimos capítulos são desnecessários, pois apenas retomam o que o autor já falou amplamente ao longo do livro tornando a leitura desinteressante e repetitiva. A leitura acaba sendo densa, cheia de informação e ainda mais pesada pela distribuição em capítulos longos. Em resumo, não é uma leitura tão tranquila quanto pode parecer, mas vale a pena o esforço.