Senhora

Senhora José de Alencar...




Resenhas - Senhora


1508 encontrados | exibindo 946 a 961
64 | 65 | 66 | 67 | 68 | 69 | 70 |


DeniseSC 06/03/2021

Vingança
Acima de qualquer tema, o livro trata da vingança, quanto sofrimento alguém tem que passar para fazer o que Aurélia fez?
Quando se é rico, dinheiro é apenas uma ferramenta, como um empregado contratado para prestar um serviço, enquanto para os pobres é a sobrevivência
comentários(0)comente



Natalha Neves 05/03/2021

Senhora.
Amei a leitura! Simplesmente incrível, minha segunda leitura desse autor. E por enquanto minha preferida.
comentários(0)comente



iguteixeira 04/03/2021

Ótimo
Foi o primeiro livro do José de Alencar que me apeguei facilmente, talvez porque agora li em um momento no qual não fui obrigado (diferente da época escolar). Enfim, o livro possui uma trama bem novelesca (como é de se esperar), mas embora se trate de um romance burguês, é recheado de críticas contra essa mesma burguesia, críticas ácidas e cirúrgicas.
comentários(0)comente



Julia Moraes 04/03/2021

Sempre adoro as obras do José de Alencar e com essa não foi diferente. Acho que o livro todo tem um tom de novela! Com certeza veria isso na tv como uma longa história desse casal que não se acerta nunca KKKK Acho que o final é tão inesperado que nem acreditei que o livro tinha acabado
comentários(0)comente



Senhorita Universo 04/03/2021

Senhora
Este livro é realmente especial, com o romantismo da época com toques de realismo bem sutis.

Foi muito divertido ver a briga do casal até as últimas páginas, que brigavam mais por amor e orgulho do que por ódio.

Alencar com certeza fez um ótimo trabalho nesse livro.
comentários(0)comente



paloma 28/02/2021

E eu que descobri amar José de Alencar
Antes de falar propriamente do livro, gostaria de tecer alguns comentários acerca do autor. Alencar tido por muitos como político conservador, que prezou pela moral e bons costumes e adepto aos ideias escravagistas. Tais afirmações causaram e mim certo estranhamento e um "desencanto" para com o autor, lançando sobre sua obra certa "amargura", sendo assim decidi pesquisar um pouco sobre sua vida. E é a recomendação que deixo aqui, para além de Alencar, pesquisem sobre os autores dos livros lidos! O meu entendimento atual é que Alencar não era avesso aos ideias abolicionistas, muito pelo contrário, ele era avesso a forma como o movimento era conduzido, era contra uma emancipação que levasse o preto a exclusão e marginalização, o que de fato aconteceu. Para ele, antes que tal emancipação acontecesse seria necessária uma revolução de costumes. Utópico? Talvez, mas se assim fosse feito de forma efetiva, muitos dos traumas existentes em nossa estrutura social não teriam o impacto que possuem.
José de Alencar disse: Nem nos meus discursos e escritos aplaudi a escravidão; manifestei-me sempre de sua extinção espontânea e natural, que devia resultar da revolução de costumes?. Dessa forma, é preciso mitigar a imagem que acarreta sombras a uma escrita para além de seu tempo.

Dito isso, reafirmo agora de maneira mais pessoal: Senhora é ATEMPORAL.

Aproveito para parafrasear alguém que disse: "E eu que descobri amar José de Alencar... mas só depois de não estar mais obrigada a ler seus livros."

O livro narra a história de Aurélia, jovem rica, autêntica, linda, desejada, uma verdadeira joia da alta sociedade do Rio de Janeiro; e de Seixas, seu marido, que aos olhos de muitos é invejado por ter sido o escolhido de Aurélia para o enlace matrimonial.

Alguns pontos precisam ser destacados:

- Senhora é um livro de transição, foi escrito no final do romantismo e carrega muitas características desse gênero, assim como do realismo, gênero qual precede. Do romantismo podemos ver a grande idealização dos personagens e suas características, uma linguagem popular, um tanto "exagerada", porém rebuscada, pois a burguesia era o público alvo; por sua vez do realismo o que se faz latente é a crítica social ao casamento por interesse e aos arranjos feitos pela alta sociedade com a finalidade de transvestir a realidade com uma máscara de perfeição, quando na realidade o ambiente o era extremamente supérfluo, egoísta, mesquinho e baseado no materialismos.
- O livro é considerado como um livro de "perfil da mulher" ou ainda "livro de perfil feminino", uma vez que José de Alencar em sua obra tinha por predileção destacar mulheres "heroínas", que fugiam aos padrões da sociedade do século 19, sociedade essa extremamente machista e sexista, onde a mulher não tinha valor em si, mas em sua castidade, em seus dotes e em seu recato.
- O livro é dividido em 4 partes que fazem relação com uma transação comercial, mais uma vez deixando em evidência sua crítica aos arranjos inerentes daquele tempo. As partes são: O preço, Quitação, Posse e Resgate. Tais divisões controlam o fluxo da narrativa e a transição da história, mas não de forma linear e cronológica, uma vez que "Quitação", trata-se de um flashback onde o leitor é levado a explicação que tanto lhe faltou na primeira parte da história. Tais divisões constroem amarras bem consistentes com intuito de reafirmar em pormenores as ideias expostas pelo autor nas entrelinhas.
- A obra se encaixa perfeitamente no gênero "romântico", uma vez que atem ao principal ideal presente no romantismo: a redenção, a fim alcançar o desfecho perfeito que é o felizes para sempre.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lírio preto 27/02/2021

José de Alencar retrata, através do escrito Senhora, os costumes da época do século XIX do Rio de Janeiro e aproveita pra fazer uma crítica a esses mesmo costumes, como o casamento por interesse ou ainda por conveniência. Ele consegue fazer toda essa crítica e ainda narrar um romance cheio de altos e baixos e apreensões, que deixam o leitor completamente fascinado e prisioneiro da leitura.
Se Senhora for lido com bastante atenção, ele se torna uma leitura fácil e repleta de minucias que fazem do romance muito incrível.

Eu recomendo muito!
comentários(0)comente



Lud 26/02/2021

A história é boa, mas a linguagem dificulta um pouco a leitura. Gostei, mas não foi uma leitura super rápida ou fluida na maior parte da narrativa.
comentários(0)comente



gabers 26/02/2021

maravilhoso!!! tudo incrível: a escrita, a história e o desenvolvimento dos personagens. cinco estrelas, meu livro favorito ?
comentários(0)comente



laracarlota 24/02/2021

?Tinha sede de amor;e como não o encontrava na realidade,ia bebê-lo a longos haustos não taça de ouro,que lhe apresentava a fantasia..?

Esse livro é sobre isso.Sobre amar demais
comentários(0)comente



Larissa.Rolim 24/02/2021

A escrita de José de Alencar é um pouco chata, mas a história que é narrada no livro é muito boa.
Aurélia é uma personagem incrível, que tem como único problema ... Amar demais.
comentários(0)comente



amouterulyz 24/02/2021

humor: ajudando quem não quer ler esse livro
ok eu acabei de acabar o livro e vou fazer um resumão de tudo o que acontece nele haha pq sei que alguém iria precisar pq não quer ler (off: eu realmente gostei do livro então acho que vale a pena! mas sei que nem todo mundo consegue ler ainda mais por causa do tanto de livro pro vestibular então vou fazer um resumo desse!)
- primeira parte
basicamente tá introduzindo que a Aurélia (personagem principal) é fodona rica linda. ela pede pro tio pra fazer um pedido de casamento pro Fernando Seixas (que tava noivo da Adelaide mas desmancha o noivado pq a quantia que o tio da Aurélia oferece é MUITO maior), e também conta que o Fernando só aceitou pq como a irmã queria se casar logo ele teria que pagar um preço pro noivo da irmã e ele estava #pobre o que tava atrasando tudo. acontece o casamento da Aurélia e Seixas e o último capítulo é ela bem vingativa falando pq ela resolveu se casar com ele
- segunda parte
volta no tempo pra quando a Aurélia era pobre e não era órfã. conta a história da mãe dela que também era pobre e se apaixonou pelo pai da Aurélia que era rico# mas que o pai dele não aceitava a união então eles se casam escondidos. depois do casamento escondido a mãe da Aurélia tem a Aurélia e o irmão dela (que morre ainda criança) e quando a Aurélia tem uns 17 anos por aí o pai dela morre. nisso o avô da Aurélia (o rico que não aceitava a união) fica muito triste com a morte do filho e resolve fazer a Aurélia ser a herdeira dele. nesse tempo a mãe da Aurélia morre e o avô da Aurélia também morre então com 18 anos ela tá MUITO rica enquanto todo esse rolê de morte acontece simultaneamente o Fernando Seixas tá dando em cima da Aurélia e ela apaixonada# (até pedem ela em casamento mas ela nega pq ama o Fernando) mas ele desiste do quase namoro dos dois pq ela era pobre e pede em casamento a Adelaide (rica!) que é amiga da Aurélia
- terceira parte
volta pra linha temporal inicial com a Aurélia e o Fernando casados, o Fernando fica chocado e fala que se ela queria agir assim ele seria o escravo dela afinal ela meio que comprou ele pra se vingar. mostra a vida de casado dos dois eles quase não se falavam e quando falavam tavam se alfinetando. o Fernando arranja um emprego. eles fingem serem felizes. a Aurélia desmaia toda noite quando ela fica sozinha no quarto dela.
- quarta parte
continua com a vida de casado deles dois (11 meses depois do casamento) mas começa a ter um pouquinho mais de ?paixão? (?) pelo menos da parte da Aurélia. ela fica com ciúmes dele (pq a Adelaide da em cima dele na cara dura). ele fica com ciúmes dela. tem um baile os dois dançam juntos pela primeira vez e a Aurélia desmaia durante a dança. no final o Fernanda conseguiu finalmente a quantia que ele ?se vendeu? pra Aurélia e paga ela, fala que eles podem se separar pq agora ele não deve mais nada, mas a Aurélia fica mal pq ela planejava se declarar pra ele. Fernanda paga a ela a quantia com juros, ela se declara pra ele, eles se beijam. durante o beijo o Fernando fica triste# e fala que o dinheiro dela separou os dois. nisso ela fala ?olha meu testamento? onde lá tá escrito que ela ama muito muito muito ele e declara ele como herdeiro dela. ela escreveu o testamento no dia do casamento dos dois (11 meses antes) pq ela achava que ia morrer naquela noite. ele chora. a última frase é uma metáfora mas certamente eles tão transando.
é isso gente contei o livro todo pra vocês
dwvilscanary 24/02/2021minha estante
mulheres sexo dinheiro pecado e morte amo muito tudo isso!! ansioso pra ler


dwvilscanary 24/02/2021minha estante
mas sério que história mixuruca em, é tão chato assim pra ler? vou ter que ter paciência pra essa aurélia tomando chá de desmaio de dez em dez segundos


amouterulyz 24/02/2021minha estante
@dwvilscanary a Aurélia come muito o cu do Fernando ao longo do livro mas coitada saúde realmente falta pra ela


bia 24/03/2021minha estante
meu deus muito obrigada!????




josypi 23/02/2021

Uma leitura atrasada de 16 anos atrás
Aquela leitura obrigatória do Ensino Médio que nunca li, mas finalizei hoje. ?
Amei...tive raiva de Aurélia e Seixas, mas torci tanto por esse casal, que terminei logo a leitura para saber o desfecho desses dois.
comentários(0)comente



Ste 22/02/2021

"Vocês mulheres tem isso de comum com as flores, que umas são filhas da sombra e abrem com a noite e outras são filhas da luz e carecem de sol"
comentários(0)comente



1508 encontrados | exibindo 946 a 961
64 | 65 | 66 | 67 | 68 | 69 | 70 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR