Luis Netto 28/10/2010
Cidade de Ladrões
O livro “Cidade de Ladrões”, relata a historia de dois prisioneiro de guerra que tiveram que lutar pela suas vidas num desafio inusitado: conseguir uma duzia de ovos para serem utilizados no bolo do casamento da Princesa da Russia. O autor relata a história de dois jovens Lev Deniov e Koyla, presos numa prisão russa, na cidade de Leningrado, por ocasião do cerco dos alemães, durante a Invasão do Exercito Alemão à Russia.
Lev, um alemão tímido e sem muitos amigos, teria sido preso pelo exercito russo por não respeitar o toque de recolher, o que na época era considerado um crime gravíssimo. Na prisão conhece Koyla, uma pessoa extrovertido, carismático, acusado de abandonar a frente russa durante as batalhas.
Ambos são incumbidos pelo comandante da prisão conseguir ovos para o bolo de casamento da Princesa da Russia, sob pena de não conseguir, serem executados e dai o livro se desenrola, contando a angustia, o sofrimento de um povo sofrido pela guerra, onde um simples ovo era um tesouro muito valioso.
Uma bela trama, onde o autor pode mostrar que desafios simples como conseguir ovos, nos dias de hoje, foi transformado numa missão bastante árdua, que precisou de muita coragem, sabedoria e amizade para conseguir. A vitória da missão resultou na liberdade de ambos, condicionado a continuarem ajudando o exercito russo na luta contra os alemães.
Uma linda historia!