Canto Geral

Canto Geral Pablo Neruda




Resenhas - Canto Geral


19 encontrados | exibindo 16 a 19
1 | 2


Isabela 04/02/2014

Dividido em 15 partes, Pablo Neruda reune nesta obra uma coleção de poesias relacionadas aos povos da América Latina, destacando o Chile, sua terra natal.

Temos poesias narrando desde a paisagem dos lugares em que Neruda visitou até poemas dedicados a pessoas específicas que o autor possuia afeição ou que o marcou de forma mais negativa (nesse caso a maioria eram políticos ou militares). As poesias ainda trazem histórias de batalhas travadas, principalmente no Chile, e todo um “ar” sentimental pela terra natal e América Latina. Os poemas trazem a visão do autor aos fatos históricos (verídicos) e são bem tendenciosos. Já a última parte do livro, traz poemas sobre o próprio escritor servindo como uma auto-biografia, o que é bem interessante.

O livro possui um vocábulo muito rico com direito a termos técnicos geológicos e principalmente biológicos.

Considero este livro muito rico porém, é muito pesado para se ler “num tapa”, e nem deve ser lido assim. Seiscentas páginas com praticamente o mesmo tema eu considero um pouco demais. Não é um livro que eu releria porém, eu recomendo a todos que gostem de poesia e História.

“Todo o inverno, toda a batalha,
todos os ninhos do molhado ferro,
em tua firmeza atravessada de aragem,
em tua cidade silvestre se levantaram.
O cárcere renegado das pedras,
os fios submersos do espinho
fazem de tua aramada cabeleira
um pavilhão de sombras minerais.”
(“XIII. Araucária – Canto Geral do Chile”)

Para quem sabe falar espanhol, fica a dica: http://www.youtube.com/watch?v=QM0U-Vryb24



site: http://opusculares.wordpress.com
comentários(0)comente



Yussif 16/05/2012

Canto Geral foi elaborado em circunstâncias adversas, quando Neruda, perseguido, foi obrigado a transpor os Andes e refugiar-se no estrangeiro. Nasceu com a indelével marca do sofrimento. Testemunha um grande amor ao Chile e ao seu povo, e, por extensão, a todos os povos latino-americanos, frequentes vítimas do despotismo. É um livro de combate e de ternura. Canto Geral é uma história marginal da América. "Naquele ano de perigo e clandestinidade terminei meu livro mais importante" Pablo Neruda, em Confesso Que Vivi.
comentários(0)comente



Arianne 21/04/2012

ótimo!
Simplesmente fantástico.
Ele consegue passar para o leitor todo o sentimento e todas as belezas que a américa tem!!

comentários(0)comente



Edu 06/01/2010

Latino América
Neruda, em sua obra-prima, denuncia a exploração sofrida pelos latino-americanos, durante séculos. É também um viajar pela América dos tempos coloniais, dos EUA à Patagônia, com destaque para o Chile, terra do escritor. Canto Geral é a canção da América que faz o leitor perder o fôlego nos andes incaicos, pra depois recuperá-lo no azul-verde eterno das costas brasileira, caribenha e chilena.
Vick 29/12/2016minha estante
undefined




19 encontrados | exibindo 16 a 19
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR