Os Segredos Matemáticos dos Simpsons

Os Segredos Matemáticos dos Simpsons Simon Singh




Resenhas - Os Segredos Matemáticos dos Simpsons


11 encontrados | exibindo 1 a 11


Lar4.soares 17/02/2024

To gostando
Tô postergando essa leitura, mas depois que pega o embalo fica uma delicinha de ler.
obs: pág 33
outra obs: pretendo terminar até fim de março.
comentários(0)comente



Bruno Falabella 15/08/2023

Esperava Mais
Comprei mais pelo autor e pelos livros dele que li e adorei. Assim, fiquei um pouco decepcionado com este. É um livro para fãs dos Simpsons e/ou amantes da matemática. E também pra curiosos como eu!
Mais detalhes no meu Blog...

site: https://www.blogger.com/blog/post/edit/preview/7151300240862370561/1786842709993006371
comentários(0)comente



Pedro Schabarum 30/12/2022

Os segredos matemáticos dos Simpsons
O livro fala sobre as referências matemáticas na série dos Simpsons, e um pouco em Futurama, demonstrando a aptidão dos autores na área matemática.
comentários(0)comente



Diogo.Antunes 13/02/2022

Se você precisar de mim, estarei na geladeira.
A matemática é incrível. Saber que essa magnífica área está no seriado para além do paradoxo de Simpson é melhor ainda.
comentários(0)comente



Sidnei 01/04/2021

Decepção
Já li 3 outras obras de Simon Singh.
O Último Teorema de Fermat, O Livro Dos Códigos e BIG BANG.
Todos ótimos, o quê, talvez, tenha elevado minhas expectativas sobre esse.
A impressão que dá é que o tema não tinha assunto para completar um livro, o autor começa a encher linguiça.
Se alguém quiser conhecer todo o potencial desse autor, fuja dessa obra.
comentários(0)comente



Mel 24/11/2020

Ideal para matemáticos no início da graduação
Um ótimo livro. Antes de ler eu não fazia ideia de que o desenho abordasse matemática tão avançada de forma tão sutil e achei genial. Com certeza mudou minha percepção do programa e sempre que o assitir de novo, vou procurar as referências. Recomendo esse livro principalmente para quem gosta de matemática mas ainda está no início do curso ou no ensino médio, pois esse livro pode ajudá-los com um pouco de inspiração, porém, se você já tiver avançado um pouco mais no curso (ou já tiver lido outros livros do autor, talvez) pode achar que o autor demora um pouco explicando conceitos ou histórias já familiares demais, e corre o risco de ficar um pouco entendiado em algumas partes. Ainda assim, sempre vale a leitura.
comentários(0)comente



Na Literatura Selvagem 16/06/2016

Os segredos Matematicos dos Simpsons
Recebi o titulo Os segredos matemáticos dos Simpsons do autor Simon Singh, publicado pela Editora Record e confesso que depois da leitura, realmente sou uma pessoa da área de Humanas. Escolhi a obra a titulo de curiosidade, por gostar da serie animada, e mesmo prevendo encontrar vários termos matemáticos ao longo da leitura, resolvi encarar a leitura de cabeça aberta... Nao posso dizer que a leitura foi de todo ruim, o problema é que os termos utilizados me soaram bem complicados, talvez pelo fato de eu não simpatizar realmente com a arte dos números...
Porem, a linguagem do livro é bastante acessível, ate para quem é leigo, e se você gostar de números e dos Simpsons, certamente vai apreciar bastante esse livro... Foi interessante descobrir as varias referencias matemáticas ao longo dos episódios e que passam despercebidas por olhares leigos, e ouso dizer que os autores da serie foram brilhantes em construir todo um universo matemático a partir das cenas e diálogos. O livro traz desde piadas nerds até formulas mais complexas que explicam ou [complicam] a cabeça do telespectador.

leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2016/06/os-segredos-matematicos-dos-simpsons.html
comentários(0)comente



Maria - Blog Pétalas de Liberdade 12/04/2016

Depois da leitura, passei a ver "Os Simpsons" com outros olhos
* Recomendo que acessem o blog (link aí embaixo) para verem algumas fotos de detalhes do livro.

Acho que todo mundo conhece o desenho animado Os Simpsons, né? Afinal, ele já tem mais de 20 anos no ar (eu não imaginava que ele tivesse tanto tempo de existência assim)! Confesso que antes de ler a obra, eu achava que ele estava mais para um besteirol americano. Talvez vocês se perguntem o motivo de eu ter lido um livro sobre a animação, e eu já lhes respondo: primeiramente, quem acompanha o blog sabe que eu gosto de variar minhas leituras, em segundo lugar, a capa é super bonitinha e chamativa, e por último, pelo fato de eu sempre ter me saído bem em Matemática na escola (eu era bem melhor com cálculos do que com português).

O fato é que eu peguei o livro para ler e gostei bastante dele. Após a leitura eu tenho uma admiração e um respeito bem maior por Os Simpsons! Minha primeira surpresa veio ao saber que a equipe de autores é composta por "nerds", por caras que tem várias formações em nível superior, principalmente na área das ciências exatas, e que resolveram inserir um pouco de matemática na animação, seja nas falas do Homer, seja nos objetos que a Lisa usa, enfim, em qualquer lugar pode ter uma referência matemática e eu nunca tinha prestado atenção nelas antes! Será que você já tinha reparado em alguma?

"Os topologistas conservadores dificilmente gostarão de ver um de seus adorados teoremas destruído, mas um donut e uma esfera são idênticos de acordo com as regras topológicas pessoais de Homer." (página 40)

Com uma linguagem clara, Simon Singh conseguiu juntar curiosidades matemáticas e a história de Os Simpsons e de Futurama (outra sitcom dos mesmos criadores), criando uma obra interessante e que certamente vai trazer algum conhecimento novo para leitores de qualquer idade. Em momento algum a leitura ficou maçante, acho que o autor soube equilibrar bem os temas matemáticos e o humor em uma narrativa fluida. Eu aprendi muita coisa interessante, e a obra me trouxe ideias que eu poderei usar para tornar o ensino da matemática mais interessante quando for professora.

Entre outras coisas, entendi o motivo de os personagens terem apenas 4 dedos em cada mão; vi que aquela frase de John Green em "A Culpa é das estrelas", que diz que "alguns infinitos são maiores do que outros" tem um cero fundamento; entendi melhor o Número de Erds e a teoria dos seis graus de separação, que diz que "todas as pessoas no mundo inteiro estão conectadas entre si por um máximo de apenas seis relacionamentos" (página 66)... Mas o que mais gostei de descobrir foi sobre a francesa Sophie Germain, nascida em 1776 e apaixonada por matemática, ela conseguiu o apoio dos pais com muito custo, e usando um pseudônimo masculino, passou a debater assuntos matemáticos, se destacando na área e recebendo o reconhecimento de seus correspondentes. Obrigada por me fazer conhecê-la, Simon!

Sobre a parte visual: vamos combinar que essa capa bem colorida é super bonitinha e tem tudo a ver com o tema do livro, pelas cores e ilustrações escolhidas, né? As letras, margens e espaçamento tem um bom tamanho. As páginas são amareladas. Não me lembro de ter encontrado erros de revisão. Há várias fotos e ilustrações que contribuem para a compreensão da obra. O nome de cada capítulo (são 17 capítulos curtos, mais extras) está na parte superior das páginas ímpares.

"De acordo com Lisa, o beisebol precisa ser analisado e compreendido, enquanto Bart acredita que o esporte é instinto e emoção. Essas opiniões são o reflexo de um debate acalorado sobre o papel da matemática e da ciência. A análise destrói a beleza intrínseca do nosso mundo, ou torna o mundo mais bonito ainda?" (página 86)

Enfim, fica a dica de leitura para quem gosta de Os Simpsons e/ou de Matemática (a menos que você deteste profundamente ambos). Ainda não tive a oportunidade de ver nenhum episódio do desenho depois de ler o livro, mas certamente vou ficar mais atenta quando estiver assistindo para ver se descubro o que a equipe responsável pela família amarela mais amada da TV preparou. Espero que vocês tenham gostado da resenha e me contem o que acharam da obra. Ah, quase esqueci de dizer que tem algumas piadas matemáticas no livro, e eu quero saber se alguém aí sabe o que o zero disse para o oito?

site: http://petalasdeliberdade.blogspot.com.br/2016/04/resenha-livro-os-segredos-matematicos.html
comentários(0)comente



Fer Kaczynski 03/04/2016

Interessante
J. Stewart Burns, Al Jean e Ken Keeler, são matemáticos formados pela Universidade de Harvard (EUA), e David X. Cohen e Jeff Westbrook, são físicos pela mesma universidade. Os cinco são roteiristas de Os Simpsons, uma sátira do modo de vida norte-americano criada em 1989 que se tornou uma das séries de televisão mais bem-sucedidas da história.
Como seria de se esperar, muito dos escritores com conhecimentos em matemática de Os Simpsons têm uma paixão por enigmas.
Este livro, lançado pela editora Record, nos traz o mundo dos personagens voltado a Matemática, recorda os episódios memoráveis, em que exploram avidamente os números primos, PI, equações, e diversas teorias e teoremas.


site: http://dailyofbooks.blogspot.com.br/2016/04/resenha-os-segredos-matematicos-dos.html
comentários(0)comente



Rafa 24/03/2016

Os Segredos Matemáticos dos Simpsons
Se você ama os Simpsons, leia! Se você odeia matemática, leia mesmo assim o livro, pois você terá uma viagem inesquecível no mundo do seriado de maior sucesso do mundo e no universo da matemática.

Com o passar dos anos, Reiss se tornou um jovem matemático bem sucedido, ganhando um lugar no time de matemática de Connecticut. Pág 21.

O autor buscou tudo sobre os Simpsons e seus episódios que de uma maneira até mesmo imperceptível acaba transmitindo para os telespectadores, todo o deslumbramento da matemática.

Como seria de se esperar, muito dos escritores com conhecimentos em matemática de Os Simpsons têm uma paixão por enigmas. Página 47.

Simplesmente perfeito! O livro foi muito bem diagramado, contendo tabelas, gráficos, fotos e também piadas nível nerd. Não se preocupe, a leitura é bem fluida e o autor tem uma linguagem bem descontraída, para aqueles que têm uma dificuldade com números e formulas não precisa entrar em desespero.

Deixando um pouco a matemática de lado, uma das coisas que conhecemos, são os responsáveis por todas as piadas e construção de casa episódio dos Simpsons. O curioso é que o pessoal de criação do desenho são formados em matemática e em faculdades de grande renome.

Entretanto, se observarmos bem, veremos que as mãos dos personagens de Os Simpsons só tem quatro dedos de cada ou seja, um total de oito dedos. Pág 168.

Em muitos casos, algumas informações referente à matemática, possa ser algo monstruoso para você, mas não se preocupe, o autor soube expor de um jeito bem claro e sucintos diversos conceitos e formulas matemáticas. Uma leitura divertida, descontraída e com muito aprendizado.

site: http://www.livreando.com.br/2016/03/os-segredos-matematicos-dos-simpsons.html
Dan.ht 25/03/2016minha estante
Serão esses matemáticos os verdadeiros culpados pelo meu fascínio por esta série? Porque eu simplesmente adoro ela! O que me vem à cabeça (além de transmitir os conhecimentos matemáticos) é uma relação entre a criação dos episódios e a matemática, pois tudo ali é cronometrado desde o momento em que algum evento acontece até chegarem no momento em que todos nós esperamos.Dos desencontros aos reencontros.Mas Os Simpsons não é exceção, se pegarmos Scooby-Doo por exemplo, iremos notar que o tempo é muito bem administrado para poder resolver cada mistério até o final de cada episódio.E isso tem que dar certo para ficar legal.Esses desenhos na verdade vão além de transmitir conhecimentos matemáticos...eles nos conquistam na infância e continuam nos encantando até hoje.E que bom que algum conteúdo é transmitido através deles também, não é mesmo? Bom, fugi um pouco do assunto mas é isso o que eu tinha para dizer.Muito obrigado pela sua indicação, eu adorei!!! :)




Ju 19/03/2016

Sempre gostei muito de Os Simpsons, mas até então nunca havia imaginado/percebido que a matemática tinha alguma relação com a série.

Logo no início do livro é apresentado um breve histórico da criação do desenho e ficamos sabendo que vários dos autores possuem formação acadêmica (incluindo Ph.D.) em áreas como Matemática, Física e Ciência da Computação. Isso foi uma grande surpresa para mim, porque jamais imaginei que estudiosos dessas ciências poderiam estar no comando de uma série como essa.

"O processo de provar algo é semelhante ao processo de escrita da comédia, pois não há garantia de que você chegará ao final desejado. Quando tenta criar uma piada do nada (que também é sobre determinado tema ou conta uma certa história), não há garantia de que exista uma piada que se encaixe no que você esteja tentando fazer... e seja engraçada. Da mesma forma, se você está tentando provar algo matematicamente, é possível que não exista uma prova. E com certeza é muito provável que não haja uma prova que sua mente seja capaz de apreciar. Nos dois casos - encontrar uma piada ou provar um teorema - a intuição nos diz se estamos investindo nosso tempo em uma área proveitosa" - David S. Cohen, um dos autores de Os Simpsons.

O autor nos apresenta inúmeras referências e curiosidades do mundo matemático presentes nos Simpsons, sempre indicando o nome dos episódios em que elas aparecem. Achei isso bem bacana, porque assim podemos procurar para ver aqueles que nos chamaram mais a atenção, caso ainda não tenhamos assistido :)

O livro não tem como público alvo apenas amantes ou estudiosos de matemática, por isso Simon sempre apresenta uma explicação dos conceitos abordados. Quase todas as explicações são sucintas e bem claras, inclusive com a utilização frequente de esquemas e figuras. Porém, achei que de vez em quando o autor se empolga um pouco e acaba dando um nó nas nossas cabeças (pelo menos na minha) e nem lembramos mais de que forma aquilo está relacionado com o episódio.

Além de ser uma leitura divertida (sim, matemática e diversão não são excludentes entre si!), é bastante enriquecedora. Gostei de conhecer algumas curiosidades da matemática, como um projeto de lei dos Estados Unidos que tentou fixar o valor de pi em 3 e fiquei super super feliz quando eu sabia alguma coisa sobre o assunto que estava sendo tratado, como os seis graus de separação. Mas a melhor parte para mim foi poder aprender sobre conceitos que eu nunca tinha ouvido falar, como números narcisistas, narcisistas selvagens, vampiros e sublimes. (!!)


Também achei interessante conhecer um pouco os bastidores do seriado e a complexidade por trás da criação dos episódios. Além das dificuldades esperadas no desenvolvimento de uma série animada, ainda havia a questão da matemática que muitas vezes levava os autores a discutir à exaustão. Em "O Mágico de Springfield", Homer faz algumas anotações numa lousa e uma delas (segunda linha da figura) parece ser uma possível solução para o último teorema de Fermat. Para conseguir encontrar os números apresentados, Cohen escreveu um programa de computador! Achei muito incrível o cuidado e muitas vezes o trabalho que os autores tinham para inserir as referências, que muitas vezes passavam despercebidas para a maioria dos telespectadores, mas que poderiam alegrar o dia de um apreciador da matemática que as notasse.

Algo que me agrada nos Simpsons é a abordagem da questão da presença da mulher em áreas e profissões consideradas masculinas, quase sempre por meio da Lisa (apesar da Marge muitas vezes estar envolvida também). No livro são apresentadas várias outras referências e episódios que eu não conhecia e esse foi um dos pontos altos para mim. Como uma mulher formada em Ciência da Computação, sei bem das dificuldades que enfrentamos e da importância e necessidade desse tema ser cada ver mais discutido.

Por fim, ao longo do livro há diversos exames para o leitor fazer, com níveis de dificuldade que aumentam progressivamente. Essas provas consistem em uma série de piadas matemáticas com uma pontuação que o leitor obterá caso consiga entender e rir da piada. Achei a ideia muito interessante e até consegui rir de algumas, mas a maioria só fazia sentido em inglês e com a explicação perdia a graça :(

Apesar da matemática não agradar a todo mundo, acredito que esse livro é capaz de conquistar muitos leitores que num primeiro momento poderiam torcer o nariz para ele e até acabar com alguns preconceitos e receios. Leitura recomendada!

site: http://book-selfie.blogspot.com.br/2016/03/resenha-os-segredos-matematicos-dos.html#more
comentários(0)comente



11 encontrados | exibindo 1 a 11


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR