Imperialismo, estágio superior do capitalismo

Imperialismo, estágio superior do capitalismo Vladimir Lenin




Resenhas - Imperialismo, estágio superior do capitalismo


46 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Nauru0 02/11/2024

Resenha - Imperialismo, estágio superior do capitalismo.
Assim nos conta Nadiejda Krúpskaia, companheira incansável de Lênin, em suas lembranças da época que antecedeu a Revolução Proletária Russa de outubro de 1917:

?A construção do socialismo não é apenas a construção econômica; a economia é apenas a base da construção do socialismo, o fundamento, a premissa; mas os pregos da construção do socialismo são a reconstrução, de uma nova maneira, de todo o tecido social, a reconstrução fundada no democratismo socialista revolucionário.?

Neste livro, Lênin revela as engrenagens que movem o mundo. Ele segue, pelo método de Marx, uma análise estritamente materialista histórico-dialética. Portanto, o que se apresenta aqui não são as opiniões de Lênin, mas um estudo aprofundado, com gráficos, números, documentos e até mesmo fontes acadêmicas burguesas.

Observar, por meio dessa teoria bem fundamentada e sua aplicação prática, o desenvolvimento do capitalismo e entender que sua prática é inerentemente monopolista, pela qual as ?grandes nações? exploram o restante do mundo, é extremamente necessário tanto para as massas quanto para a vanguarda revolucionária da classe trabalhadora.

Lênin foi e continua sendo uma das leituras mais essenciais para a libertação da classe trabalhadora do jugo do capital.

?Se a classe trabalhadora tudo produz, a ela tudo pertence.? ? Ferdinand Lassalle.

Venceremos ?
bell_11 02/11/2024minha estante
que resenha incrível, você já viu que a Boitempo tem um clube de assinatura que se chama Armas da crítica?


Nauru0 02/11/2024minha estante
Oh, agradeço! Vou dar uma olhada




Bruna.Nunes 22/02/2023

Achei bem mais difícil de ler do q os outros dele, e por ser um tema q nao tô acostumada, tive muita dificuldade, mas consegui entender o principal, e como sempre o Lenin sendo o maior
Gabriela Zurita 25/02/2023minha estante
Eu aqui fazendo resenha de ficção e romancinho e vc lendo Lenin. Muito acadêmica essa mulher!


Bruna.Nunes 25/02/2023minha estante
amg estou equilibrando KKKKKK




Arthur 27/12/2009

Lenin consegue trazer para a gente através de dados estatísticos o quão perigoso é e pode se tornar ainda pior (no sentido de ser cruel) o capitalismo. Em sua fase monopolista, se torna um "monstro" imperialista, concentrando em si (e aparece a figura dos bancos travestidos de "investidores da iniciativa privada") quantias cada vez maiores de dinheiro, e brincando de marionete com sua rede, também gradativa, de dependentes, escolhendo/atribuindo qual será o futuro dos seus subordinados.

Como toda leitura "política", tem que ser lido com cuidado, e é bom saber outras visões acerca do mesmo fato/contexto histórico, ainda mais se tratando de iniciantes como eu, senão acabamos sendo doutrinados no sentido literal da palavra.
comentários(0)comente



André 17/09/2012

Muito Bom!!
Muito bom o livro. Lenin fala sobre a criação dos grupos empresariais, sobre como monopólios, sobre como está a procura por novos mercados na fase do capitalismo que começa já no final do séc. XIX.
comentários(0)comente



jhagmolina 29/03/2020

Livre concorrência x monopólio
Livro traz a ideia do mantra do liberalismo econômico, onde acreditam que a livre concorrência faz do capitalismo o sistema perfeito com a auto regulação do mercado.
Na verdade, Lênin vai expor as mazelas deste sistema que permite, monopólio, imperialismo e guerras.
comentários(0)comente



Lucas.Sousa 02/08/2020

Imperialismo, estágio monopolista do capitalismo.
Lênin descreve neste livro, exaustivamente, o processo de formação dos monopólios, a fusão dos capitais industriais com os bancários, criando o capital financeiro, que centraliza dos maiores ao pequenos capitais, e passando do outrora mero papel de mediador, para o papel de um ativo organizador dos investimentos de capital e dos lucros em vários países; descreve também a repartição do mundo entre um punhado de grandes empresas, criando conflitos entre os Estados nacionais dessas empresas monopolistas e levando ao imperialismo.

Se os monopólios surgem da concorrência, o imperialismo, por sua vez, eleva a concorrência capitalista a um novo patamar, que é internacional, criando, assim, a competição entre os Estados por territórios coloniais, mercados, "áreas de influência". Estes repartem o mundo conforme a força bélica e o poder econômico. Essa força e poder variam constantemente, levando a novos conflitos entre os Estados capitalistas por novas repartições.
As guerras imperialistas tornam-se iminentes (tal como foi a guerra de 1914).

Os monopólios não podem se furtar de obrigar seus Estados (meros balcões de negócios da burguesia) de dominarem outros povos, tendo em vista que o desenvolvimento capitalista na Europa e nos países centrais já chegou ao seu limite, isto é, já explorou todas as atividades lucrativas possíveis. Assim, há um excedente de capital, mas uma escassez de negócios lucrativos. Por isso, os grandes monopólios são obrigados a exportar seus capitais para a Ásia, África, América do Sul, etc. sob diferentes formas.

O mundo inteiro torna-se subordinado a grandes monopólios de dois ou três países capitalistas superpoderosos (em 1916: Inglaterra, França, em 2020, EUA, China, Alemanha?), estes, tendo alcançado este patamar, criam acordos entre si e impedem o progresso técnico científico. É o parasitismo e decadência do capitalismo.

Mas a dominação imperialista, seja por meio de soldados que ocupam as terras, sejam pelos empréstimos dos bancos internacionais que estrangulam a economia de pequenos e pobres países, forma uma ampla classe trabalhadora nas margens do capitalismo, criando miséria e pobreza, que gera revolta e indignação. Nesta aventura imperialista, os povos dominados, subjugados e explorados, não têm outra escolha senão resistir e lutar por um novo futuro. O imperialismo cria todas as condições para o desenvolvimento da luta de classes em âmbito internacional.

O imperialismo se torna a antesala da revolução socialista mundial.
comentários(0)comente



Talitasda 26/11/2020

Cansativo
Li para a faculdade, e foi um texto extremamente cansativo.

Apesar da óbvia inteligência de Lenin, a repetição de palavras, a citação de intermináveis autores, os dados excessivos, os exemplos muito extensos, etc, deixaram a leitura muito devagar, complicada e prolixa.
comentários(0)comente



joca 11/12/2020

Denso
citações intermináveis, exemplos, dados e mais dados embasam uma ótima visão (principalmente econômica) sobre o que foi o imperialismo, apesar de ser muito contestada por outros autores, sendo considerada incompleta foi uma excelente visão ilustrada por Lenin.
comentários(0)comente



Clóvis Matos 25/03/2021

Livro de 2017 que parece que foi escrito ontem.
Lenin, entre na minha casa e coma o cu de toda minha família.
comentários(0)comente



Lu F. 15/05/2021

Lênin, eternamente genial. Esse livro (deveria) ser leitura obrigatória para todo mundo!

?O imperialismo, ou domínio do capital financeiro, é o capitalismo no seu grau superior?

Leiam. Essa é a review.
comentários(0)comente



Pedraish 02/10/2021

Muito bom
O livro foi muito elucidante em termos econômico-tecnicos, pois na simples frase em que Lênin diz que "O imperialismo seria a fase monopolista do capitalismo." ele consegue sucintamente resumir a condição atual do captalismo 100 anos antes, quando o que hoje é tido como normal, com os monopólios e impérios industriais, ainda estava nos seus estágios mais embrionários.
comentários(0)comente



Oliver.Lima 31/12/2021

Perfeito
Um livro coberto de embasamento teórico e pratico, se atentando aos fatos e mostrando toda a genialidade do maior e melhor lider da história
comentários(0)comente



Bruni 31/12/2021

“A concorrência se transforma em monopólio”
Lênin, Vladimir Ilitch. Imperialismo, estágio superior do capitalismo - 1 ed. - São Paulo: Boitempo, 2021.

O folheto escrito em 1916 e publicado em abril de 1917 legítima que o imperialismo é o progresso do sistema capitalista, no qual os monopólios e o capital financeiro começaram a avançar de forma intensa, no início do século XX.

Com uma linguagem acessível e com dados, ao longo da obra, o líder bolchevique traz uma perspectiva mais estratégica e menos determinista sobre a trajetória do capitalismo na sua fase específica que é o imperialismo e, simultaneamente, contrária o revisionismo da ideologia marxista que estava sendo feita na Segunda Internacional por alguns membros.

A escrita nos auxilia a compreender melhor a relação entre a economia nacional e internacional, a primeira sendo extremamente influenciada pela segunda, como podemos assimilar com o cenário atual no Brasil referente ao dólar e a alta dos preços dos bens de consumo duráveis e não duráveis na pandemia.

Fundamentado nos preceitos de Karl Marx referente ao capital, o autor expõe essa transição do capital de livre concorrência para o acúmulo da produção e consequentemente, do capitalismo monopolista que estava começando a se instalar. Também, destaca a relevância que os bancos tiveram nesse processo de transição, a relação entre capital bancário e industrial que resultou no capital financeiro, entre outros assuntos relevantes para a análise e seus significados para compreender a fase imperialista do capitalismo de forma menos determinista.

Vladímir Ilitch Lênin (1870-1924) foi um revolucionário e teórico russo que foi influenciado pelo marxismo. Sua obra nos mostra que se queremos realmente transformar o mundo precisamos, primeiro, compreendê-lo para que assim, consigamos ter um ato político e revolucionário sem revisionismo rumo a uma sociedade com melhores oportunidades para todos e não só para uma pequena parcela que é majoritariamente branca.
comentários(0)comente



Adrieli Volpato 15/01/2022

Imperialismo
O livro é sensacional. O autor aborda de forma crítica a sociedade capitalista. Relata sobre a exploração do trabalhador a partir do capitalismo monopolista.
comentários(0)comente



Malu 03/02/2022

Sempre bom ler Lenin
Primeira leitura teórica do ano, é muito bom ver o nível de complexidade e precisão das análises políticas e econômicas feitas por Lenin.
comentários(0)comente



46 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR