Kenner Prado 23/01/2024
O Mal é Fruto da Ausência de Sabedoria.
O ambiente do julgamento contra Sócrates é estarrecedor. Seus acusadores são oradores que conseguem distorcer a realidade com tamanha eloquência, que até o próprio Sócrates se desconhece perante o personagem apresentado pelos mesmos.
De todo modo, Sócrates mantém uma posição ética e até mesmo, plena, perante este julgamento. Ele reconhece não ser um orador, comprometendo-se a dizer a verdade, mesmo não possuindo um discurso ensaiado ou técnicas de persuasão, diferente de seus acusadores.
A acusação contra Sócrates vai se fundamentar em 2 acontecimentos movidos contra o mesmo, as acusações passadas, como a "comédia" de Aristófanes, e também, a acusação formal, movida por Meleto.
A motivação dos ataques contra Sócrates pelos estudos empreendidos pelo mesmo. Quando Sócrates se moveu contra as mentiras deles, eles se empenharam em causar uma corrupção na imagem do próprio Sócrates através de personagens e mentiras. Grande parte do pensamento Socrático é apresentado nestes diálogos. E também, o sua vocação divina, através do oráculo que demonstrará que, o que tornou Sócrates o mais sábio foi o fato dele não passar-se por sábio sem o sê-lo, mas admitir sua "pequenez". O sábio assim, é aquele que reconhece sua ignorância, não o que finge ser sábio. Como Sócrates diz: "Quando o deixei, pensei comigo mesmo: 'Sou mais sábio do que esse homem, porque nenhum de nós parece saber nada grande e bom; mas ele se diz saber de algo embora não saiba nada. Ao passo que eu, como não sei de nada, não digo saber. Nessa peleja particular, me senti mais sábio do que ele porque não me declaro saber o que não sei'.?
Uma punição recai não somente sob Sócrates em sua condenação, mas também sobre os atenienses que acusaram-no e condenaram-no. Uma vez que, para Sócrates, não é tão difícil ou perigoso fugir da morte, antes, o mais veloz e perigoso dos males é a maldade. Sendo assim, Sócrates, velho, foi acometido pelo mal mais lento, isto é, a morte. Já os atenienses, foram capturados pelo mal mais veloz, a maldade.