leticiavers 16/08/2022
senhora
um dos clássicos da literatura brasileira escrito por José de Alencar no período do romantismo, senhora, contará a história de Amélia Camargo, uma jovem que inicialmente era de classe baixa, mas recebeu a herança de seu falecido avô e se tornou rica.
desde de sempre, Aurélia fora conhecida por sua beleza inigualável. A moça chamava atenção aonde fosse, por sua beleza, carisma único e um senso de humor sagaz, comentários inteligentes e sarcásticos eram sua marca.
Em sua juventude, Aurélia conhece Fernando Seixas, um jovem que não tinha muito dinheiro, os dois logo se apaixonaram e Aurélia tinha esperanças de casar-se com o mesmo. Seixas, porém, a deixou por uma mulher mais rica que lhe ofereceu um dote maior, Adelaide. Ao saber da notícia, Aurélia ficou arrasada, e quando recebeu sua herança, decidiu que não iria deixar barato.
Aurélia, então, pede ajuda a seu tio para arranjar o casamento entre ela e Fernando, oferecendo-o o dobro do dote que Adelaide lhe ofereceu, Seixas, embora fique com um pé atrás, considera e logo aceita a oferta. Em sua lua de mel, é revelado que Aurélia não casou com Seixas porque amava ele, casou para provar que ele era um aproveitador e que se venderia facilmente ao maior dote que lhe fosse oferecido. Fernando, que realmente amava Aurélia, fica chocado com tal revelação e, quando se recompõe, afirma que Aurélia estava certa. Que ele se vendeu e que agora ela o possuía, era sua senhora e ele estava ali para obedecê-la e atender aos seus caprichos.
E assim os dois vivem por pouco mais de um ano de casados: os dois fingiam ser um casal apaixonado até demais na frente dos amigos e parentes, mas quando estavam sozinhos mal se falavam, apenas tratavam-se cordialmente. Até Seixas pagar a Aurélia todo dinheiro que lhe foi dado do dote e, como toda obra do período romântico onde o amor vence tudo sempre, confessa seu amor por ela e Aurélia confessa o seu por ele. Assim, os dois agora desfrutam da vida de casados da maneira certa.