Vitinho 09/09/2023
Senhora
José de Alencar foi um famoso escritos brasileiro, sendo autor de obras muito famosas como Diva, Iracema, Ubirajara e Senhoras, uma de suas obras mais famosas escrita em 1875. Foi considerado um importante representante do romantismo brasileiro e Patrono da cadeira nº 23 da Academia Brasileira de Letras (ABL) e através de suas obras temas nacionalistas e políticos ganhavam enfase nos anos 1800.
Senhora se encaixa como um dos grandes marcos de sucesso na carreira literária de Alencar. A história acontece durante 215 páginas que são dividas em 4 partes, (O preço, quitação. posse e resgate). A trama se baiseia na vida de Aurélia, uma moça de 18 anos que não se molda as tradições sociais exigidas da época em que vive. O enredo acontece através do olhar atendo do narrador a aspectos minuciosos, como os pensamentos das personagens.
Aurélia, se destaca por sua inteligencia e delicada beleza,que se encontra sufocada por uma sociedade de olhar interesseiro, que se baseia em casamentos comprados e relaçoes liquidas, desse modo, como forma de ir contra isso, Aurélia apaixona-se por Seixas, que posteriormente será seu marido. O climax textual tem como início a revelação das intenções ocultas de Aurélia ao casar-se com seu amado. Ao longo das páginas, novos personagens e linhas de raciocínio vão trazendo mais emoção a narrativa, tornando o apoio do leitor entre Seixas e Aurélia, tornar-se uma linha tênue.
Assim, Senhora se revela como um clássico digno dos aplausos recebidos, pois Alencar é fiel no que se refere a diversão do leitor e sua curiosidade, que é cada vez mais instigada. No demais, a sociedade burguesa e visionário da época é duramente criticada, abrindo a mente do leitor para conhecer mais sobre os tempos antigos.