A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo




Resenhas - A Moreninha


977 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Clauclau/Eu leio sim e daí 29/02/2024

A Moreninha
A moreninha é um dos principais romances brasileiros. Aqui iremos devagar nos anseios e desejos da juventude, no século XIX, cheios de regras e preconceitos sociais. A história central é o romance entre Augusto, um jovem estudante de medicina, e Carolina, uma menina espevitada de 14 anos.

Filipe um jovem estudante de medicina convidou seus 3 amigos, também universitários, Augusto, Leopoldo e Fabrício para passarem o feriado de Sant?Ana na casa de sua avó, que mora na Ilha de Paquetá, no estado do Rio de Janeiro. Entre várias combinações e acertos , Augusto, o mais namorador dos amigos, dizia que jamais se apaixonaria por alguém. Então uma aposta foi conjurada, Filipe propôs a Augusto que se Augusto se apaixonasse no feriado ele iria escrever um livro relatando por quem se apaixonou. Caso contrário, Filipe escreveria o livro narrando as desventuras de Augusto na ilha. Ao chegarem na ilha, todos foram devidamente apresentados a dona Ana, e a irmã mais nova de Filipe, Carolina de 14 anos, uma moreninha faceira, de belos cabelos cacheados. Depois desse encontro, a vida de Augusto e de Carolina tomariam rumos inesperados. Muito encantamento e mistério pairam na bucólica Ilha de Paquetá. Amores, juras, promessas, amores não correspondidos e descobertas farão parte da vivência das moças casadouras do local e as incertezas dos jovens rapazes.

Com uma linguagem simples, e muitas vezes coloquial, o tema central retrata o amor idealizado, retratando os costumes e atitudes da alta sociedade do Rio de Janeiro em meados do século XIX.
comentários(0)comente



lee_gigi 18/02/2024

Um clássico da literatura brasileira
Enrolei este livro por um bom tempo, mas recentemente decidi, de fato, começá-lo. Admito que me questionei do porquê de não tê-lo lido antes!

O livro faz parte da época romântica do Brasil e foi lançado no ano de 1844.

Vamos a resenha em si!

O livro irá contar a história de quatro jovens estudantes de medicina que decidem ir passar uns dias em uma ilha da avó de um destes e é neste local que se passará a maior parte da história. Um romance muito encantador, com características da época em que foi escrito.

Não sei alguns de vocês, mas, geralmente, busco entender o porquê das capas dos livros serem estas, e com este livro não foi diferente, antes mesmo de chegar ao final do livro a capa ganhou um significado (que já possuía antes de lê-lo haha).
comentários(0)comente



Carla1359 15/02/2024

"...Mas amo e não me amam, e tenho amor ainda..."
Se você ama romances, clássicos, e até um pouquinho de comédia, esse livro é para você!! Um romance incrível, recomendo bastante!! É algo mais clichê, mas não deixa de ser único, o final é esperado, mas não deixa de ser empolgante. O vocabulário é antigo, mas a minha leitura foi bem fluida, leve e que a cada página fica um gostinho de "quero mais".

OBS: Recomendo pra maiores de 10 anos.
comentários(0)comente



Shaylanne 12/02/2024

Uma linda história de romance passada no Rio de Janeiro. Augusto, um namorador que se orgulha de não amar a mesma mulher por três dias, vai para uma ilha junto com seus amigos, lá ele conhece a Moreninha, uma linda jovem encantadora. Nesse contexto, a trama desenrola-se e torna-se cada vez mais interessante.
comentários(0)comente



Kamilly75 07/02/2024

Meu primeiro clássico brasileiro
Devo admitir ter um pouco medo de começar a ler os clássicos e não entender nada,mas gostei muito desse,ideal para quem está começando, um casal com muita química,um pouco problemático,mas..... se considerarmos a época em que foi escrito,ainda tem como relevar.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



nnagss 05/02/2024

Um clássico!
Pensei que a leitura seria mais difícil, porém foi bem gostosa. Um romance bom de ler, e eu até chorei um pouco no final. Vale a pena ler pelo menos uma vez na vida.
comentários(0)comente



raphacastro19 02/02/2024

A moreninha ainda encanta
Recebi esse livro de presente, no ano de 2017. Ficou todos esses anos no meu guarda roupa sem ter tempo para ser lido.
Na época, recebi de uma amiga que no fundo sabia que tinha paixão por ela e como sua pele é morena e seus cabelos negros, eu a chamava de morena.
Não sei se de forma maldosa ou por um carinho me deu o livro "a moreninha".
Focando agora no livro, só pelo fato histórico ele já vale a leitura, é o primeiro romance brasileiro e se quiser entender a literatura brasileira, ele é obrigatório.
Fora isso, é uma leitura bem leve e agradável, sem dificuldades de interpretação e um entretenimento como deve ser, divertido sem esforço.
É um romance com cara de novela e envelheceu bem, recomendo a todos.
Mas leia pensando em um divertimento, não vai tirar muito mais do que isso da leitura, não tem filosofias ou camadas profundas como Machado, por exemplo.
comentários(0)comente



AlAcia61 31/01/2024

Nada demais
Eu achei tão bobo, achei tão sem graça, achei tão batido, na verdade.

Eu sei, eu sei que esse é um dos clássicos da literatura brasileira mas EU, Alícia, não gostei.

A única coisa que eu achei legal é que o protagonista é o último romântico do mundo.
comentários(0)comente



Luan 29/01/2024

A enredo da aposta e da paixão são bem cativantes, tirando a parte da disparidade etária, se for pela história, considero dizer que gosto do livro, mas por outro lado, a escrita do autor é péssima, uma ambientação e narração terrível, se ele tivesse pego e entregado a ideia pra um outro escritor, que pra época tinha melhores, tenho certeza que ele conseguiria desenvolver com afinco e destreza, na maioria das vezes você se perde na conversa, pois são tantas falas seguidas que você não sabe e nem o autor dificilmente conta quem falou, parece mais uma diarreia semântica, apesar de muitos falarem que o autor utiliza de linguagem "rebuscada" que pra mim isso é lorota, sendo apenas circunlóquios o que deixa o livro mais cansativo ainda, me forcei a terminá-lo e até gostei, mas dificilmente o leria novamente.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Bia Fontes 27/01/2024

Carolina é diferente!
Diferentemente de Iracema, Carolina é uma moreninha muita esperta e bem diferente das outras moças. Vê-se logo que não quer se deixar enganar por Augusto de maneira alguma e que, este por sua vez se apaixona perdidamente pela mocinha (coisa difícil para ele já que é um grande namorador).
Recomendo muito a leitura deste livro. Além de tudo, possui no final uma surpresa que me impressionou e jamais imaginaria ?
comentários(0)comente



Caetano37 27/01/2024

????????????????????????????????????????????????????
comentários(0)comente



sfmnz_ 25/01/2024

A moreninha
Demorei muito para começar a ler pois achava que seria bem entediante, mas confesso que me enganei!

Com uma leitura super fluida e de fácil entendimento, o livro traz um romance entre Augusto e Carolina (que aborta uma pauta um tanto problemática para os dias de hoje, mas que na época era visto como algo normal). Gostei bastante e achei o final genial, por mais que já desconfiasse... Recomendo!!

"- Amor?... Amor não é efeito, nem causa, nem princípio, nem fim, e étudo, tudo isso ao mesmo tempo; é uma coisa que... sim... finalmente, para encurtar razões, o amor é o diabo!"
comentários(0)comente



Evelin Graceffi 25/01/2024

Cativante
No início pensei que não levaria adiante, mas esse romance foi me surpreendendo a cada página lida. Adorável por ser uma história de amor leve e divertida. Recomendo !!
comentários(0)comente



977 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR