Vitória 24/04/2021
"A fé do cristianismo se sobrepôs ao poder dos Césares."
"Comecei a escrever um livro para provar que Jesus Cristo nunca existiu e, quando me dei conta, estava provando que Ele de fato existiu." - Lew Wallace
Que livro fantástico! Riquíssimo em detalhes históricos sobre a época e sobre a passagem terrena de Jesus Cristo, a história de Ben-Hur contém todos os elementos que me fazem admirar uma obra. Desperta revolta, sensibilidade, amor, fé e inspiração. Ao começar, é difícil parar. Ótima leitura para o final de semana. Sobre a edição, minha única crítica é ao texto adaptado, por gostar de ler as obras integralmente, mas as ilustrações são lindas e a seção Conhecer Mais é ótima para enriquecer ainda mais a obra.
Citações favoritas:
Quando encontrarmos o Senhor, todos prestarão homenagem a Ele. E quando, depois, partirmos por caminhos diferentes, o mundo terá aprendido uma lição: que o Céu terá vencido, não pela espada, não pela sabedoria humana, mas por meio da Fé, do Amor e das Boas Ações. - Baltazar (Pág. 11)
Na juventude vive escondida a maravilha que é o espírito do homem, mas esperando o momento de sua aparição. (Pág. 26)
Mas há sinais que nos ajudam a medir a relação de cada povo com Deus; por eles, podemos comparar hebreus e romanos. O mais simples desses sinais é a vida diária de um povo. Quanto a isso, só podemos dizer que Israel, por vezes, esqueceu-se de Deus, enquanto Roma nunca O conheceu. Portanto, a comparação não é possível. Um grande homem, meu filho, é aquele cuja vida mostra que ele foi, se não chamado, reconhecido por Deus. Existe a ideia de que a guerra é a mais nobre ocupação do homem. Devemos cultuar algo, e isso é uma lei que existirá enquanto houver alguma coisa que não compreendemos. A oração do bárbaro é o grito de medo e de força; dai sua fé no herói. Mas, contra a brutalidade dessa fé selvagem, nossos pais erigiram Deus; e o grito de medo deu lugar aos salmos. Durante todo o tempo, tanto no passado como no futuro, brilha uma luz que os adoradores da guerra não conhecem: a Luz da Revelação! Quem são aqueles que a conduzem? Ah, o velho sangue judeu. A glória é sua e, mesmo se todo romano fosse César, nunca a perderia! (Pág. 27)
Quanto ao que você quer fazer, meu filho: sirva ao Senhor Deus de Israel, não a Roma. Para um filho de Abraão não há glória, a não ser nos caminhos de Deus; e, neles, sempre haverá glória. (Pág. 27)
Se a fé de Gaspar foi reconhecida, e o amor de Melchior também, certamente Baltazar seria recompensado, pois sua longa vida foi exemplo da combinação das três virtudes: Fé. Amor e Boas Ações. (Pág. 167)
Partindo de lá, a fé do cristianismo se sobrepôs ao poder dos Césares. (Pág. 169)