A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo




Resenhas - A Moreninha


977 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


dhezinha 08/10/2024

A esmeralda e o camafeu
?A Moreninha?, um clássico da literatura brasileira, me surpreendeu de todas as formas. Comprei este livro em um sebo no ano passado e, desde então, estava adiando a leitura. Até que decidi lê-lo, e não me arrependo.

Estou me fascinando pelos clássicos da literatura brasileira, e este me encantou do início ao fim. Augusto, que se autodenominava inconstante, fez um acordo com seus amigos: se, após três dias na ilha, ele saísse apaixonado por alguma moça, teria que escrever um romance sobre isso. O que ele não esperava era que se reencontraria com alguém importante de seu passado.
comentários(0)comente



Canteli Marcio 06/10/2024

A linguagem rebuscada, com palavras e expressões que já caíram em desuso, é o charme desse livro que também retrata costumes de uma época que já passou.
Dá pra acompanhar bem a história, então considero isso um ponto positivo.

A Moreninha é bastante danada e peculiar, o que rende situações engraçadas e divertidas.
Augusto também é um personagem divertido e interessante de se acompanhar.

Ri várias vezes nesse livro, pelo menos uma vez em cada capítulo.
Um clássico da literatura nacional #recomendo
comentários(0)comente



Laisa Sofhia 04/10/2024

A Moreninha
Que história boa de ler! Não consigo entender como tem gente que não gosta desse romance. Ele é exatamente do jeitinho que eu amo: clichê romântico com final previsível, bem água com açúcar e repleto de sentimentos exagerados! Obs: ainda tem um plot twist de milhões... ?????
comentários(0)comente



lucasgsan 04/10/2024

Estou com um projeto pessoal de ler alguns romances brasileiros do século XIX e fiquei impressionado com a leitura deste.

A Moreninha reúne características clássicas do Romantismo, como o sentimentalismo exacerbado e o indianismo, mas também é muito moderno.

Toda a personalidade da Carolina é bastante moderna. Ela é toda caracterizada em contraponto às demais moças do livro. Ela não quer se submeter a um casamento sem mais nem menos e isso pra mim é algo pra lá de subversivo para a época.

O romance de Augusto e Carolina é um enemies to love bastante divertido de acompanhar que não deve em nada aos romances de hoje em dia (é até muito melhor, apesar do sentimentalismo muitas vezes exagerado)

Uma grata surpresa!!
comentários(0)comente



kk.Diass 03/10/2024

Mancebo
Leitura "obrigatória" do bimestre. E aí que é um livro de mil oitocentos e pouco, romantismo, bastante exagerado e floreado. Porém, refletindo com as últimas páginas dessa edição, realmente é simples o livro. A trama não é mirabolante, mas tem tanto personagem que me deixa confusa. Além de estar em um português beirando o arcaico, tem hora. Precisei ler aos poucos, pois me faltava paciência e cérebro para processar e assimilar as palavras. Apesar de tudo isso, achei divertido, ri bastante de algumas coisas um tanto quanto absurdas e aprendi a jamais ficar em estado semelhante ao dos personagens, seria uma grande insanidade. Recomendo? Definitivamente não, pois não é pra todo mundo, mas é um clássico e eles devem ser admirados. Creio que este seja um dos mais fáceis de ver a riqueza em atos simples e o porquê de ser um clássico.
comentários(0)comente



manumoura18 03/10/2024

Um livro que me traz nostalgia, pois foi um dos primeiros paradidádicos que li na escola, e sempre tive uma boa memória da leitura dele. E resolvi reler para lembrar o porquê de ter gostado tanto dele.
comentários(0)comente



Renata Barreto 03/10/2024

Um clássico da literatura brasileira que traz uma história de amor pueril. Li por indicação na leitura de Um defeito de cor (esse livro aparece por la). Se for lido com as lentes de hoje, esse livro seria uma aberração. Mas com as lentes de 1844, uma linda história de amor.
comentários(0)comente



Debby Ronnie 01/10/2024

A Moreninha é uma joia da literatura brasileira que me faz voltar no tempo para o romantismo do século XIX. A narrativa leve e envolvente de Joaquim Manuel de Macedo me transporta para as paisagens do Rio de Janeiro daquela época, enquanto o enigma em torno da misteriosa Moreninha mantém o leitor intrigado até o final. O romance, com seu tom ingênuo e encantador, reflete sobre o poder do amor jovem e a intensidade dos primeiros sentimentos. Um clássico que sempre terá um lugar especial no meu coração.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Varotti 30/09/2024

O livro é bem interessante, li por obrigação, mas se não lesse por obrigação, leria algum dia no futuro.
O começo é confuso, os nomes se misturam, mas é compreensível, é um livro antigo.
A história é um romance e é bem clichê, mas é legal ver as interações e tem algumas partes bem engraçadas até.
Esse livro revolucionou os livros da época e traz personagens muito interessantes e as vezes contraditórios. Acabei não aproveitando bem o final da leitura.
Não me arrependo de ler, mas não sei se leria de novo.
comentários(0)comente



Aline221 28/09/2024

Que livro romântico
Eu já ouvir tantas pessoas dizendo que voce só realmente um leitor "de verdade" se você leu livros da literatura Brasileira.Porém eu sempre achei isso uma balela,papo de leitor que quer pagar de intelectual e inteligente.Sempre achei a maioria dos livros da literatura muito chatos,com palavras muito difíceis e rebuscadas,mas esse livro aqui é a exceção da regra.
Pensem em livro romântico 4 bem escrito é esse aqui.Quatro amigos viajam pra um lugar muito bonito e eles fazem uma aposta de que se um deles se apaixonar por alguma moradora terão que escrever um livro sobre isso.
É claro que isso acontece e assim acontece a nossa história.Um dos melhores livros da nossa literatura Brasileira.
comentários(0)comente



Esmeralda.JAlia 24/09/2024

A Moreninha ?
Ok, vamos lá porque eu tenho MUITAS coisas pra falar, e a maioria são coisas ruins,
Quando eu começo um livro eu quero me sentir confortável nele, e no início eu não fiquei com esse, por ter uma linguagem mais formal do que estou acostumada eu demorei bastante na leitura, e também por termos racistas e machistas no livro, pra alguns pode parecer besteira ou até militância, tendo em vista que esse livro foi escrito em 1844, uma época em que esses termos eram vistos como normais, porém não posso ignora-los ao ler.
Esse livro tem tantos pontos baixos e tanta enrolação que me dói a cabeça só de lembrar, não teve envolvimento na trama, ou personagens, situações.
Tudo parecia muito monótono, falas desnecessárias, coisas como pessoas brancas humilhando escravos, o personagem ser mal desenvolvido e só saber fazer comparação de belezas, descrições horríveis como "movimentos rápidos como de macacos" para se referir a um personagem negro, depreciação em mulheres.
Eu poderia ficar horas falando o quanto esse livro é péssimo e sem sal, se não fosse uma leitura obrigatória eu com certeza teria abandonado nos 2%
É isso, não recomendo e não gostei, se pudesse nem estrelas eu daria.

-E
comentários(0)comente



Dayane.DinApolis 24/09/2024

Gostei não
Eu sei que a época era diferente, mas a menina não tinha nem 15 anos, não dá pra engolir. Além disso, ela agia como criança, brincava até de boneca. Nemmm que história esquisita.
comentários(0)comente



Geovanne9 19/09/2024

Romance adolescente
Achei o livro bem leve, mas ao mesmo tempo as histórias que são narradas pelos próprios personagens são interessantes.
comentários(0)comente



jujuabelc 17/09/2024

Péssimo
Sendo bem sincera, extremamente ruim.
Sei que eu não gosto muito de livro mais antigos, mas a história desse não prende de jeito nenhum (e olha que eu amo romances), achei que o principal é um pedófilo, pô a menina tem 15 e ele 21!
E também é muito difícil de ler, a linguagem é extremamente difícil
comentários(0)comente



977 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR