Brina.nm 01/02/2016A Sedutora - Blog Gordinha AssumidaComeçando a leitura vi que ele era ambientado no Rio de Janeiro, e que teria cenas nos morros cariocas. Achei que por não conhecer nada daquele local seria uma leitura não tão aproveitada, mas para minha surpresa Babi soube situar o leitor tão bem, que quanto mais eu ia avançando nas páginas, mas me sentia no cenário, me sentia quase que em casa.
A descrição dos morros, bailes funks, guerras por poder e os perigos daquele local foram ficando cada vez mais claros, e confesso que morri de medo, afinal nosso ‘vilão’ possui uma maldade sem escrúpulos, e não hexita em matar qualquer um que entre em seu caminho. Alias, se você ganhar uma morte rápida pode se considerar um sortudo, afinal, as técnicas de tortura do morro são horríveis, e fico imaginando que seja mesmo assim na vida real.
Outra coisa que me chamou bastante atenção na obra, foi a crítica que a autora fez sobre a exploração sexual das mulheres no morro. Muitas são tratadas como escravas, trancadas em quartos sem comer ou ter uma higiene adequada, e somente são liberadas para serem acorrentadas em mesas para que os ‘fregueses’ de Macalé possam abusa-las, por um preço bem caro. Muitas não são do país, não falam a nossa língua, e muitas estão ali porque precisam do dinheiro e da segurança para os filhos e família.
James vai para o Brasil na tentativa de estudar e ajudar essas mulheres que são traficadas, mas acaba ‘usando’ uma dessas mulheres quando Macalé –o obriga- a estar na mesma sala que ele. Aí vemos como uma pessoa tida boa pode ser corrompida facilmente, não resistindo à beleza e a luxúria da situação, esquecendo de todo senso moral em troca de prazer.
Mesmo o livro sendo considerado erótico, recomendo a todos que tem receio pelo gênero, pois são poucas as cenas de sexo ou nudez, e a autora soube trabalhar bem em cima delas, não deixando nada vulgar ou detalhado de mais.
Lana é uma personagem muito bem construída. Com seu jeito forte e durão, ela é bem misteriosa, que pouco a pouco vai revelando mais de seu passado, e todas essas relações que possui com o morro vão fazendo sentido. É isso que torna o livro tão surpreendente. Você vai esperando que seja ‘mais do mesmo’, outro erótico bobo que se passa no Brasil, mas o livro é completamente inovador, rodeando o passado e presente de Lana Lima, o perigo que ela corre apenas por tentar consertar as coisa que envolvem sua família.
E o casal, o que posso falar dele? James fica completamente atraído por Lana quando a conhece, e a sua estratégia para ter aquela mulher em seus braços é vencer pelo cansaço, procurando mais sobre ela, o que gosta, onde passa o dia… É claro que ele no começo parece um perseguidor (até ele repara isso.. rsrsr) mas toda a paixão avassaladora que aquela mulher desperta nele, é algo que nunca havia experimentado. E Lana, mesmo sendo uma mulher toda envolta naquele mundo obscuro do morro carioca, é uma pessoa inteligente e rápida, ela sabe sempre o que fazer, quando fazer e principalmente o que não fazer para irritar os figurões, principalmente Macalé.
O relacionamento do casal ocorre aos poucos, passo a passo eles vão se entregando ao que sentem e realmente James vence pelo cansaço de Lana... E, tendo que confessar que no começo fiquei com um pouco de raiva da protagonista, afinal ela era difícil, não deixava James se aproximar e relutava em tudo que ele propunha, mas depois entendemos seus motivos e vemos a sua preocupação em envolver o gringo nos seus planos, que pode ser prejudicial para ambos.
Um pouco a frente da metade do livro, as páginas vão se virando quase sozinhas de tanto que o ritmo se torna alucinante. Babi colocou muita ação nas últimas páginas, e você vai descobrindo os mistérios do livro, vai vendo os motivos dos mocinhos, vilões, o suspense é incrível! E quando respira aliviado que tudo terminou, não terminou nada, acontecem mais coisas e bum! Acaba. Quando terminou eu fiquei desesperada porque o gancho para o próximo livro é gigante, e alguns dos mistérios só serão solucionais nele, então Babi, pelo amor de Deus lança esse segundo livro logo.. rsrsrsr
A Sedutora é um romance completamente no estilo: tiro, porrada e bomba, que vai te prender nas páginas mostrando toda a disputa por poder que acontece nos morros cariocas. Em 274 páginas você vai vibrar, se apaixonar, chorar e principalmente morrer de medo pelo casal, torcendo para que tudo se encaixe no final e que eles consigam fiar juntos. Os amantes de romance e suspense não podem perder esse lançamento, tenho certeza que vão se surpreender com a escrita da autora, e ficar desesperados, assim como eu, pela continuação.
Quote favorita:
Não era só sua beleza que me excitava. Era todo o charme e perigo que ela exalava. Ela me atraía de uma forma que eu não sabia definir, mas que era intenso o suficiente para que eu não conseguisse resistir.
site:
http://www.gordinhaassumida.com.br/2016/02/a-sedutorababi-barreto.html