Yasmim Carvalho 08/10/2022
Uma dolorosa realidade
It Ends with Us retrata violência doméstica, abuso sexual, alcoolismo e ainda arisco dizer, dependência emocional.
Uma história que tem muitos assuntos delicados e que se tornam problemáticos se não foram bem trabalhados. No decorrer da leitura eu achei que estava ocorrendo uma passada de pano na narrativa para o abusador em questão, a pois ler a nota entendi que se tratava de uma história real.
Ainda acho que houve uma amenização dos acontecimentos o que tornou o livro raso em várias coisas, e algumas coisas não ficam tal claras assim se é ou não aquilo. Dois exemplos principal disso é a dependência emocional da protagonista em alguns momentos, e a presença de traços de alcoolismo de dois personagens.
Entendo, após ler a nota no final do livro, a passada de pano da autora e apesar disso, ainda acho uma bravura dela escrever esse livro e retratar um caso específico e doloroso.
No decorrer do livro a dualidade de amar alguém e odiar as suas ações é um ponto central onde a protagonista passa a ?entender? alguns acontecimentos do passado e para de sentir raiva e julgar a falta de reação. E é isso é o que eu acredito ser a intenção da autora, não julgar as ações de alguém em alguma situação vulnerável, a vítima da situação.
Os personagens não são tão bem trabalhados na minha opinião, o abusador é o mais bem construído, afinal ele tem todos os padrões, passa o livro inteiro passando aquela sensação agridoce de amá-lo e odiá-lo e no fim? Agridoce amargo, em minha opinião, mas que ficou claro o motivo na nota da autora também.
Gostei da Lily, mas acho que ela não teve uma base bem estabelecida, algumas coisas em relação a ela não são tão claras como falei. E a terceira ponta do pseudo triângulo amoroso, gostei, mas também não é muito usado. Acho que esses dois personagens não são tão consistente assim, mas não são mal feitos, só não tão bem trabalhados e explorados.
Li esse livro após ler Reminders Of Him e fica claro a evolução da escrita da autora, em Reminders Of Him é muito mais claro a história e os personagens são mais bem feitos. Nesse ela deixa a desejar um vários pontos, não acho um livro ruim, acho que ele tem problemas, pontas soltas e personagens um tanto rasos e inconsistentes.
Mas gostei da história e das reflexões que me trouxe, não acho que o ponto do livro é sobre a tendência das pessoas irem atrás de relações abusivas. Acho que é mais sobre a gente não conhecer alguém por completo e podemos acabar nos encontrar em situações que nunca quisermos, e o quão difícil é sair dela emocionalmente e psicologicamente. Que julgar quando está de fora é mais fácil.