Lavinia Teodoro 19/05/2021
@euliv.ros
Resenha • Férias!, Marian Keyes.
Férias!
Lançamento 1998
Páginas 559
Protagonista: Rachel Walsh
Contexto de tudo para vocês: ambos os livros fazer parte de uma série "Irmãs Walsh". Em cada livro conhecemos uma das irmães e seus segredos e problemas. Por mais que façam parte de uma série, os livros não dependem um do outro, a não ser pelo tempo cronológico, já que em cada livro a história de uma irmã Walsh é contada, e as outras são apenas personagens secundárias, quase não aparecem e são apenas citadas para deixar o leitor a par de suas vidas.
Sendo assim, a história de Rachel no livro "Férias!" se passa 2 anos após a história de Claire em Melancia.
Rachel é a filha do meio da Família Walsh e comparando-a com Claire (Melancia) eu até gostei dela, mas não ao ponto de adorá-la. Rachel não mora na casa dos pais em Dublin (Irlanda) desde os 20 anos, e mora em Nova York com a sua amiga de infância Bridgit. Assim como Claire, Rachel também tem uma paixão por livros.
Rachel tem um sério problema com sua imagem e sua auto-estima, quer ser uma pessoa “descolada” nos padrões que ela considera ser da alta elite nova iorquina, chegando a ter várias passagens de uma pessoa muito fútil e frívola, o que me fez não gostar tanto dela.
Apesar de um tema bem pesado, que é abordado nos dois livros, a escritora o trabalha de maneira leve e muito divertida.
Pontos a considerar:
O livro tem aproximadamente 600 páginas, de MUITA enrolação mesmo. Por diversas vezes você se vê numa trama segundaria desnecessária e chatinha, que não te faz querer continuar. Parei por semanas também por estar lendo outros livros ao mesmo tempo, e ficar fascinada por eles (Férias não causou a menor fascinação em mim).
Tudo que eu queria era saber se a Rachel ia ou não sair "curada" do centro de reabilitação. E foi isso que me fez voltar ao livro sempre, a curiosidade e a forma muita divertida com a qual a escritora escreve.
Divertidíssima, mas enche muita linguiça.