Gustavo.Parmigiani 01/03/2023
Analise do capitalismo contemporâneo
Diga-se que dizer que o método de analise proposto por Karl Marx se recusa a envelhecer é pouco, de fato, seu método e conclusões gerais se mostram verdadeiras e prístinas até hoje, muitas vezes com uma leitura sua quase se apresentando sempre relacionada a algum recente evento.
Porém, enquanto Marx era um verdadeiro cientista social, ele não era (mesmo que o aparente) um vidente, então muitos detalhes de suas conclusões usando seu método se envelheceram ou se apresentaram insuficientes para descrever em sua totalidade o mecanismo capitalista contemporâneo. Aqui entra Vladimir Ilitch Lenin, revolucionário e teorista, Lenin, se apercebendo da mudança qualitativa do capitalismo com a 1º guerra mundial e a divisão colonial, se condicionou a missão de estudar esse sistema com o método Marxista.
Enquanto o titulo nos apresenta uma isca, o livro não fala apenas do que nós entenderíamos como "Imperialismo", mas sim do próprio capitalismo contemporâneo que Lenin intitulou, certamente, de Imperialismo. Tal fato se apresenta em uma analise que como a de Marx, nos faz duvidar se Lenin e Marx não possuíam bolas de cristais para saber sua realidade, pois, assim como Marx, todos, sem exceção, os conceitos que ele apresenta se mostram na atualidade, e as mínimas previsões se mostram como visões proféticas. Lenin revigora a obra marxista clássica, nós apresentando com analises detalhadas e históricas de conceitos como: Monopólios, Trustes, Associações, Dividendos, Ações, Imperialismo, Exportação de Capital, Divisão do mundo, etc.
Se cita também que o livro possui fácil entendimento e apresenta até certo entretenimento, mesmo que mais formal que outras obras leninistas, o livro ainda apresenta as piadas e ironias de Lenin contra seus oponentes, a leitura tendo um sentimento que o próprio autor te explica os conceitos
Por fim a qualidade da edição da Boitempo em especifico: a qualidade alta padrão para a editora, com um extenso prefacio e um recorte da biografia "Memórias de Lenin" para posfácio. Em conclusão esta é uma leitura não só para qualquer um que se deseja auto declarar minimamente de esquerda, mas também uma leitura obrigatória a todo que queira estudar seriamente geopolíticas