O Impostor

O Impostor Javier Cercas




Resenhas - O Impostor


3 encontrados | exibindo 1 a 3


Alipio 04/06/2020

Justificando o injustificável
Javier Cercas é um escritor e professor de literatura espanhola, e nesta obra " O impostor" narra a história de não ficção de um homem que conseguiu enganar toda uma nação com a farsa de ser um sobrevivente de um campo de concentração nazista, tornando-se um dos maiores impostores da história da humanidade.
Durante anos, Eric Marc viveu a farsa. Dava conferências sobre o tema, recebeu homenagens, e chegou até ser presidente da associação espanhola dos sobreviventes dos campos de concentração nazista ( Amical de Mauthausen).
Sua farsa chega ao fim em 2005, quando o historiador Benito Benejo, após minunciosa pesquisa sobre os deportados espanhóis do campo de concentração, o desmascara
Eric Marco esteve na Alemanha no periodo da segunda guerra mundial, porém foi espontaneamente à trabalho.

Quando foi lhe dado "o princípio do contraditório", se justificou que a farsa foi para um bem maior: " o objetivo foi para que as pessoas não se esquecesse dos horrores do nazismo"
comentários(0)comente



hermes.willyan 25/05/2022

Mentira, passado e narcisismo
Esses são os três tópicos que rondam o livro. Ao descrever a trajetória de Enric Marco, o escritor tras a tona questionamentos até então pouco debatidos: Existiria uma mentira boa? Uma mentira com boas intenções? Seria o passado algo isolado? Ou uma parte do presente? O que é um verdadeiro narcisista? Confesso que o livro demorou mais do que o esperado. Todavia, foi uma demora necessária para que se refletisse acerca desses questionamentos.
comentários(0)comente



3 encontrados | exibindo 1 a 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR