@esselivrotemhistoria (ig) 03/09/2021
Hoje tem #tbt aqui no nosso IG.
O livro é da biblioteca do trabalho e faz parte da coleção "No país da maravilhas". Momento nostalgia para os nascidos na década de 80. A coleção tem 8 livros ao todo com histórias de Hans Christian Andersen e dos Irmãos Grimm.
As ilustrações são fotografias de bonecos. A capa simulava um efeito 3D quando virada de um lado para outro. Curiosidade: para esse efeito usa-se uma camada de plástico canelada sobre a foto.
O livro da foto traz a história da pequena vendedora de fosforos de Hans Christian Andersen, de 1848. Um autor dinamarquês que não tinha compromisso com finais felizes e personagens fofos.
Claro que o conto original tem alguns detalhes, que nos deixam com coração na mão, mas nessa coleção da Record o conto é entregue com muito respeito ao original.
?A pequena vencedora de fósforos
?1972
?Ilustrações de Rose Art Studio
?A história é baseada no conto de Hans Christian Andersen, mas não traz que fez a tradução ou adaptação.
?Editora Record
É a história de uma menina que na véspera do ano-novo sai pelas ruas cobertas de neve para vender fosforos. Ninguém a nota. Ela está ali, mas ninguém compra sequer um fosforo para que ela possa voltar pra casa, pois seu padrasto assim a alertara. (No original é o pai).
Com frio ela se senta ao pé de uma casa e vê pela janela a grande mesa farta e todos aquecidos.
Ela ascende um fosforo para se aquecer, e mais um, e mais um... A cada chama ela tem uma visão... Vê uma estrela cadente que anuncia que alguém se foi. Nessas visões é resgatada por sua avó para um lugar melhor.
Alguns trechos do texto original:
"Mas a despeito de todo o frio, e da neve, e da noite que caía rapidamente, via-se uma menininha descalça e de cabeça descoberta."
(...)um rapazinho que saiu correndo, gritando que aquilo ( o chinelo da menina) ia servir de berço aos seus filhos quando os tivesse.
Tinha na mão uma caixinha: não conseguira vender uma só em todo o dia e ninguém lhe dera sequer um níquel.(...)
Os flocos de neve caíam pesados sobre os lindos cachos dourados que lhe emolduravam graciosamente o rosto, mas para a menina isso nada valia, nem lhe era importante.(...)
Achou um canto, formado pela saliência de uma casa, e acocorou-se ali, com os pés encolhidos para abrigá-los ao calor do corpo, mas cada vez sentia mais e mais frio. (...)
Na madrugada seguinte, a menina jazia sentada no canto entre as casas, com as faces coradas e um sorriso nos lábios. Morrera de frio, na última noite do ano velho. O novo ano iluminou o pequenino corpo, ainda sentado no canto, com a mãozinha cheia de fósforos queimados.
? Sem dúvida, ela quis aquecer-se ? diziam os passantes."
Convido você a ouvirem o conto na narração de @serenissima.notte. Tem uma palhinha ao final desse post.
#hanschristianandersen #contosmaravilhosos #contosdefadas #nopaisdasmaravilhas #vendedoradefosforos #anonovo #editorarecord #anos80