A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo




Resenhas - A Moreninha


977 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


Maria.Cecilia 15/01/2023

Irreverente!
" As moças têm ultimamente tomado por mote... estes três infinitivos de verbos: iscar, pescar e casar.

Para contrabalançar tão... vistosas disposições, nós, os rapazes não podíamos deixar de escrever em nossos escudos... fingir, rir e fugir."



" O amor é um anzol que, quando engole, agadanha-se logo no coração da gente, donde, se não é com jeito destravado, por mais força que se faça mais o maldito rasga, esburaca e se aprofunda."



A Moreninha é o primeiro romance urbano brasileiro. Escrito em 1844, pelo recém- formado médico Joaquim Manuel de Macedo.



Com uma linguagem simples e coloquial ( para a época), estilo folhetim, o autor nos presenteia Carolina, a moreninha, uma protagonista de 14 anos travessa e espirituosa.



Como protagonista há Augusto, o estudante de medicina inconstante, volúvel e mulherengo.



Uma história deliciosa, com tom sarcástico, irreverente e pândego.



Quando alguns estudantes de medicina decidem visitar a avó de um deles em uma ilha, que provavelmente é Paquetá, encontram formosas donzelas prontas para fisgar um mancebo, menos Carolina, rebelde e dona de si.



Eu amei essa obra, escrita há tanto tempo e que ainda tem tantos fãs.



Eu sou Cecilia Lorca professora aposentada e escritora apaixonada!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lanny 11/01/2023

Foi tosquear e voltou tosquiado
Aprendi esse ditado quando li A Moreninha na adolescência. Lembro-me que me encantei com a história.

Anos depois tentei ler novamente e não passei do primeiro capítulo.

Recentemente comprei essa edição da Principis e a leitura foi tão rápida quanto da vez que li.

Pena que como é um livro de literatura brasileira a linguagem não possa ser atualizada. Se fosse um livro estrangeiro, um tradutor poderia fazer uma nova tradução usando termos mais atuais e fazer dessa história mais compreensível ao público jovem e que ela pudesse ser admirada como a obra prima que é.

Se alguém ler essa resenha e souber me explicar, eu gostaria de saber porque eles passaram a omitir os nomes dos locais onde se passam essas histórias. Já tinha percebido isso nos livros de Jane Austen e agora nesse.

Ao invés de dizerem que iam a "ilha de Paquetá", se escreve a "ilha de ...". Isso também é feito com endereços residenciais e anos. Não entendo porque estão fazendo isso e gostaria de saber.

A Moreninha é um verdadeiro clássico e deveria ser mais apreciado.
comentários(0)comente



laryssa.pazini 11/01/2023

acho q ate poderia da mais estrelas pq a historia em si é bem legal, a narrativa e tudo mais tb mas foi livro q a escola mandou ler ent eu nao gostei tantooo KKKKKK
comentários(0)comente



Bokah 10/01/2023

Amor
"...;ah! O amor é demoninho que não pede pra entrar no coração da gente e, hóspede quase sempre importuno, por pior trato que se lhe dê, não desconfia, não se despede, vai-se colocando e deixando ficar, sem vergonha nenhuma, faz-se dono da casa alheia, toma conta de todas as ações, leva o seu domínio muito cedo aos olhos, e às vezes dá tais saltos no coração, que chega a ir encarapitar-se no juízo; e então, adeus minhas encomendas!..."

Minha primeira resenha aqui e meu primeiro livro do ano, devo dizer que foi sem dúvida uma das melhores histórias que eu tive o prazer de ler. Leve, divertido e alegre, Joaquim Machedo utilizou de toda sua genialidade pra escrever essa obra, esse grupo de quatro amigos divertiu bastante minhas noites, dentre eles o Augusto, personagem com o qual eu me identifiquei bastante (menos na parte de gostar de menor de idade), ele é a síntese do homem romântico, o homem que todo homem deveria seguir o exemplo de como tratar uma mulher (menos na parte de gostar de menor de idade).

É bom ler obras nacionais e ver coisas que na minha cabeça colonizada é surpreendente, como a mini quebra da quarta parede onde o autor tenta entrar no quarto da meninas, confesso que além de ficar surpreso ri bastante.

Recomendo a todos a leitura, leiam mais livros nacionais.
comentários(0)comente



Neta Austen 10/01/2023

O melhor que temos!
Em meio a uma ressaca literária muito braba, ler a Moreninha foi demorado mas mesmo assim explendito.
No começo eu eu não me apaguei muito pela linguagem , mas como todos os clássicos são, quando você se acostuma com a língua mais formal, a experiência fica maravilhosa.
O livro é perfeito sem defeitos sério, e msm se tiver ñ consegui detectar, eu ainda estou mergulhada em um balde de felicidade com esse final. Eu amo o Augusto e sou cadelinha da Carolina assim como ele , esses dois tem uma química de milhões, e isso é extremamente raro em livros antigos , então eu simplesmente AMEIIII.
comentários(0)comente



Gio 10/01/2023

chato
achei xoxo bobo bem chato, homem só provando que faz besteira de 82920 antes de JC, não odiei, mas não precisava existir
comentários(0)comente



Aninha 05/01/2023

A Moreninha
Este livro me surpreendeu de uma forma positiva.
Comecei a ler porque minha mãe me indicou e achei o começo um tanto quanto confuso, os personagens jogados nas páginas sem contexto num cenário perdido.
Porém, conforme a história foi avançando e ganhou corpo, a história dos personagens foi me interessando e o enredo me prendeu de tal forma que não consegui largar o livro até terminá-lo.
comentários(0)comente



huntero 04/01/2023

O romance relata a vida de quatro estudantes de medicina durante um final de semana. No feriado de Sant'Ana um grupo de amigos estudantes de medicina vão para ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro. Augusto, Leopoldo, Fabrício e Filipe vão passar o feriado na casa da avó de Filipe.
comentários(0)comente



liaalivros 02/01/2023

Gostosinho, but é?
O suco da primeira geração romancista, gosto, apesar de haver uns detalhes um tanto intrigantes. História envolvente, curiosa e fluida.
comentários(0)comente



Dalton 31/12/2022

A Moreninha
Foi a segunda vez que eu li, na primeira vez eu gostei mais; na segunda, algumas coisas me incomodaram. A Moreninha é um dos romances mais importantes da literatura nacional, recomendo para quem está começando a ler agora. É uma obra simples, divertida, e é curtinho. O começo eu acho meio chato, mas do meio para o final fica melhor. Já foi um dos meus livros preferidos, hoje em dia eu não considero mais.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Vivian.Jensen 31/12/2022

Esse livro parece uma novela! As tramas todos os conflitos entre os personagens, é tudo muito divertido de ler, se você quer começar a ler literatura brasileira esse é um bom livro para começar.
comentários(0)comente



LeLe 30/12/2022

A Moreninha um clássico da literatura Brasileira
A obra de Joaquim Manuel de Macedo
Lançado em 1844, é considerado o primeiro romance brasileiro.
Uma linguagem simples e coloquial.
E temos os personagens Carolina e Augusto que forma o pá romântico da história...

D. Carolina, venha cá
O povo anda falando aí
Que a senhora tem um cheiro diferente
É verdade?Vôti, sei disso não, é invenção do povo
Ah, é invenção do povo, não é?
É, sim, senhor
Então dá licença
Hum, hum, hum
Carolina, hum, hum, hum
(Carolina)..

" O amor faz o velho criança o sábio doido, o Rei humilde, cativo; faz mesmo às vezes, com que o feio pareça Bonito e o grão de areia um gigante".

Nossos autores Brasileiros merecem ser lidos.
30/12/2022.
comentários(0)comente



977 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR