Maria - Blog Pétalas de Liberdade 12/04/2016Depois da leitura, passei a ver "Os Simpsons" com outros olhos* Recomendo que acessem o blog (link aí embaixo) para verem algumas fotos de detalhes do livro.
Acho que todo mundo conhece o desenho animado Os Simpsons, né? Afinal, ele já tem mais de 20 anos no ar (eu não imaginava que ele tivesse tanto tempo de existência assim)! Confesso que antes de ler a obra, eu achava que ele estava mais para um besteirol americano. Talvez vocês se perguntem o motivo de eu ter lido um livro sobre a animação, e eu já lhes respondo: primeiramente, quem acompanha o blog sabe que eu gosto de variar minhas leituras, em segundo lugar, a capa é super bonitinha e chamativa, e por último, pelo fato de eu sempre ter me saído bem em Matemática na escola (eu era bem melhor com cálculos do que com português).
O fato é que eu peguei o livro para ler e gostei bastante dele. Após a leitura eu tenho uma admiração e um respeito bem maior por Os Simpsons! Minha primeira surpresa veio ao saber que a equipe de autores é composta por "nerds", por caras que tem várias formações em nível superior, principalmente na área das ciências exatas, e que resolveram inserir um pouco de matemática na animação, seja nas falas do Homer, seja nos objetos que a Lisa usa, enfim, em qualquer lugar pode ter uma referência matemática e eu nunca tinha prestado atenção nelas antes! Será que você já tinha reparado em alguma?
"Os topologistas conservadores dificilmente gostarão de ver um de seus adorados teoremas destruído, mas um donut e uma esfera são idênticos de acordo com as regras topológicas pessoais de Homer." (página 40)
Com uma linguagem clara, Simon Singh conseguiu juntar curiosidades matemáticas e a história de Os Simpsons e de Futurama (outra sitcom dos mesmos criadores), criando uma obra interessante e que certamente vai trazer algum conhecimento novo para leitores de qualquer idade. Em momento algum a leitura ficou maçante, acho que o autor soube equilibrar bem os temas matemáticos e o humor em uma narrativa fluida. Eu aprendi muita coisa interessante, e a obra me trouxe ideias que eu poderei usar para tornar o ensino da matemática mais interessante quando for professora.
Entre outras coisas, entendi o motivo de os personagens terem apenas 4 dedos em cada mão; vi que aquela frase de John Green em "A Culpa é das estrelas", que diz que "alguns infinitos são maiores do que outros" tem um cero fundamento; entendi melhor o Número de Erds e a teoria dos seis graus de separação, que diz que "todas as pessoas no mundo inteiro estão conectadas entre si por um máximo de apenas seis relacionamentos" (página 66)... Mas o que mais gostei de descobrir foi sobre a francesa Sophie Germain, nascida em 1776 e apaixonada por matemática, ela conseguiu o apoio dos pais com muito custo, e usando um pseudônimo masculino, passou a debater assuntos matemáticos, se destacando na área e recebendo o reconhecimento de seus correspondentes. Obrigada por me fazer conhecê-la, Simon!
Sobre a parte visual: vamos combinar que essa capa bem colorida é super bonitinha e tem tudo a ver com o tema do livro, pelas cores e ilustrações escolhidas, né? As letras, margens e espaçamento tem um bom tamanho. As páginas são amareladas. Não me lembro de ter encontrado erros de revisão. Há várias fotos e ilustrações que contribuem para a compreensão da obra. O nome de cada capítulo (são 17 capítulos curtos, mais extras) está na parte superior das páginas ímpares.
"De acordo com Lisa, o beisebol precisa ser analisado e compreendido, enquanto Bart acredita que o esporte é instinto e emoção. Essas opiniões são o reflexo de um debate acalorado sobre o papel da matemática e da ciência. A análise destrói a beleza intrínseca do nosso mundo, ou torna o mundo mais bonito ainda?" (página 86)
Enfim, fica a dica de leitura para quem gosta de Os Simpsons e/ou de Matemática (a menos que você deteste profundamente ambos). Ainda não tive a oportunidade de ver nenhum episódio do desenho depois de ler o livro, mas certamente vou ficar mais atenta quando estiver assistindo para ver se descubro o que a equipe responsável pela família amarela mais amada da TV preparou. Espero que vocês tenham gostado da resenha e me contem o que acharam da obra. Ah, quase esqueci de dizer que tem algumas piadas matemáticas no livro, e eu quero saber se alguém aí sabe o que o zero disse para o oito?
site:
http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2016/04/resenha-livro-os-segredos-matematicos.html