Bruna Gomes 10/09/2023
O arqueiro mirou a nova terra mas foi alvo da velha Nova York
A época da Inocência é um romance situado no limite da transição do mundo do sec XIX para o sec XX, ou seja, de um mundo marcado por antigos preceitos de moralidade sendo deixado de lado pela modernidade e, principalmente, pela guerra.
Newland Archer, personagem principal, traz o simbolismo no nome, o Arqueiro da Nova terra, culto, rico, noivo de uma bela socialite, mas começa a destoar de seu clã, quando se apaixona pela exótica (e prima da noiva) Ellen Olenska. O rapaz flerta com o "novo mundo" quer tornar o romance com a Ellen real ao mesmo tempo em que pede a proteção da velha Nova York quando implora por adiantar o casamento com sua noiva, May, símbolo da sociedade da época.
Durante o romance vemos Archer entre dois mundos, um no qual ele é livre para viver com Ellen, outro, o mundo conhecido, quase ultrapassado, cheios de regras sem sentido, porém é o mundo no qual ele já tem a personalidade forjada, devido a isso ele não consegue sustentar uma oposição duradoura ao seu ambiente social.
Quando chega ao final e ele, enfim, pode viver esse romance ele percebe que é um homem de sua época e que seu tempo já passou.. nas suas palavras "Diga que sou antiquado, isso basta"
Ao final, quem acerta o alvo é a May, a personagem no qual todos achavam previsível e limitada, mas que conseguiu ultrapassar Archer mentalmente, soube ler como ninguém tudo o que se passava ao seu redor, e, ao contrário dele, souber usar suas armas para consegui o que queria,
Tudo nesse livro é simbólico, não consegui organizar meus pensamentos como eu queria, porém queria deixar algum lampejo do que achei do livro. Por favor leiam essa obra prima.