Tamirez | @resenhandosonhos 22/04/2016A Queda dos AnjosNesse primeiro livro, Fim dos Dias, estamos vivendo alguns meses depois do apocalipse. Os anjos desceram dos céus e subjugaram à força os humanos, matando todos aqueles que cruzassem o seu caminho. Agora eles controlam o planeta, mas ninguém entende muito bem qual é a intenção deles ou o que estão verdadeiramente fazendo dentro dos locais que tomaram como sede. O que a terra tem a oferecer quando se tem todo o céu?
Eu nunca percebi que triunfar era simplesmente estar viva.
Nesse universo caótico temos gangues de mercenários dispostos a tudo para sobreviver e os humanos que só querem continuar vivos. É entre esse segundo grupo que nossa protagonista, Penryn está. Ela tem fugido com sua irmã, Paige, que é paraplégica e a mãe, que tem alguns parafusos soltos, porém tudo muda quando ela presencia uma luta entre anjos.
Na rua, enquanto tentava achar comida e um lugar seguro, elas veem um grupo de anjos derrotar um outro serafim e lhe cortar as asas. Desesperada pela ação Penryn acaba atirando para o anjo machucado sua espada e com isso irrita o líder do grupo, que leva Paige como refém. Sem saber o que fazer ou para onde ir, Penryn se vê sozinha e enxerga no anjo machucado sua única forma de encontrar a irmã mais nova.
Assim, ela socorre Raffe e exige sua ajuda para encontrar Paige, numa troca de favores, já que o anjo precisa costurar de volta suas asas. Eles vão avançar em direção ao covil dos serafins, porém, o que os espera lá pode ser bem surpreendente e ajudar a entender um pouco mais sobre o porquê desses seres estarem entre nós.
Minha opinião
Lendo esse livro percebi que li poucas histórias que tivessem anjos envolvidos, porém, nenhuma delas era pós apocalipse e sim numa preparação ou busca por esse objetivo. Dessa forma A queda dos anjos trás uma perspectiva diferente ao leitor.
Achei a Penryn uma personagem bem interessante principalmente no primeiro momento do livro, onde é claro que é ela quem está carregando a família nas costas. Com o problema de locomoção da irmã e mental da mãe ela é o que mantém tudo junto e funcionando. E, logo que ela perde isso, podemos ver que um pouco de quem ela é se vai também.
Começo a dizer a ela que tudo ficará bem, mas a mentira seca em minha boca. Não faz sentido tranquilizá-la.
Por mais que ela seja forte a sua maneira, Penryn tem seus momentos mimizentos no livro, mas em geral se caracteriza como uma personagem que está em busca do objetivo de recuperar sua irmã e vai ir atrás disso custe o que custar. E é ai que o contraste dela com o Raffe entra em jogo. Como ele é quieto e enigmático e ela quer saber tudo, ver os dois juntos é quase um duelo silencioso. Ela quer saber o que está acontecendo, o que está se passando na cabeça dele, mas ele aplica a boa terapia do silêncio e raramente entrega algo a mais do que o estritamente necessário.
A trama envolta dos anjos, a forma como eles conduzem as coisas, a política de comando e o que eles realmente estão fazendo em terra firme é realmente a parte interessante do livro e é quando essas coisas começam a ser reveladas que o livro fica bacana. A presença deles e o rapto de Paige podem não ser tão aleatórios assim, e o que eles querem com os humanos se torna algo bem complexo que, mesmo no final, não fica totalmente claro.
Quando o livro termina estamos em uma situação bem diferente do desenrolar da história, nesse primeiro livro, portanto o que virá em seguida fica bem aberto para interpretações. Eu espero que a trama se desenvolva mais no âmbito político ou estratégico do que no romântico, apesar de termos tido pouco nesse livro (e sem triângulos amorosos, viva!).
Também acho que tenha mais a ser revelado na relação com a mãe dela, já que no livro fica a incógnita sobre se foi ela ou não quem causou a condição da Paige e, o fato de ter pedido a Penryn que tomasse aulas de defesa pessoal e aprendesse a lutar para se proteger e proteger a irmã, o que pode ser um indício que ela está escondendo algo que vai além de uma simples doença.
Fica aqui a curiosidade e expectativa para o próximo livro. E se você ainda não leu livros sobre anjos ou está procurando uma nova opção, dê uma chance para A Queda do Anjos :)
site:
http://resenhandosonhos.com/a-queda-dos-anjos-susan-ee/