A Moreninha

A Moreninha Joaquim Manuel de Macedo




Resenhas - A Moreninha


977 encontrados | exibindo 406 a 421
28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 |


Pedrin 18/04/2022

Muito top!?
É mais um comentário que uma resenha, mas queria externar a minha opnião? hahaha

Achei um clássico legal para começar literatura brasileira! É um romance de época super levinho, bastante cômico, os personagens são cativantes, beeeeem clichê(Não tem mistério nenhum), mas muito agradável de se ler, quase um novelão... Eu gostei bastante da experiência, a linguagem n é nada muito difícil. (É legal pegar uma edição mais conhecida pois vem com notas de rodapé e mostra o significado de algumas palavras como auxílio. Essa da Saraiva é boa, vem até tipo um pósfacio e tals, mas infelizmente vem com páginas brancas?)
Enfim, li pela escola mas gostei kkk, recomendo, principalmente pra quem não é leitor fiel de romances(pois talvez seja um pouco repetitivo para essa pessoa kkk), bem fofinho.?
comentários(0)comente



Cauasg 14/04/2022

Clichê mas bom
Quando comecei a ler, imaginei que seria chato e genérico, porém ele tem seu charme. O livro consegue ser muito engraçado em diversas partes, quando os personagens se metem em situações ruins. Os diálogos são muito interessantes e a leitura não é muito complicada.
Deixa a desejar um pouco pois é muito previsível, chegando na metade do livro já é possível deduzir tudo que acontecerá no final.
É uma história de amor clichê, mas não é por isso que deve ser considerado ruim.
mari maceno 15/04/2022minha estante
vc gostando de clichê velho que bonitinho, agora tem q ler amor e gelato


Cauasg 15/04/2022minha estante
Vou ler, aproveitar que tô na vibe "amor" ;) kkkkkk


mari maceno 15/04/2022minha estante
aí dei valor




Larissa Tabosa 10/04/2022

Acabei de terminar a releitura dessa obra maravilhosa e ainda estou com lágrimas nos olhos. Que livro lindo!

Confesso que já o li umas cinco vezes, pelo menos, e ele ainda me desperta os mesmos sentimentos de quando o li pela primeira vez, sabe aquele quentinho do coração? Pois é. É uma história encantadora, terna, singela e romântica.

Augusto e Carolina são muito perfeitos. Ela, a Moreninha travessa, as vezes diferente das heroínas românticas a que estamos acostumados, é atrevida, danana, uma borboleta que se aprisionada, ao mesmo tempo que livre, pro amor que descobre com Augusto. Ele, o mocinho inconstante, que não ama por já amar, que não se deixa ser conquistado por já ter sido conquistado, o herói romântico que se vê doente de amor e decide abandonar tudo o que sempre acreditou pela mulher amada... Poesia, apenas isso!

Tudo nesse livro funciona bem: o casal principal, o enredo, o local, os codjuvantes... Nada, absolutamente nada é ruim. Obviamente devemos levar em consideração a época em que o livro foi escrito e relevar alguns preconceitos da época (embora sem aceita-los ou esquecer o quão errados são).

Agora assim, concordo com algumas pessoas quando falam que esse livro não deveria ser uma leitura obrigatória no ensino médio. Veja bem, a maioria dos adolescentes brasileiros já não têm o costume e o prazer de ler, é quando são obrigados a um livro em que a linguagem de fato não é fácil, afinal é um reflexo da época, com expressões que até já caíram no desuso, obviamente sentirão raiva e ainda dirão que a leitura é chata ou maçante. Sem contar que isso pode é afastar os leitores dos clássicos brasileiros, que é o que acontece. Infelizmente com isso as pessoas perdem de ler diversos clássicos que são maravilhosos, tudo por essa obrigatoriedade.

Penso que a maioria dos adolescentes não tem maturidade emocional ou linguística para ler um livro como esse, eu disse a maioria, óbvio que existem exceções, eu mesma o li a primeira vez quando tinha quinze anos e me apaixonei pelo casal e pela história, mas sabemos que essa não é a regra.

Enfim, um excelente livro, inaugurou muito bem a época do romantismo brasileiro. Já estou pensando em quando farei minha próxima releitura, este é, ao lado de Senhora, meu livro favorito da literatura clássica e romântica brasileira. Deu até saudade do ensino médio...
comentários(0)comente



Dinossauro 09/04/2022

Resenha a Moreninha
O livro tem uma linguagem rebuscada, mas me surpreende que mesmo sendo escrito em 1844, ele ainda seja capaz de prender leitores jovens. É um romance leve, bonito, tem mistério e você concerteza se surpreende lendo. Me proporcionou várias reflexões sobre a forma como nós mudamos pelos outros, e também em como coisas minúsculas do passado podem afetar uma pessoa no geral.

Ps: (a minha prova de literatura foi ótima, deu tudo certo)
comentários(0)comente



Luiza Carvalho 08/04/2022

msm sendo um livro pra escola foi melhor do que eu imaginei
é um romance clichê escrito em 1800 praticamente kkkkk
o final foi bem ruim, um água com açúcar até demais
comentários(0)comente



Cris 07/04/2022

O primeiro clichê do Romantismo no Brasil.
" - Em amor a imaginação é tudo: é ardendo em chamas, é elevado nas asas de seus delírios que o mancebo se faz poeta por amor."

'A Moreninha' de Joaquim Manuel de Macedo foi lançado em 1844 e é reconhecido como o percursor do Romantismo no Brasil e dado ao repentino sucesso, o autor optou por deixar a carreira na medicina para apostar como escritor. Como resposta, temos quase 200 anos de legado e cá estou a resenhar esse livro que, fatalmente, entrou para minha lista de favoritos.

Na história vamos conhecer Augusto, Filipe, Fabrício e Leopoldo, quatro estudantes de Medicina que nas horas vagas jogam bastante conversa fora pelas ruas do Rio de Janeiro, e ao serem convidados para passar o feriado de Sant?Ana na ilha de Paquetá, na casa da avó de um deles, mas que depressa aceitam o convite, porém antes de iniciarem a viagem, os amigos fazem uma aposta com Augusto, o mais namorador do grupo: se ele ficasse apaixonado pela mesma garota por mais de quinze dias, teria que escrever um livro sobre o romance. Caso contrário, Filipe é quem deveria escrever uma bela história narrando tudo o que fora vivido ali.

O motivo de tal aposta não teria relevância alguma se D. Carolina não caísse nas graças de Augusto e o transformasse no mais romântico dos quatro. No desenrolar da trama, Augusto conta que, quando ainda era
criança, conheceu uma garota na praia e os dois juraram amor eterno através de uma esmeralda e um camafeu, ao final do romance descobrimos que ambos eram essas crianças que estavam, verdadeiramente, apaixonadas.

" - O que sente? Ele respondeu, com toda fria segurança do homem determinado: - Eu amo.
- E mais nada?
- Oh! Sr. doutor, julga isso pouco?"

Dentre tudo que amei na leitura, o que mais me chamou a atenção foi o fato do autor unir romantismo e o humor, 'A moreninha' pôde me proporcionar vários momentos engraçados ao lado dos amigos e o fatídico final de semana naquela ilha. Com uma narrativa poética e ao mesmo irônica, foi impossível não torcer pelo casal que, insistentemente, tentavam fugir um do outro e do sentimento recém-descoberto. Um segundo ponto bem interessante foi Joaquim Manuel não trazer o casamento arranjado à tona, sem dúvidas, o livro quebrou as barreiras da modernidade ao excluir as normas arcaicas embora muito usadas na época.

Quanto à escrita não tem muito do que fugir, afinal, estou falando de algo escrito no século XIX, então sim, muitas palavras são difíceis e pedem o bom e esquecido dicionário Aurélio rs! No entanto conforme fui me acostumando e me envolvendo, tudo o que mais queria era ler cada vez mais a fim de saber onde Joaquim Manuel me levaria. Ao final, só pude suspirar e classificar o livro com cinco maravilhosas estrelas.

" - Minha boa avó - exclamou Filipe -, isto quer dizer que Augusto deve-me um romance.
- Já está pronto - respondeu o noivo. - Como se intitula?
- A Moreninha."
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



juju 29/03/2022

Joaquim perfeito nunca errou
"Ah! o amor é um demoninho que não pede para entrar no coração da gente, é hóspede quase sempre importuno, por pior trato que lhe dê, não desconfia, não se despede, vai-se colocando e deixando ficar sem vergonha nenhuma."

...???
comentários(0)comente



Paulo 27/03/2022

Romance leve
A história de Augusto e Carolina é muito divertida e sem muitos rodeios. A linearidade dos acontecimentos e a construção do romance é muito simples, mas cativante. O autor colocou muito de sua vida no enredo, o que é bem interessante para se imaginar como era a vida na época do século 19. Foi uma boa leitura!
comentários(0)comente



Ro Ximenes 24/03/2022

Romance? Será?
A meu ver é uma menina travessa jogando com um cara que por ser homem acha que manda, mas Carolina é uma pioneira em mostrar para os meninos que não basta querer pra ter e tão pouco ela precisa se arrumar e estar linda para o bem prazer deles se não for da vontade dela. Carolina é uma feminista.
comentários(0)comente



jamilly__m 17/03/2022

Uma ótima leitura...
É um bom livro, com uma escrita ótima, um pouquinho difícil de se ler pelas palavras desconhecidas que contém no livro mas foi só dar uma pesquisadinha no google e já tinha palavras nova no meu vocabulário, a história é boa o final que foi previsível mais fazer o que né? É romance e não suspense! Aconselho você a lê lembrando que o livro foi feito a alguns anos atrás...só assim pra aceitar algumas coisas escritas!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Laércio Damião 05/03/2022

E há quem ache esse livro ruim?
Tem umas linhas meio confusas, mas é um romance e tanto? Romance adolescente e sem ser clichê?! ah ?
Muito bom!
comentários(0)comente



Freezerburn 02/03/2022

A Moreninha
Um pequeno romance brasileiro, apesar de ser um português fora do habitual, com o passar do tempo você começa a entender melhor a história, não há grandes reviravoltas (a que tem já fica muito na cara) mas cada cenário criado enche de alegria e suspiros por não estar nesse ambiente, foi um romance bonitinho e recomendo para quem deseja passar o tempo
comentários(0)comente



Isa 27/02/2022

Augusto um chatinho, Carolina um amor, mas o romance dele é muito bom, me irrita a diferença de idade que na época era super normal infelizmente, e o Felipe nem se importa com o amigo rondando a irmã dele.
Que final ruim
comentários(0)comente



977 encontrados | exibindo 406 a 421
28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 | 34 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR