Antologia Poética

Antologia Poética Cecília Meireles
Cecília Meireles




Resenhas - Antologia Poética


61 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Leticia 09/06/2022

Cecília Meireles, né? Nem tem o que dizer.
Acho que essa é a primeira vez que pego um livro de poesia, de um grande escritor(a) da literatura brasileira, e realmente me envolvo na leitura. Foi uma experiência magnífica.
comentários(0)comente



Flávio 15/04/2022

Viagem para a Índia
Cecília Meireles simplesmente nos transporta no tempo em seus poemas. Encontramo-nos com Tiradentes, nos Romances da Inconfidência, em um Brasil antigo; Na Índia e em vários outros lugares e épocas. Seu estilo parnasiano oferece para um leitor mais culto, uma linguagem imaculada, que enriquece o vocabulário e a alma.
comentários(0)comente



Guilherme Felipe Agapto 10/03/2022

ANTOLOGIA POÉTICA
É uma seleção de poesias que ela fez com muito cuidado e rigor e tem poesias tanto com rimas e métricas rígidas, como versos brancos e sem muita preocupação com métrica. Das duas formas ela é genial. Cecília nós faz deliciar e ler mais de uma vez todas as poesias, talvez por isso eu demorei tanto num livro tão curto. Gostei mais do romanceiro da inconfidência, que trata de maneira trágica e poética a história nordestina. Amei muito as poesias e recomendo lê-las bem devagar e com atenção. Ótima coletânea.
comentários(0)comente



Lí­lian 01/03/2022

Já tinha ouvido falar da escrita com muita morbidez da Cecília, mas nunca tinha dado essa oportunidade, eis que chegou o momento! Gostei mto, porém não acho q eu estava bem o suficiente para encarar os textos, é pesado e me deixou mto introspectiva.
Vale a leitura.
comentários(0)comente



Jak 20/12/2021

Foi uma experiência que me surpreendeu, pois não sinto muita facilidade na leitura e compreensão desse gênero e no caminho dessa leitura, bem aos poucos mesmos, a mente foi se abrindo aqueles versos tão incompreensíveis e sem sentido a primeira vista e a experiência só se intensificou quando humanizei a Cecília, quando ouvir todas as perdas de sua vida ela deixou de ser apenas a autora para se tornar a Cecília.
Acho que você sente mesmo um livro quando você lê ele e depois quando você percebe que aquilo se entregou a sua vida. Você está vivendo a sua vida lá de boa e te vem aquele verso que às vezes até te ajuda a vencer um pensamento de medo.
comentários(0)comente



Nadine Hoffmann 05/12/2021

Cecília sempre incrível
Mais uma leitura extremamente agradável, meu poema preferido faz parte dessa antologia. Um dos melhores livros.
comentários(0)comente



Karla Marinelli 24/11/2021

Gostei
Nessa Antologia , temos mais de 14 partes , que são vários livros da autora ...

Gostei bastante de algumas frases ! Gosto da autora. É um livro de poemas bem OK !
comentários(0)comente



Julhaodobem 23/11/2021

Conhecendo Cecília
Conheça meu blog: https://jornalficticio.blogspot.com/?m=1


A cada leitura nova procuro dar uma chance a poesia, uma arte feita com palavras. A Antologia Poética de Cecília Meireles que chegou em minhas mãos é um desses livros que me mostrou a categoria de poemas que mais adoro. Durante os meus primeiros anos como leitor sempre ouvi falar de uma tal de Cecília Meireles, uma mulher importante da segunda fase do modernismo brasileiro, a famosa geração de 30 em pleno Estado Novo, uma década de crescimento dos movimentos autoritários e opressivo que culminou no Nazismo e o Fascismo. Infelizmente na época do meu ensino médio eu era um jovem distraído e pouco influenciado a ler poemas, mesmo com uma incrível professora de português que tentava passar um pouco do seu conhecimento literário para aos seus alunos, era logo ignorada pela falta de interesse dos adolescentes alienados com a preguiça, o consumismo e a vida fácil que as redes sociais prometiam, perdendo assim os ouvidos para as letras e versos. Queriam mais a pura e simples putaria, bolos com algo a mais e dormirem na carteira por 4 horas. Então não consegui entender o porquê devia se ler poemas, mesmo que naquele época o meu único refúgio da sala purgatório era a biblioteca da cidade onde li Machados, Tolkiens e Coelhos. Tudo mudou, agora que estou longe da opressão acabei resolvendo me aventurar no mundo da poesia e acabei encontrando esta Antologia que mudou a minha percepção de versos modernistas.

Pesquisando mais sobre a autora descobri que ela era jornalista, pintora, escritora, poeta e professora. Uma bagagem impressionante, ainda mais para uma mulher que viveu em uma época moderna do machismo entre guerras. Este livro foi o meu primeiro contato oficial com sua poesia, consegui me aprofundar na sua escrita pela forma peculiar que via o mundo. A Antologia culmina com vários poemas de outras publicações da autora junto com alguns exclusivos montando um grande livro que explora as fases de quem era Cecília Meireles, o que me fez entender o amor em seus poemas intercalado em vários temas como o próprio sentido de afeto, outros com toques religiosos, como algo simples junto com a morte e o tempo que na maioria são retratados com belos versos. O tom intimista também está presente em seus poemas, com um teor mais leve e fácil de compreensão sendo crucial pois é uma linguagem que é fácil de ser lida nos dias de hoje por conta da aproximação temporal da escola literária que ela se encontra.

Por fim não é um mistério nenhum que está Antologia Poética de Cecília Meireles se transformou em um dos melhores livros até agora sobre poemas que li este ano de 2021, consequentemente com um tema histórico que é um dos que mais dou atenção, o mordernismo com a época da Ditadura de Vargas. Sua poesia é algo que transparece a formalidade, a cada poema é um aperto de mão íntima que te leva a história da alma ou do mundo físico, por meio da observação e o conhecimento. É isto que admiro na poesia da Cecília, o poder tanto do coração e da racionalidade. Quando uma leitura fornece isso ao leitor, para mim abre o verdadeiro poder da poesia, mexer com seus sentimentos de formas inesperadas.
comentários(0)comente



Gisela.Lobo 19/07/2021

Poeta reflexiva
Cecília Meireles é uma porta reflexiva, e coloca seus sentimentos em seus poemas.
Esse foi meu primeiro contato com a autora, gostei muito da parte de poemas ofertados à Santa Clara.
"Cantará ao longe Francisco
Jogral de Deus deslumbrado.
Quem se mudará em seus olhos,
Seguira atrás de seu passo!"
comentários(0)comente



Juliana Amaro 19/04/2021

Bom livro
Esta antologia foi publicada pela primeira vez em 1963 e revela valiosos autorretratos do autor. Além de ser sua primeira coleção, foi a única que escolheu sozinha todos os poemas, que se basearam em vários de seus livros e nas coleções inéditas de poemas da época.
comentários(0)comente



Ladybug 30/03/2021

Acalentador
Os versos que me fizeram conhecer uma senhora muito querida por sua neta, que me fizeram vir de outro planeta para esse, que me levaram à Holanda e a Índia e que me relembraram uma parte do passado inconfidente.

Um livro muito interessante para se fazer contato com a autora!
comentários(0)comente



kelly 28/02/2021

Amei
Foi muito melhor do que eu esperava.
Essa mulher é maravilhosa....
Definitivamente umas das minhas autoras favoritas, com certeza vou ler outros trabalhos dela.....
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Thay 30/08/2020

Profundo
Uma bela coletânea dos mágicos versos da poeta. São tantas emoções, envolvem todo o nosso íntimo, alguns poemas você reler tantas vezes até se emaranhar dentro do seu ser e fazer parte de si.
comentários(0)comente



61 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5