Murphy'sLibrary 19/01/2011
"Paredes tem ouvidos.
Portas tem olhos.
Árvores tem vozes.
Bestas contam mentiras.
Cuidado com a chuva.
Cuidado com a neve.
Cuidado com o homem.
Que você acha que conhece." — Músicas de Sapphique
Incarceron é uma prisão—mas não é uma prisão comum. Suas alas são diferentes umas das outras, e sim, há celas, mas elas não são a maior parte da prisão. As alas de Incarceron são cidades em ruínas, vastos desertos, e, como em qualquer outra prisão, as pessoas lá estão reunidas em grupos. A prisão por si só é um personagem, porque Incarceron tem Olhos em todos os lugares, e fica irritada, e fala com os Prisioneiros—todos os criminosos, indesejáveis, políticos extremistas, degenerados e lunáticos foram levados para lá. A Prisão foi construída há 160 anos, pessoas tem nascido e morrido em Incarceron, mas apenas um homem conseguiu Fugir, de acordo com a lenda: Sapphique. Ninguém sabe exatamente onde Incarceron fica, exceto seu Diretor, e as pessoas lá Fora acreditam que Incarceron seja exatamente o que foi construída para ser: um mundo perfeito, com comida nutritiva, educação gratuita e cuidados médicos até melhores dos que estão disponíveis lá Fora.
Você não consegue sobreviver lá sozinho, e esse é o motivo pelo qual Finn, também conhecido como o Starseer, fez um juramento com Keiro, um garoto que é parte do grupo da Escória. Finn não se lembra de nada de sua vida, exceto os últimos três anos em Incarceron. As pessoas acreditam que ele é um cell-born, o que significa que ele é um dos filhos de Incarceron, nascido da Prisão. Quando Keiro e Finn capturam uma mulher do grupo dos Civicry, Maestra, Finn tem o que eles chamam de visão: ele de alguma forma a conhece, ainda que ela diga que nunca o viu antes, ele tem certeza que a conhece. Mas de acordo com Gildas, um Sapienti, as visões de Finn são sinais vindos de Sapphique que os levarão para Fora também—ainda que algumas pessoas sequer acreditem que lá Fora exista.
Enquanto isso, lá Fora, o destino de Claudia foi traçado. Ela é a filha do Diretor de Incarceron, e deve se casar com o filho da Rainha, Caspar, um rapaz que ela não conhece. Caspar foi expulso da Academia por causa de seu mau comportamento, então a Rainha e o Diretor decidiram antecipar o casamento. O Diretor diz a Claudia que será fácil lidar com Caspar, que ela precisa conduzi-lo, que ela será a pessoa no comando, e que um dia ela se tornará Rainha. Ele a criou para isso, e acredita que ela está pronta para a tarefa.
Mas Claudia não tem tanta certeza assim. Ela terá que deixar sua casa e viver na Corte, com a Rainha como vizinha. Ela não gosta de Caspar, e gostaria que Giles, seu meio-irmão, o filho do falecido Rei, estivesse vivo. Ela foi prometida em casamento a Giles, mas ele caiu do cavalo e morreu, então ela foi prometida a Caspar. Ela gostava de Giles—não o conhecia bem, mas o pouco que conhecia, gostava dele—e quando, com a ajuda de Jared, seu tutor Sapienti, ela começa a suspeitar que a morte do rapaz foi planejada, ela começa a descobrir várias coisas que não deveria saber. Tudo começa quando ela entra no escritório de seu pai e rouba um cristal, uma chave. Com essa chave, Claudia consegue falar com Finn em Incarceron, e descobre que a Prisão não é exatamente aquilo que lhe contaram.
Eu gostei de Incarceron, apesar do fato de que, no meio do caminho, a narrativa se mostrou um pouco lenta pro meu gosto. Eu amei o mundo distópico que Fisher criou—e como ela nos deu pequenas pistas em cada capítulo. Nós conhecemos um pouquinho da lenda de Sapphique através de suas músicas, o projeto de Incarceron através do Decreto do Rei, os relatórios dos Sapienti, os contos dos Lobos de Aço, os Arquivos da Corte, e muito mais... Há excertos no começo de cada capítulo, mas muito também nos é contado através dos personagens e conforme a história se desenrola. Obviamente, como em qualquer outra história com um mundo distópico, o começo é confuso e demora um pouco para que consigamos nos acostumar com os termos e a atmosfera, mas se você é fã desse tipo de história, você vai adorar.
Eu já comprei Sapphique, a continuação de Incarceron, e estou ansiosa pra começar a lê-lo. Também estou animada pra ver o filme que farão a partir desse livro, será ótimo ver como eles vão criar esse mundo na telona. Infelizmente, o filme Incarceron ainda está em produção e não será lançado até 2013. Rumores indicam que Taylor Lautner (o Jacob Black da Saga Crepúsculo) interpretará Finn.