Sônia Gregoski 04/04/2024
Os Miseráveis de Victor Hugo é um clássico da literatura!
A história se passa na França no século XIX, onde Victor Hugo nos dá uma verdadeira aula de história sobre a Revolução Francesa,a Batalha de Waterloo e os motins de Paris.
É em meio a esses conflitos que conhecemos Jean Valjean,que ao roubar um pão para alimentar sua família é preso por cinco anos,mas ao tentar diversas vezes fugir,sua pena passa a dezenove anos.
Após o cumprimento da pena,rejeitado pela sociedade,o ex-forçado recebe ajuda do Bispo Myriel,e uma verdadeira transformação ocorre na vida de Valjean.
Em sua trajetória,seu caminho cruza com o de Fantine,uma mãe solteira que por conta do desespero deixa sua filha Cosette aos cuidados da família Thénardier,acreditando tratar-se de boas pessoas.
Cosette é diariamente maltratada pelos Thénardier,ao perceber a situação deplorável em que a menina vive,Valjean a adota e Cosette passa a ser sua filha.
Valjean cuida de Cosette até a garota casar com Marius,após ver que a garota ficará bem e protegida, Valjean finalmente descansa.
Que livro!
É impossível não ficar revoltado com a injustiça cometida contra Valjean.
O desespero de Fantine,que a leva a vender o cabelo,os dentes e o próprio corpo em busca de dinheiro para sustentar a filha,é desesperador!
O que falar da menina Cosette,que é maltratada,espancada e feita de empregada ainda aos 3 anos!
Esse livro nos toca de uma forma que é impossível não chorar ao lê-lo.
Victor Hugo nos apresenta uma obra,onde ele busca justiça social,mostra que a falta de oportunidade e a desigualdade social,pode levar a criminalidade,a pobreza extrema,a injustiça,a corrupção e a violência.
Para quem tem receio de ler esse calhamaço de 1511 páginas, só digo,leia!
É impossível descrever os sentimentos que essa leitura vai te proporcionar!