@bibliotecagrimoria 12/07/2020
Livro básico da Magia cerimonial
As polêmicas envolvendo esse grimório são muitas; vão desde a autoria do livro (no que diz respeito a pertencer de fato ao rei Salomão) até suas fórmulas e rituais (hoje questionados e reformulados por praticantes da Arte). Fruto de estudos que abrangem cabala e magia ritual, a Clavícula de Salomão é um texto cuja raiz se encontra na tradição judaica, e tem seu conteúdo atribuído à rabinos conhecedores da tradição mística do judaísmo.
Dentre as várias edições existentes hoje em língua portuguesa essa específica do selo Chave possui material extra de extrema relevância. Além de sérum tradução feita a partir do exemplar publicado por Samuel Lidell Mathers, um figurão bem conhecido das sociedades iniciáticas de fins do século XIX na Europa.
Em seu prefácio, S. L. Mathers expõe as dificuldades para chegar a sua compilação da obra, onde foi necessário um estudo a partir de sete códices no total até que se pudesse chegar no resultado mais próximo de satisfatório, interpretando e fazendo um comparativo entre as várias versões dos manuscritos, com seus símbolos, tabelas de correspondências e rituais.
A presente edição, como outras, é dividida em duas partes: No livro I vemos uma introdução a parte teórica, com equivalências de horas planetárias, correspondências astrológicas, conjurações e alguns experimentos que vão desde a magias para descobrir um furto até supostas técnicas de invisibilidade; já a parte dois diz respeito às preparações do magista, paramentos, vestimentas, instrumentos, banhos de consagração e preparo do espaço ritual. Um conhecimento muito interessante, e que é um elemento presente na magia judaica, diz respeito a magia talismânica; como empregar a influências dos planetas em talismãs com as mais diversas funcionalidades.
De forma geral o livro vale a pena de ser adquirido. É uma obra de extrema relevância para se compreender alguns dos rituais que ficaram conhecidos durante o século XX, bem como outros conhecimentos pertinentes ao ramo da magia cerimonial.