Arthur803 26/12/2023
Um romance bem escrito, intenso e refinado.
"Senhora" com certeza foi um dos melhores romances "de época" que eu já li, confesso que não sou fã desse estilo, mas pude aproveitar a obra apesar disso. Estou tentando ler coisas fora do meu costume. Outro ponto, já adianto que não é uma leitura fácil, dependendo do momento da sua vida, ou a ordem da sua leitura anual, pode ser que não aproveite a obra.
Os sentimentos e o ambiente são descritos de forma refinada, o linguajar é rebuscado e característico de clássicos. Personagens têm sua fineza e cultura acentuados, são amantes de poemas, teatros, conhecedores de vários assuntos. Além disso, são educados e seguem as normas sociais de um seleto grupo rico e renomado, dando uma profundidade, principalmente, aos personagens principais.
Mas voltando aos sentimentos, estes sao descritos em sensações dos personagens ou expressos em diálogos, e na minha visão, são perfeitamente colocados, sendo responsáveis pelo brilho do livro. Os personagens realmente sentem, são falhos, mas também acertam, nada preto e branco, muito pelo contrário, durante a leitura é bem capaz do leitor se encontrar em conflito. "Perdoar tal personagem?" "Se render ao amor e esquecer do passado?" "Nada disso, ele merece tal coisa ruim !". Muito bom essa relatividade. A dualidade dos sentimentos é perfeita, a mudança, desenvolvimento, muito bom.
Para os amantes de romance, e também para os amantes dos clássicos, eu recomendo "Senhora".