O Texto do Antigo Testamento

O Texto do Antigo Testamento Alexander Achilles Fischer




Resenhas - O Texto do Antigo Testamento


2 encontrados | exibindo 1 a 2


Pedro Guimarães 21/02/2022

Os autores exploram a forma escrita e o material utilizado que na maioria se origina nas cavernas de Qunran para iniciar explicações muitas vezes breve e outras mais aprofundadas ao leitor.
Assim, os massoretas são judeus eruditos da idade média ou chamados transmissores que buscam explorar muitas vezes a conometria(contagem de consonantes) a escrita hebraica quadrática ,fenícia e suas alterações.
Sendo de modo igual explanado a respeito dos materiais como papiro couro e pergaminho, rolo e o códice bem como a reconstrução e sua preservação esclarecidos minuciosamente além das tintas vegetais e metálicas que eram empregadas na época.
Só A titulo de curiosidade ,o significado da palavra volume originalmente vem do latim volvere quer dizer rolar.

Já nos textos massoréticos lemos a respeito:
a)da importância do texto consonantal
b)da importância do Ketib e Qere (escrito e a ser lido) bem como a comunidade Caraíta
c) dos sistemas de vocalização palestino tiberiense e babilônico bem como a importância da familia de Ben Asher e Ben Naftali
d)das 167 seções semanais da torá que corresponde ao sedarim
e) do sistema de divisão periscope da leitura que corresponde ao petuchá e setumá
f) da divisão entre trechos abertos e fechados que corresponde a parashá
g) da importância do Massorá Maior e menor como sistema de preservação do texto

Por fim na parte massorética, também, lemos e vemos uma classificação em 5 partes de textos protomassoréticos, samaritanos, independentes e grego antigo(septuaginta) bem como suas características ortográficas e discriminações.

Com relação ao samaritano e septuaginta.O primeiro possui sua relevância sendo parte de uma tradição textual independente em relação aos textos protomassoréticos possibilitando uma avaliação de uma serie de leituras.
No segundo constatamos o significado da letra maiúscula chamando atenção como curiosidade e utilização para cópia de textos bíblicos até o século 9dc.Posteriormente, a letra cursiva e minúscula entra em uso até o século 16 aproximadamente.
O capitulo destaca Paul de Lagarde e Paul Kahle e suas peculiaridades e de modo igual sobre as distinções entre os manuscritos Vaticanus,Codex Vanetus, Alexandrinus e Sinaiticus terminando com a recensão luciânica e o texto antioqueno.


Agora nas outras traduções o que chama atenção é a parte sobre a linguagem e dentre elas encontramos:
a) A Copta ,uma língua evolutiva do Egito antigo
b) A linguagem siríaca como dialeto do aramaico oriental do séc1ºdc
c) A peshita que caracteriza a tradução do AT utilizado na igreja síria e hoje é considerado consenso que sua tradução vem do hebraico sendo aceito seu surgimento por volta de 150dc
d) A vulgata de Jerônimo e suas divergências com Agostinho
e) As traduções do armênio, árabe e etíope

Por outro lado na critica textual todas as alterações não intencionais ou involuntárias (e apenas estas!) entram no
âmbito da crítica textual e todas as alterações intencionais precisam ser analisadas nos termos da crítica literária.
O propósito da critica textual é determinar através de uma série de variantes qual leitura deve ter preferência em relação a outras. Mas ela não serve para tomar uma decisão quando os dados e exames disponíveis impedem que isso seja feito.

Por fim, a obra encerra com uma série de ilustrações e explicações de interesse não somente histórico e religioso mas também arqueológico seguido de um apêndice contendo significados textuais diversos. Normalmente encontrado em bíblias de estudos, dicionários e concordâncias e, no que lhe concerne, aqui amolda-se como bússola e delineamento.
comentários(0)comente



Gabriel.Halevy 11/08/2019

O texto do Antigo Testamento
O livro basicamente inicia contando as versões antigas da biblia hebraica, assim como uma breve introdução à Crítica Textual.
comentários(0)comente



2 encontrados | exibindo 1 a 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR