A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo




Resenhas - A Moreninha


977 encontrados | exibindo 376 a 391
26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 |


spoiler visualizar
comentários(0)comente



JhonJhon 01/06/2022

A face/ início da ruptura de um período
A Moreninha é uma obra carregada de características românticas, não poderia ser diferente, visto o período que foi escrito. Nos dias de hoje ler um romance romântico soa maçante, mas é fascinante ver a sociedade daquela época e seus costumes, por exemplo, um flerte era muito difícil e as informações demoravam a chegar aos mocinhos e quando chegava, vinham distorcidas. Ler " A moreninha" é caminhar pelas caminhos do romantismo e desvendar como a paixão, a aposta e fidelidade a uma promessa infantil tem seu proposito e valor dentro desta obra incrível.
comentários(0)comente



Ana Bia 31/05/2022

A moreninha
Achei que ia ser difícil de ler por ser um clássico mais não foi, a história é interessante e tem como encontrar todas as características do romantismo amei
comentários(0)comente



Loh Valente 30/05/2022

Muito bom
Um romance tão gostosinho de se ler!
Gostei muito do enredo e dos personagens, a forma como acontecem as coisas...
O que me incomodou foi a idade deles e algumas situações, tipo, a ideia foi boa, mas a execução..... Apesar disso gostei bastante
comentários(0)comente



isadorarxg 28/05/2022

eu li dois capitulos e dps n consegui mais ler, fui procurar um resumo pq eu precisava terminar o livro até segunda mas se n fosse por isso tlvz eu tivesse desistido. pq eu desistiria? nao é que o livro seja chato mase incomodava muito q a carolina tinha 15 ano e o augusta ja era maior de idade, por mais qno livro seja de mil oitocentos e sei la quanto eu ainda m consigo engolir isso
comentários(0)comente



Isabelly97 27/05/2022

Um livro razoável, com questões a se pensar como o machismo e a pedófilia da época e o retrato do Brasil historicamente.
comentários(0)comente



luagmess 25/05/2022

Eu sabia!
Este romance de certa forma me deixou confusa por conta da norma usada, principalmente na parte medicinal, mas não decepciona nada, por isso é um clássico! Comecei a ler por conta da escola e agora se tornou precioso para mim.
comentários(0)comente



prospero0 25/05/2022

Foi pra escola!!
Tem pedofilia e racismo mano, n tem como eu gostar disso kkkkk. No começo eu tava até q gostando e conseguindo andar de acordo com o ritmo do livro, mas dps eu só conseguia pensar q eu tava com sono e perdi todo o plot twist. Enfim, eu entendi, mas é impossível aproveitar livro da escola.
comentários(0)comente



Leticia 24/05/2022

Chato
Li pra escola também.
Eu quase arranquei meu cérebro pelos ouvidos 62827 vezes não lembro de ter lido nada tão chato na vida
comentários(0)comente



Marcelo217 24/05/2022

Previsível
Muita gente e inclusive a crítica literária metem o pau no Joaquim Manoel de Macedo, mas o que li não é exatamente ruim como tanto falam. A Moreninha é um retrato da sociedade oitocentista, seus costumes e suas relações.

Como disse, o plot é bem previsível. O bad boy Augusto perde sua pose de machão mulherengo ao se deparar com D. Carolina, que apenas por ser espevitada conquista o coração dele.

O lance da promessa feita na infância fica claramente explícito nas primeiras páginas e não fica dificil adivinhar o que vai acontecer no final. Foram colocados alguns antagonistas no ciclo social em que o casal estava, até mesmo o pai do Augusto, mas é impossível fazer a trama esquentar. O ritmo do livro é bem morno.

Interessante de se pontuar a romantização do adultério e da recusa à monogamia que é trazida de forma bem heroica pelo autor (uma clara alusão à realidade da época) bem como as relações amorosas, o que acontecia nos bastidores e por debaixo dos panos. Afinal, nem as mulheres eram tão santas e castas como eram retratadas.

No século XXI esse livro pode ser problemático, tendo em vista que uma lustrada alusão à pedofilia é feita e aceita naturalmente por parte dos personagens. As relações amorosas são superficiais, pois se desenvolvem de forma tosca e quase imediata.

Se o livro tivesse uma extensão maior e uma questão a ser resolvida mais significante do que uma simples paquera acredito que a qualidade melhoraria. Aceitável para um livro de estreia!
comentários(0)comente



Sra. Cass 22/05/2022

Lindo
"Ah, o amor é um demônio que não pede para entrar no coração da gente e vai-se deixando ficar..."

Confesso que antes de iniciar a leitura eu achava que seria mais um clássico maçante, mas eu estava redondamente enganada.
História fluida e gostosa de ler, um tanto engraçada, e o mais importante romântica da primeira à última página.

Me apaixonei pelo inconstante Augusto e pela travessa Carolina, a linda Moreninha. Só o romantismo mesmo pra nos proporcionar obras como esta.?
comentários(0)comente



nsantos06 22/05/2022

A moreninha
A moreninha (1844), escrito por Joaquim Manuel de Macedo, conta a história do jovem estudante de medicina Augusto, que se apaixona por uma jovem garota chamada “Moreninha”.
Um marco para o romantismo brasileiro, sendo este livro, o primeiro deste movimento literário, inspirado na idealização do amor, uma linguagem fácil de ser compreendida e uma história curta.
Tudo começa quando Augusto e seus amigos – Filipe, Leopoldo e Fabrício –, fazem uma aposta em que, Augusto, não pode se apaixonar por nenhuma garota em um prazo de quinze dias, este que, diz, ser inconstante no amor. O derrotado desta aposta, escreverá uma história sobre seu amor.
Retratando a jovem sociedade brasileira da época, Joaquim Manuel de Macedo, foi hábil de usar a escrita para representar todos os costumes e festividades daquele período. A história contém muitas ironias descritas pelo autor, e em partes inspirada na vida do mesmo, já que este, graduou-se em Medicina, mas não exerceu o cargo dedicando-se a literatura.
comentários(0)comente



Dai Solyom 21/05/2022

Não é uma história para mim
Honestamente não sei o motivo de A MORENINHA ser tão conceituado.

Eu não consegui gostar de absolutamente nada na obra.

Achei todos os personagens rasos, e quando apresentava um pouco de suas respectivas personalidades eram todos egocêntricos e mimados.

Para mim foi uma leitura arrastada e sem propósito.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lale 14/05/2022

A Moreninha
Não prometeu nada e entregou tudo ; foi tipo strangers to friends to lovers . Adorei, estava morrendo de medo de não ter um final feliz
comentários(0)comente



977 encontrados | exibindo 376 a 391
26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR