Fernanda Bard Chagas 04/03/2021Uma cinderela diferenteNesse pequeno livro, somos apresentados a um triângulo amoroso, que nos mostra dois tipos diferentes de amor!
Temos Horácio, um galanteador e namoradeiro da alta sociedade carioca, e Leopoldo, um jovem introspectivo e romântico. Ambos se encantam por Amélia, na mesma ocasião, mas por motivos diferentes. Horácio, que já está saturados pelos encantos comuns de todas as moças da sociedade, apaixona-se perdidamente pelo o que ele acredita ser um pezinho muito delicado e mimoso. Ele fantasia conseguir um deslumbre do objeto de seus devaneios enquanto corteja Amélia. Já Leopoldo, viu algo diferente na moça: o sorriso, ou sua alma.
Esse livro é extremamente divertido e engraçado, por um lado temos um 'leão da moda', caprichoso e fútil, que está ensandecido por conta de sua fantasia sobre o pé perfeito da amada e do outro, temos um rapaz sem nada de atrativos, sendo até meio asqueroso às vistas da mocinha no início da narrativa, mas que a ama pelo seu jeito, inclusive achando ser ela dona de um pé monstruoso, como sua investigação acabou o levando a acreditar, e mesmo assim a amando, apesar do seu aparente 'defeito'.
Cheguei a sentir pena da Amélia, sendo enganada desse jeito, mas ela se mostrou também bastante caprichosa, de forma que aceitou o cortejo do Horácio, mais por desenvoltura e orgulho do que por uma intimidade verdadeira. No entanto, ela foi muito perspicaz e inteligente! Eu realmente não esperava a reação dela quando os eventos foram se desenrolando!
A escrita do José de Alencar pode ser um pouco complicada no início ou para quem não está habituado, mas dá para sentir a caricatura que ele traça da sociedade carioca daquela época, acredito até que o humor dele é bastante irônico e satírico nesse livro, exagerando os modos ridículos do Horácio, principalmente!