Demes0 04/03/2022
A Imitação de Cristo
Eis outra linda obra de reflexão e sabedoria: A imitação de Cristo, de Tomás de Kempis.
Primeiro, eu não me recordo de quem ou de onde peguei a indicação desse livro. Mas valeu a pena! É uma obra de cunho reflexivo e que traz muitas lições para a vida religiosa e para a nossa vida cotidiana! Leitura muito simples e um ótimo livro para nos fundamentar sobre Jesus.
O livro é dividido em quatro grandes seções, sendo as duas primeiras introduções do leitor à vida espiritual. A terceira parte é um diálogo entre Cristo e a alma, que conduz à intimidade e ao afeto com Ele. Bem meditativa. A quarta parte fecha o livro com meditações à Eucaristia, ensinando como recebê-la, adorá-la e a aproximar-se da maneira adequada.
Como eu disse, a obra traz muito ensinamento e eu tentei elencar alguns para cotejarmos juntos aqui. Então vamos:
Apresenta ensinamentos sobre a humildade e como devemos evitar a arrogancia e a soberba.
Desapego do mundo, das coisas efemeras e se atrelar a coisas eternas e transcendentes (como ele diz: celestiais).
Reunciar a propria vontade e sujeitar a vontade de Deus, assim como Jesus fez por meio da cruz. Lembra que devemos imitá-lo!?
A intimidade com Jesus. Ele mostra o quanto é bom orar, sozinho, com Deus e alivia a alma!
Recolher-se em silêncio e examinar-se internamente!
Elevar nosso coração e espírito as cosias eternas, de Deus que não se corrompem.
Seguir o caminho da cruz. Mesmo árduo, carregar sua cruz, morrer para si mesmo e ao longo do tempo. Com isso, ela ficará mais leve!
Santa eucaristia: nos dedicar inteiramente a Cristo!
Pesquisei mais e descobri que é uma obra para religiosos mas que é facilmente entendida por aqueles que pouco praticam, como meu caso! Vale a pena a leitura! E vale a pena releituras diárias, escolhendo páginas ou seções aleatoriamente! Pode se aquele livro de cabeceira de cama que nos faz refletir e entender mais como chegar próximo do que era Cristo!
RECOMENDO!