Clauclau/Eu leio sim e daí 29/02/2024
A Moreninha
A moreninha é um dos principais romances brasileiros. Aqui iremos devagar nos anseios e desejos da juventude, no século XIX, cheios de regras e preconceitos sociais. A história central é o romance entre Augusto, um jovem estudante de medicina, e Carolina, uma menina espevitada de 14 anos.
Filipe um jovem estudante de medicina convidou seus 3 amigos, também universitários, Augusto, Leopoldo e Fabrício para passarem o feriado de Sant?Ana na casa de sua avó, que mora na Ilha de Paquetá, no estado do Rio de Janeiro. Entre várias combinações e acertos , Augusto, o mais namorador dos amigos, dizia que jamais se apaixonaria por alguém. Então uma aposta foi conjurada, Filipe propôs a Augusto que se Augusto se apaixonasse no feriado ele iria escrever um livro relatando por quem se apaixonou. Caso contrário, Filipe escreveria o livro narrando as desventuras de Augusto na ilha. Ao chegarem na ilha, todos foram devidamente apresentados a dona Ana, e a irmã mais nova de Filipe, Carolina de 14 anos, uma moreninha faceira, de belos cabelos cacheados. Depois desse encontro, a vida de Augusto e de Carolina tomariam rumos inesperados. Muito encantamento e mistério pairam na bucólica Ilha de Paquetá. Amores, juras, promessas, amores não correspondidos e descobertas farão parte da vivência das moças casadouras do local e as incertezas dos jovens rapazes.
Com uma linguagem simples, e muitas vezes coloquial, o tema central retrata o amor idealizado, retratando os costumes e atitudes da alta sociedade do Rio de Janeiro em meados do século XIX.