EuSouRose 20/05/2020Neste terceiro livro do Ciclo de Terramar, encontramos Ged (ou Gavião) mais velho e já arquimago. Interessante a escolha da autora de não acompanharmos de perto todo o crescimento de Gavião, mas sim, alguns pontos importantes de sua história.
Começa com a chegada do jovem príncipe Arren a Roke e seu relato de que a magia desapareceu da região onde mora, Havnor. Após algumas reuniões com outros magos, Ged parte em busca da solução desse mistério em companhia de Arren. Eles já imaginavam que passariam por perigos, no entanto, a realidade se tornou terrivelmente mais perigosa.
Gosto muito do Gavião e gostei de ver seu amadurecimento e a evolução de sua sabedoria. Tanto Ged quanto Arren se questionam quanto ao motivo de sua demanda. Mas mesmo em meio a tantas dificuldades, continuam avançando.
O livro começa num bom ritmo. Mais ou menos pelo meio, o ritmo se torna mais lento, conforme a narrativa se aprofunda. O final é bem interessante, embora um pouco melancólico. De qualquer forma, gostei muito da leitura.