Ju.ninho 17/10/2023
¿ Miséria de capital ou miséria de espírito ?
Após uma leitura árdua e extremamente difícil..terminei ?Os miseráveis?. Um livro difícil e maçante, mas concluo que é o melhor livro que li até hoje!
?Os miseráveis? é sobre um homem que roubou pão para dar oque comer para as sobrinhas, ou é sobre amor, família, esperança, fome, miséria, revolução, guerra, tristeza, redenção, perdão, piedade??? É sobre isso tudo e mais um pouco!
Victor Hugo nos envolve e nos adiciona em um grande contexto histórico: 1815 à 1833, pós revolução francesa onde o povo da França está em uma miséria e tempos terríveis. Então, ele trás o humano de uma forma completa e crua, personagens tão complexos e intrigantes. Que são afetados por esse contexto, seja, uma mulher que vendeu de tudo ( até mesmo o corpo ) para dar oque comer para sua filha, ou um homem que roubou pão e foi preso por 19 anos, ou crianças de rua que não precisavam apenas de comida mas de carinho e amor também..
Dentre eles temos Jean Valjean, que tenta roubar dois castiçais de prata do bispo ( que foi um homem tão bom para ele ), ele é pego e ao ser levado para o bispo, o bispo dá para ele os castiçais! ?Assim sua alma é comprada pelo bispo?.
E trilhamos uma jornada de rendição e perdão de Jean Valjean ao longo do livro.
Victor Hugo só peca nas divagações: Waterloo, o convento, os esgotos de Paris. Mas ?Os miseráveis? não seria o mesmo livro se não tivesse essas partes maçantes.
Em sua essência e complexidade Victor delata não apenas a miséria de capital, mas também a miséria de espírito. Não apenas a fome por comida, mas a fome por amor. Não apenas a dor física, mas a dor na alma!
Ele soube escrever um humano de verdade, e isso dói!