Imperialismo, estágio superior do capitalismo

Imperialismo, estágio superior do capitalismo Vladimir Lenin




Resenhas - Imperialismo, estágio superior do capitalismo


46 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Nauru0 02/11/2024

Resenha - Imperialismo, estágio superior do capitalismo.
Assim nos conta Nadiejda Krúpskaia, companheira incansável de Lênin, em suas lembranças da época que antecedeu a Revolução Proletária Russa de outubro de 1917:

?A construção do socialismo não é apenas a construção econômica; a economia é apenas a base da construção do socialismo, o fundamento, a premissa; mas os pregos da construção do socialismo são a reconstrução, de uma nova maneira, de todo o tecido social, a reconstrução fundada no democratismo socialista revolucionário.?

Neste livro, Lênin revela as engrenagens que movem o mundo. Ele segue, pelo método de Marx, uma análise estritamente materialista histórico-dialética. Portanto, o que se apresenta aqui não são as opiniões de Lênin, mas um estudo aprofundado, com gráficos, números, documentos e até mesmo fontes acadêmicas burguesas.

Observar, por meio dessa teoria bem fundamentada e sua aplicação prática, o desenvolvimento do capitalismo e entender que sua prática é inerentemente monopolista, pela qual as ?grandes nações? exploram o restante do mundo, é extremamente necessário tanto para as massas quanto para a vanguarda revolucionária da classe trabalhadora.

Lênin foi e continua sendo uma das leituras mais essenciais para a libertação da classe trabalhadora do jugo do capital.

?Se a classe trabalhadora tudo produz, a ela tudo pertence.? ? Ferdinand Lassalle.

Venceremos ?
bell_11 02/11/2024minha estante
que resenha incrível, você já viu que a Boitempo tem um clube de assinatura que se chama Armas da crítica?


Nauru0 02/11/2024minha estante
Oh, agradeço! Vou dar uma olhada




ellen.felicio 02/11/2024

Ah? o monopólio
Uma leitura que parece começar pesada, acaba se tornando fluida mesmo com a quantidade exaustiva de dados trazidos por Lênin. O autor escreve sobre os problemas de sua época, e que hoje, podemos afirmar que se arrastam ao nossos dias. O problema do monopólio que abalava a conjuntura da época se expandiu e continua nos abalando, só que multiplicado por muitas vezes. Temos o monopólio do campo, pelo agronegócio? incluindo as monoculturas responsáveis pela destruição dos recursos naturais e da perpetuação da fome. O monopólio de grandes marcas, que se utilizam do trabalho escravo e permanecem intactas no que diz respeito às penalidades legais. E principalmente, o monopólio da educação, dos quais Banco Mundial e FMI são importantes representantes. Só posso concluir que Lênin levaria toda a vida para descrever os dados da atualidade? analisá-los então, seria um bônus.
comentários(0)comente



Bibs 27/07/2024

Análise perfeita da economia política
O que mais me impressionou no livro não é só o fato de Lenin ter feito uma análise perfeita sobre a forma como as práticas imperialistas favoreceram demais os países ditos de primeiro mundo (imperialistas filhos da puta), mas também conseguiu "prever" (não é previsão, mas sim análise material) o comportamento e a prática do monopólio como algo pungente nessa nova fase do capitalismo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Luiz 20/05/2024

Antiimperialismo sem ingenuidades
Ouvi como audiolivro e nao consegui absorver tudo, mas entendi melhor o carater monopolista do capitalismo e as relaçoes coloniais que caracterizam o imperialismo, Lenin bombardeia de dados, gráficos e tabelas da época para embasar sua análise. Preciso reler de fato com calma no futuro, mas é mt interessante como as relações colocadas no livro entre os países a tendência ao monopólio nos dias de hoje sao fundamentais pra entender o mundo e ignorar o imperialismo é esquecer o papel do político na conjuntura e como isso afeta a luta de classes, na conjuntura atual temos os Estados Unidos com várias bases militares espalhadas pelo mundo exercendo seu domínio, muitas análises que esquecem do imperialismo acabam propondo soluçoes íngenuas de acordo entre as naçoes pacífica, ignorando como na ONU os EUA tem poder de veto, e usa varias vezes como na votação pelo fim das sanções de cuba assim como usou quando se pediu o cessar fogo no genocidio colonial cometido por Israel. O imperialismo é uma questao da realidade e temos novos dados e novos números no nosso tempo para comprovar, e atinge diretamente questoes nacionais, como por exemplo quando se ignora o imperialismo e se propõe "uma liderança global dividida para a questão climática", qual diferença teria da ONU? O imperialismo nao deixaria de existir e a burocracia de existir uma nova entidade não enfrenta o dominio dos EUA, que só será derrotado quando houver uma alternativa antiimperialista no cenário mundial. O que precisamos é de uma revoluçao brasileira, que seja anti imperialista,que seja socialista e que faça o do Brasil influenciar outros países e ser uma alternativa e exemplo.
Ler Lenin é fundamental pra lembrar que certas ingenuidades continuam, preciso ler mais sobre o Brasil e minha área, é isso que Lenin me faz sentir e querer.
Ainda relerei esse livro com calma.
comentários(0)comente



lum1ta_ 19/05/2024

ótimo retrato político-histórico do imperialismo
Confesso que me surpreendi com a escrita do Lênin.Depois de ter lido uma introdução a Marx densa e muito abstrata,esperava isso também do marxniano mais fiel ao materialismo dialético.
Porém - até agora - o que separa Marx de Lênin é a prática.Ilitch apresenta dados e pontos de vista burgueses que ratificam - mesmo que não intencionalmente - sua visão politico-econômica sobre a era imperialista.
Além disso,achei ele bem prático no seu raciocínio e o que tornou a minha leitura arrastada foi a minha dificuldade em ler as citações de outros autores,que eram em uma diagramação menor.
Enfim,acho uma leitura indispensável aqueles que buscam entender melhor o fenômeno imperialista como um todo,mesmo que não concordem com a teoria de Marx.
comentários(0)comente



nunesdenunes 16/04/2024

Mais uma obra atemporal de Lênin, que apesar dos obstáculos da época, pôde explorar muito bem as questões econômicas e políticas de um capitalismo nunca antes visto. Como sempre, Vladimir desenvolve ainda mais as ideias de Marx a respeito do capital financeiro e de suas contradições. Com o tempo, as ideias de ambos os autores se mostraram certeiras e o oportunismo de Kautsky, completamente infundado, se mostrou uma idéia ultrapassada
comentários(0)comente



kethilyn_fortes 13/03/2024

Lênin escreve de um jeito tranquilo de entender, e pauta sua tese aqui em dados sólidos, bom livro, recomendo. Ainda há momentos que ele se utiliza de certa ironia, não tem jeito, o homem é um deboche.
comentários(0)comente



Humberto 29/02/2024

Uma análise materialista histórica e dialética
O imperialismo, segundo Lênin, é a fase monopolista do capitalismo. Hoje podemos dizer que o racismo, o militarismo, o colonialismo, o neocolonialismo... são expressões desse momento do capitalismo. Lênin chega à compreensão de que ser anti-imperialista é necessariamente ser anticapitalista, e ser anti-socialista é se entregar nas palavras dele ao "reformismo pequeno-burguês" e ao "voto piedoso". Entretanto é preciso entender que políticas anti-hegemônicas seu um rumo revolucionário sejam ineficazes ou inúteis(Venezuela por exemplo), mas que por justamente não terem esse rumo esbarram com enormes limites na sua prática prática.
comentários(0)comente



Eliette 30/12/2023

Imperialismo, estágio superior do capitalismo
Impressionada com a construção dessa obra extremamente técnica e embasada em números!
Pensar que foi escrita em 1916 por um cara que falava várias línguas e foi muito visionário no que diz respeito aos rumos que o Capitalismo tomou.
comentários(0)comente



marilindo 11/12/2023

Lenin economista é underrated ??
Lenin tinha uma vasta formação e capacidade de reflexão em diversas áreas da economia, como econometria, análise de dados econômicos e históricos. a partir disso, constrói uma teoria válida até os dias de hj ao mostrar que a naturalidade do capitalismo é o imperialismo. além disso, sua linguagem se destaca pela relativamente fácil compreensão de ideias e acidez, de forma que o livro não se torna maçante como diversos outros autores clássicos.
comentários(0)comente



Raul.Maschieto 26/07/2023

Obra fundamental de economia política
Essa grande obra de Lenin é indispensável para entender e analisar o mundo atual e seu estágio do capitalismo, isto é, o imperialismo, o capitalismo monopolista. O autor analisa a formação dessa nova etapa do sistema, suas contradições, consequências e funcionamento. Sendo assim, é uma análise material e honesta de uma realidade irrefutável, que se mostra por meio dos diversos dados estatísticos apresentados ao longo da obra. Em suma, recomendo fortemente a leitura, pois a análise de Lenin não perdeu nada de sua validade e sua atualidade.
comentários(0)comente



umreplicante 20/07/2023

Lenin sendo Lenin.
Uma análise muito boa sobre o processo de transformação das esconomias e dos países imperialistas. Com um ênfase importante na criação dos monopólios principalmente das companhias elétricas e de petroleo. E a emergencia do capital financeiro com a dependencia do mercado no financiamento fos bancos.
Tudo isso enquanto expunha os revisionistas da segunda internacional com aquela ironia que só Lenin (e Marx) tinha.
comentários(0)comente



Lucca 28/06/2023

LEIAM AS OBRA DESTE HOMEMMMM!!!
Segundo livro que li dele esse ano e recomendo imensamente
Essa obra, em específico, Lenin faz uma análise extremamente acurada e profunda sobre os meandros do imperialismo e de que ele é uma característica indissociável do modelo capitalista
As nações que chamamos de desenvolvidas e que tomamos como exemplos nada mais são que sociedades que simplesmente exploraram e destruíram diversas nações apenas em prol dos seus
O imperialismo causou consequências gravíssimas que são sentidas até hoje
Num mundo ideal além da queda do capitalismo, caberia a cada uma dessas nações devolverem tudo, absolutamente tudo, que eles usurparam das demais sociedades do globo
Capitalismo e Imperialismo são partes de uma mesma face
Este livro é essencial para compreender isso
RECOMENDO FORTEMENTE
comentários(0)comente



Obika 04/06/2023

Livro superior de Lenin
Pessoalmente o livro que mais gostei de ler, escrita acessível, referenciada, com termos e explicaçoes claras e um pensamento que eleva nossa compreensão do mundo.
comentários(0)comente



46 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR