Imperialismo, estágio superior do capitalismo

Imperialismo, estágio superior do capitalismo Vladimir Lenin




Resenhas - Imperialismo, estágio superior do capitalismo


46 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


ellen.felicio 02/11/2024

Ah? o monopólio
Uma leitura que parece começar pesada, acaba se tornando fluida mesmo com a quantidade exaustiva de dados trazidos por Lênin. O autor escreve sobre os problemas de sua época, e que hoje, podemos afirmar que se arrastam ao nossos dias. O problema do monopólio que abalava a conjuntura da época se expandiu e continua nos abalando, só que multiplicado por muitas vezes. Temos o monopólio do campo, pelo agronegócio? incluindo as monoculturas responsáveis pela destruição dos recursos naturais e da perpetuação da fome. O monopólio de grandes marcas, que se utilizam do trabalho escravo e permanecem intactas no que diz respeito às penalidades legais. E principalmente, o monopólio da educação, dos quais Banco Mundial e FMI são importantes representantes. Só posso concluir que Lênin levaria toda a vida para descrever os dados da atualidade? analisá-los então, seria um bônus.
comentários(0)comente



Gustavo.Parmigiani 01/03/2023

Analise do capitalismo contemporâneo
Diga-se que dizer que o método de analise proposto por Karl Marx se recusa a envelhecer é pouco, de fato, seu método e conclusões gerais se mostram verdadeiras e prístinas até hoje, muitas vezes com uma leitura sua quase se apresentando sempre relacionada a algum recente evento.

Porém, enquanto Marx era um verdadeiro cientista social, ele não era (mesmo que o aparente) um vidente, então muitos detalhes de suas conclusões usando seu método se envelheceram ou se apresentaram insuficientes para descrever em sua totalidade o mecanismo capitalista contemporâneo. Aqui entra Vladimir Ilitch Lenin, revolucionário e teorista, Lenin, se apercebendo da mudança qualitativa do capitalismo com a 1º guerra mundial e a divisão colonial, se condicionou a missão de estudar esse sistema com o método Marxista.

Enquanto o titulo nos apresenta uma isca, o livro não fala apenas do que nós entenderíamos como "Imperialismo", mas sim do próprio capitalismo contemporâneo que Lenin intitulou, certamente, de Imperialismo. Tal fato se apresenta em uma analise que como a de Marx, nos faz duvidar se Lenin e Marx não possuíam bolas de cristais para saber sua realidade, pois, assim como Marx, todos, sem exceção, os conceitos que ele apresenta se mostram na atualidade, e as mínimas previsões se mostram como visões proféticas. Lenin revigora a obra marxista clássica, nós apresentando com analises detalhadas e históricas de conceitos como: Monopólios, Trustes, Associações, Dividendos, Ações, Imperialismo, Exportação de Capital, Divisão do mundo, etc.

Se cita também que o livro possui fácil entendimento e apresenta até certo entretenimento, mesmo que mais formal que outras obras leninistas, o livro ainda apresenta as piadas e ironias de Lenin contra seus oponentes, a leitura tendo um sentimento que o próprio autor te explica os conceitos
Por fim a qualidade da edição da Boitempo em especifico: a qualidade alta padrão para a editora, com um extenso prefacio e um recorte da biografia "Memórias de Lenin" para posfácio. Em conclusão esta é uma leitura não só para qualquer um que se deseja auto declarar minimamente de esquerda, mas também uma leitura obrigatória a todo que queira estudar seriamente geopolíticas
comentários(0)comente



Leandro 02/07/2022

O livro traz uma das principais contribuições teóricas de Lenin: o imperialismo, tão presente e evidente atualmente. Acerca da edição, creio que o prefácio se preocupa mais em fazer um apanhado da teoria leninista do que trazer a atualidade do texto.
comentários(0)comente



Lorenzo 01/05/2022

Globalização Ou Imperialismo?
Em 1917, já descreve o alcance que o capitalismo tomou devido a concentração de riquezas, da expansão dos monopólios do livre-mercado somados aos monopólios estatais e da fusão do capital industrial (fábricas) e do capital financeiro (bancos).
comentários(0)comente



Issão 26/02/2022

Como sempre, mais atual do que gostaríamos
Lenin é um dos principais personagens do século XX. Mesmo os mais ferrenhos opositores tem de reconhecer isso.
E, por coincidência ou pela atualidade sempre presente de seus escritos, calhou de que eu me pusesse a ler "Imperialismo" neste início muito conturbado do ano de 2022.
Por todo o lado as notícias e os grandes grupos de imprensa falam na possibilidade de acontecer o "maior conflito desde a segunda guerra mundial". E com isso toda a sorte de explicações fajutas, furadas e atrapalhadas segue no encalço.
Mas, o aprendizado sobre as estruturas do Imperialismo, e uma análise fria dos acontecimentos não apenas imediatos mas de um passado recente (pós dissolução da URSS) demonstram que, no fundo, não apenas nós continuamos os mesmos e vivemos como nossos pais, mas também os inimigos permanecem muito que semelhantes.
Lenin escancara neste rápido e muito fundamentado escrito o quanto a concentração do capital e suas crises engendram expansionismo e manipulação de sentimentos da classe trabalhadora, como as questões nacionais.
Mais do que inimigos em tal ou qual fronteira, o aprendizado tem de ser amplo e, como bons radicais, devemos levá-lo até a raiz do problema: o sistema capitalista e as formas brutais por quais a burguesia se empenha na sua manutenção.
Ainda que a luta permaneça muito parecida, as condições e os tempos são muito, muito diferentes. E a leitura de um dos grandes é sempre fonte de renovação dos ânimos.
Venceremos.
comentários(0)comente



Bruni 31/12/2021

“A concorrência se transforma em monopólio”
Lênin, Vladimir Ilitch. Imperialismo, estágio superior do capitalismo - 1 ed. - São Paulo: Boitempo, 2021.

O folheto escrito em 1916 e publicado em abril de 1917 legítima que o imperialismo é o progresso do sistema capitalista, no qual os monopólios e o capital financeiro começaram a avançar de forma intensa, no início do século XX.

Com uma linguagem acessível e com dados, ao longo da obra, o líder bolchevique traz uma perspectiva mais estratégica e menos determinista sobre a trajetória do capitalismo na sua fase específica que é o imperialismo e, simultaneamente, contrária o revisionismo da ideologia marxista que estava sendo feita na Segunda Internacional por alguns membros.

A escrita nos auxilia a compreender melhor a relação entre a economia nacional e internacional, a primeira sendo extremamente influenciada pela segunda, como podemos assimilar com o cenário atual no Brasil referente ao dólar e a alta dos preços dos bens de consumo duráveis e não duráveis na pandemia.

Fundamentado nos preceitos de Karl Marx referente ao capital, o autor expõe essa transição do capital de livre concorrência para o acúmulo da produção e consequentemente, do capitalismo monopolista que estava começando a se instalar. Também, destaca a relevância que os bancos tiveram nesse processo de transição, a relação entre capital bancário e industrial que resultou no capital financeiro, entre outros assuntos relevantes para a análise e seus significados para compreender a fase imperialista do capitalismo de forma menos determinista.

Vladímir Ilitch Lênin (1870-1924) foi um revolucionário e teórico russo que foi influenciado pelo marxismo. Sua obra nos mostra que se queremos realmente transformar o mundo precisamos, primeiro, compreendê-lo para que assim, consigamos ter um ato político e revolucionário sem revisionismo rumo a uma sociedade com melhores oportunidades para todos e não só para uma pequena parcela que é majoritariamente branca.
comentários(0)comente



Clóvis Matos 25/03/2021

Livro de 2017 que parece que foi escrito ontem.
Lenin, entre na minha casa e coma o cu de toda minha família.
comentários(0)comente



joca 11/12/2020

Denso
citações intermináveis, exemplos, dados e mais dados embasam uma ótima visão (principalmente econômica) sobre o que foi o imperialismo, apesar de ser muito contestada por outros autores, sendo considerada incompleta foi uma excelente visão ilustrada por Lenin.
comentários(0)comente



Lucas Viegas 19/07/2022

Perfeito para quem busca entender o mundo
Embora seja um livro escrito no início do século XX, a obra nos faz refletir acerca de eventos extremamente atuais, o que deixa claro a manutenção do sistema vigente. Escrita por um revolucionário/intelectual com opiniões fortes, este livro nos oportuniza a obter uma perspectiva ampliada a respeito da dinâmica no mundo capitalista globalizado, principalmente, a nós brasileiros que estamos na periferia do sistema. Simplesmente magnífico. Vale a releitura posteriormente.
comentários(0)comente



Juliana 27/06/2022

Imperialismo
Lênin traz nesse livro dados e reflexões sobre a mudança do capitalismo até então vigente para um capitalismo monopolista e financeirizado. Hoje conseguimos ver que ele estava certo em sua percepção e, infelizmente, vivemos algo até pior do que o observado por ele.
comentários(0)comente



Eliette 30/12/2023

Imperialismo, estágio superior do capitalismo
Impressionada com a construção dessa obra extremamente técnica e embasada em números!
Pensar que foi escrita em 1916 por um cara que falava várias línguas e foi muito visionário no que diz respeito aos rumos que o Capitalismo tomou.
comentários(0)comente



Humberto 29/02/2024

Uma análise materialista histórica e dialética
O imperialismo, segundo Lênin, é a fase monopolista do capitalismo. Hoje podemos dizer que o racismo, o militarismo, o colonialismo, o neocolonialismo... são expressões desse momento do capitalismo. Lênin chega à compreensão de que ser anti-imperialista é necessariamente ser anticapitalista, e ser anti-socialista é se entregar nas palavras dele ao "reformismo pequeno-burguês" e ao "voto piedoso". Entretanto é preciso entender que políticas anti-hegemônicas seu um rumo revolucionário sejam ineficazes ou inúteis(Venezuela por exemplo), mas que por justamente não terem esse rumo esbarram com enormes limites na sua prática prática.
comentários(0)comente



Malu 03/02/2022

Sempre bom ler Lenin
Primeira leitura teórica do ano, é muito bom ver o nível de complexidade e precisão das análises políticas e econômicas feitas por Lenin.
comentários(0)comente



Pedraish 02/10/2021

Muito bom
O livro foi muito elucidante em termos econômico-tecnicos, pois na simples frase em que Lênin diz que "O imperialismo seria a fase monopolista do capitalismo." ele consegue sucintamente resumir a condição atual do captalismo 100 anos antes, quando o que hoje é tido como normal, com os monopólios e impérios industriais, ainda estava nos seus estágios mais embrionários.
comentários(0)comente



jhagmolina 29/03/2020

Livre concorrência x monopólio
Livro traz a ideia do mantra do liberalismo econômico, onde acreditam que a livre concorrência faz do capitalismo o sistema perfeito com a auto regulação do mercado.
Na verdade, Lênin vai expor as mazelas deste sistema que permite, monopólio, imperialismo e guerras.
comentários(0)comente



46 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR