Júlinha 13/06/2021
A MORENINHA
A moreninha é um romance publicado em 1844 e escrito por Joaquim Manuel de Macedo, autor brasileiro que inaugurou o romantismo no Brasil, popularizou sua obra através dos folhetins, um meio ao qual proporcionava o maior acesso a classe burguesa do século XVIII.
A obra de caráter romântico começa nos contando a história de uma aposta entre quatro estudantes de medicina na cidade do Rio de Janeiro. Estes apostam que Augusto um dos jovens, considerado o mais namorador que não cria laços com as mulheres, irá se apaixonar e amar uma única por quinze dias ou mais.
" Afirmo, meu senhores, que meu pensamento nunca se ocupou, não se ocupa, nem se há de ocupar de uma mesma moça quinze dias."
O namorador garante que não irá perder a aposta. Então os quatro personagens partem para a casa da avó de Felipe, local que haverá um encontro com várias belas moças, aonde Augusto conhecerá, D.Carolina nomeada no livro como "A Moreninha".
O livro não se trata de uma leitura de fácil entendimento, porém ao se desenvolver a história o leitor se prende a narrativa. Está presente no livro diversas características românticas, sendo elas: um caráter sentimental o qual se refere a um amor de infância que se prolonga até a velhice, um caráter indianista encontrado através de uma lenda indígena citada na história e diversas outras características como o urbanismo retratando a vida dos jovens na cidade do Rio de janeiro e até mesmo o historicismo qual o leitor deve saber para se localizar e entender o desenvolvimento da escrita.