Cailes Sales 21/07/2016Esmeralda é um Romance de Época escrito pela Josiane Veiga, autora brasileira que já publicou outros diversos títulos. Descobri suas obras através do Wattpad e Esmeralda foi meu primeiro contato com sua escrita.
A autora nos apresenta um mundo divido em três reinos: Cashel, Bran e Masha, denominados desta maneira devido aos seus três respectivos Deuses. Os povos de cada lugar têm características físicas muito fortes que os diferenciam: Em Cashel, são negros; Em Masha, ruivos; e em Bran, são brancos de cabelos lisos e pretos. Iniciamos a leitura em meio a uma guerra entre Cashel e os outros reinos, na verdade, a batalha já foi vencida e Iran, o jovem Rei de Masha, esbanja sua vitória frente aos perdedores Casheanos, aproveitando de sua comida, bebida e de suas mulheres, como se estas fossem simples objetos. Brione, rainha de Cashel, em determinado momento se vê obrigada a agir, enquanto seu marido, mentor da infundada guerra, apenas observa o absurdo que ocorre diante de seus olhos. Ao enfrentar Iran, a rainha acaba sendo subjugada por este e sem defesa é atacada e violentada.
Esmeralda, nossa protagonista, é o fruto da violência sofrida por Brione. Ela é o que chamam de “Imundo”, aquele nascido(a) da mistura entre as raças. Os “imundos” são considerados inferiores, aliás, mais que isso, são vistos como “coisas” ou meros animais que não merecem o mínimo de respeito ou bondade. Esmeralda, por ser mulher e ter sangue Casheano e de Masha, nasceu com intensos olhos verdes e cabelos vermelhos; os homens que nascem da mesma união, são negros de olhos verdes. Independente do gênero, os “imundos” são perseguidos, presos e escravizados, as mulheres estupradas e mortas, apenas por não serem considerados “puros”.
Esmeralda cresceu tendo como único propósito a vingança. Ela treina todos os dias com seu irmão Randu, filho do rei Lugus de Cashel, o qual baniu a esposa, depois desta se negar a abortar. Brione foi expulsa do castelo e Randu seguiu a mãe. Assim, os irmãos passaram a viver exilados, sendo perseguidos por pessoas que queriam matar a “imunda”. Esmeralda torna-se uma mulher que não só sabe manejar uma espada, ela é mortal com a arma e promete um dia vingar sua mãe, pondo fim à vida do maldito que a machucou.
Cedric é o atual rei de Bran, um homem amargurado e infeliz, devido ao seu rosto deformado em consequência de um acidente. Ele utiliza uma máscara nas poucas vezes que deixa seus aposentos e exibe uma postura fria e rude. Contudo, a vida de Cedric muda totalmente quando ele conhece Esmeralda, uma ruiva impetuosa e dona de si, que não aceita que lhe digam como deve se portar e muito menos o que deve fazer. A partir do momento em que se conhecem, a vida de ambos é transformada para sempre.
Primeiramente gostaria de dizer o quanto adorei o cenário criado pela Josiane. Ela construiu um mundo próprio, com leis e crenças específicas, mas que carregam características da nossa sociedade, principalmente, os aspectos ruins. Achei incrível como a autora faz críticas as mais nocivas práticas e atitudes presentes em nosso mundo, como o preconceito racial, a inferiorização feminina, o abuso em suas diversas formas e, também, em relação àqueles que ainda (imbecilmente) acreditam em uma raça “pura”.
A protagonista é incrível! Forte e decidida, guerreira e determinada, Esmeralda nos deixa de queixo caído, ao mesmo tempo em que a aplaudimos. Cedric, por vezes, me fez sentir raiva, principalmente na reta final, mas eu acabei relevando (apesar de muitas vezes querer lhe dar uns safanões), pois durante a história ele tem atitudes muito dignas. Também gostei dos demais personagens, todos muito bem construídos e bem desenvolvidos ao longo da trama.
Enfim, adorei o livro, a Josi escreve de forma viciante, nos fazendo querer ler mais e mais a cada capítulo. Se indico a obra? Sem dúvidas! Principalmente para os que gostam do gênero e querem ler algo diferente, um texto que reflita sobre diversos aspectos sociais e, claro, tenha um romance envolvente e sensual, que certamente cativará o leitor.
site:
http://bloghistoriasliterarias.blogspot.com.br