A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo




Resenhas - A Moreninha


977 encontrados | exibindo 511 a 526
35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 |


juliteraria 30/06/2021

triste pois nunca vou viver um romance legal como esse
eu simplesmente adorei esse livro! ele é muito leve e bem escrito, a leitura é muito rápida e divertida. a moreninha tem uma vibe bem clichê, que eu particularmente adoro, então me apaixonei demais pela história. o plot desse livro é ótimo, inclusive, parece uma fanfic kkkkk
comentários(0)comente



Taline Lopes 30/06/2021

No final da resenha tem uma pergunta pra quem leu
Não sei se é a edição que eu tenho (meu pai comprou a mais de 15 anos) mas achei algumas frases meio difíceis sim de entender, porém o livro no geral dá pra ser compreendido mesmo com essas falas

Sobre o livro: eu gostei bastante do romance e a forma descrita. O autor soube deixar um romance leve e até meio divertido, além de inclusão de todos os personagens de maneira adequada pra cada um

A pergunta que não quer calar é que eu sempre ouvi que esse livro tinha uma problemática e assim que eu li dei de cara com uma coisa que eu acho que é o que as pessoas comentam...

A problemática segue sendo falada porque, no livro não fala quantos ele tem, mas deixa bem claro que A Moreninha tinha 14 anos, porém como dito na história ele já fazia faculdade, ou seja, era um homem de maior

A problemática do livro é essa ou outra? Ou essa + outra? AAAAAA
comentários(0)comente



Carla 28/06/2021

A moreninha
Minha primeira experência com audiobook e eu amei o livro, é um clássico leve e rápido de se ler. Com um romance fácil da época que gira em torno de casamento, destinos se cruzando, amor idealizado, que com certeza hoje em dia seria surreal com toda rapidez que o casal se conecta, final feliz e afins. Bem romantismo no Brasil da primeira geração.
comentários(0)comente



bibia 28/06/2021

um dos livros da literatura brasileira que eu amo!! a historia tem suas controversas e características que eu não concordo, porém me prendeu muito
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ana Kelly 26/06/2021

Livros que esquentam o coração
Não sei se por ter sido um dos primeiros romances que li na minha infância ou se pelo fato de ele ser naturalmente gostoso de absorver, mas guardo um carinho gigantesco por esse livro. Já o li duas vezes (algo raro pra mim) e não me arrependi um minuto sequer por decidir reler na vida adulta. Tem tudo o que um clichê merece e ainda assim não é cansativo. É engraçado e envolvente. Uma ótima indicação pra quem gosta de romances. Lindo e aconchegante!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Vitória 15/06/2021minha estante
Nossa, li esse livro quando tinha 12 anos, não sei se foi por conta da idade mas eu detestei, muuuito chato


lis b. 15/06/2021minha estante
a surra no clássico ???


isa 15/06/2021minha estante
enfim o clichê do romantismo?


liaw. 16/06/2021minha estante
sim bela ?? essa lista do kleber tá fraquinha




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Sophi 13/06/2021

A moreninha de Joaquim Manuel de Macedo
é um clichê do Brasil Império.
(Apesar da linguagem coloquial é até bem fluido).
comentários(0)comente



Júlinha 13/06/2021

A MORENINHA
A moreninha é um romance publicado em 1844 e escrito por Joaquim Manuel de Macedo, autor brasileiro que inaugurou o romantismo no Brasil, popularizou sua obra através dos folhetins, um meio ao qual proporcionava o maior acesso a classe burguesa do século XVIII.
A obra de caráter romântico começa nos contando a história de uma aposta entre quatro estudantes de medicina na cidade do Rio de Janeiro. Estes apostam que Augusto um dos jovens, considerado o mais namorador que não cria laços com as mulheres, irá se apaixonar e amar uma única por quinze dias ou mais.

" Afirmo, meu senhores, que meu pensamento nunca se ocupou, não se ocupa, nem se há de ocupar de uma mesma moça quinze dias."

O namorador garante que não irá perder a aposta. Então os quatro personagens partem para a casa da avó de Felipe, local que haverá um encontro com várias belas moças, aonde Augusto conhecerá, D.Carolina nomeada no livro como "A Moreninha".
O livro não se trata de uma leitura de fácil entendimento, porém ao se desenvolver a história o leitor se prende a narrativa. Está presente no livro diversas características românticas, sendo elas: um caráter sentimental o qual se refere a um amor de infância que se prolonga até a velhice, um caráter indianista encontrado através de uma lenda indígena citada na história e diversas outras características como o urbanismo retratando a vida dos jovens na cidade do Rio de janeiro e até mesmo o historicismo qual o leitor deve saber para se localizar e entender o desenvolvimento da escrita.
comentários(0)comente



Aninha 10/06/2021

A moreninha
|| 1844 ||
Em 1844, Joaquim Manuel de Macedo publicava o primeiro romance brasileiro, 8 anos depois da escola literária romântica iniciar-se no país.
A Moreninha foi um folhetim (histórias publicadas em cada edição do jornal; espécie de novela da época) que tratava do romance entre Augusto e d. Carolina, a Moreninha, e mostrava as preocupações e aventuras da burguesia (já que era destinada a esta), como fofocas entre mulheres, preocupações com moda e visitas ao teatro, além da pitada do Romantismo (sentimentalismo exacerbado; amor ao ponto de adoecer alguém).
A história é leve e fácil. Um romance simples e bobo, perfeito para passar o tempo com algo mais "seguro", (alguns romances têm TANTOS problemas :( ). Super recomendo!!! Foi o meu primeiro contato com a linguagem antiga, dos livros clássicos. Minha mãe me recomendou por ser o livro mais simples para começar a ler os clássicos brasileiros.
comentários(0)comente



Luana.Bona 08/06/2021

Sinopse - Amazon
O romance "A Moreninha" é marco do início dos romances românticos no Brasil. Conta a história de um grupo de estudantes de Medicina que vai passar um fim de semana numa ilha. Um deles, Augusto, se diz capaz de resistir a um relacionamento amoroso, e acaba fazendo uma aposta com Filipe, ficando estipulado que se Augusto amasse alguém por mais de quinze dias teria de escrever um romance e confessar seu amor. Na ilha, Augusto passa a se envolver com Carolina, a moreninha, irmã de Filipe.
comentários(0)comente



Íris 07/06/2021

Ótimo!
Tenho um carinho especial por esse. A leitura é leve, as cenas são bem descritivas e os personagens são cativantes! Eu já li um par de vezes, até mesmo fiz uma curta encenação em um trabalho da escola.
comentários(0)comente



Diego 04/06/2021

Muito agradável
Este que é considerado o primeiro romance brasileiro, escrito em forma de folhetim, é um livro muito agradável de ler.
Divertido, romântico, leve, mas não imprevisível, talvez devesse ter sido lido por mim na época da escola mesmo: talvez um pouco mais ingênuo eu não tivesse percebido antecipadamente o pulo do gato que a obra reserva para o final.
Mas achei uma leitura muito compensadora. Gostei mesmo!
comentários(0)comente



Juli 04/06/2021

Um romance bobo
Li ano passado para fazer um trabalho escolar, gostei, a história é interessante, possui suas problemáticas como livro de época...mas a escrita do autor é bem instigante, terminei em menos de uma semana.
Indico, para maiores de 14 anos.
comentários(0)comente



977 encontrados | exibindo 511 a 526
35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 | 41 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR