Hinário Nacional

Hinário Nacional Marcello Quintanilha




Resenhas - Hinário Nacional


25 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


lucianomdjr 09/05/2021

Um compilado de contos gráficos que tratam de dramas bem pesados... O fio que liga as histórias é, em essência, a fragilidade humana.
comentários(0)comente



TainA 08/06/2022

Hinário Nacional
Esses contos interligados parecem tirados da do fundo da minha cabeça. Os sentimentos pesados são expressos com tanta delicadeza, que as páginas passam como garoas perfurantes. Essa leitura é muito fluida e essa edição é impecável.
comentários(0)comente



Margô 13/08/2021

Para Todos
Não conhecia o quadrinista, Marcelo Quintanilha.
Os quadrinhos falam com você , de cenas tão próximas do seu cotidiano, que a sensação é: - Eu já vi isso...-.
Outra característica que muito me agradou, as caricaturas são de pessoas como a gente...rssss.
Vi alguns quadrinhos em que os corpos das pessoas pareciam salsichas...bem, o autor deve ter lá o seu conceito pra ilustrar desse modo, creio.
O Hinário Nacional, é composto por 5 pequenas histórias. Algumas o raciocínio é bem claro, o tempo é linear, e tem uma trama urbana/doméstica.
Pois é, gostei mais da última história, Papai Doce, e da primeira, uma moça que namora um cara meio que intelectual...mas que não vive o mundo dela. Algo assim.
Gostei do livro em si. Capa, ilustração, cor da página...tudo bem lindinho!
comentários(0)comente



Lhyz 21/09/2023

Esse é o minha segunda HQ do Quintanilha e eu estou apaixonada pela forma direta de abordar a vulnerabilidade humana. A arte é incrível, mas o impacto está nos diálogos e na construção das histórias. Esse livro em especial é uma coletânea cheia de dor. Super recomendado.
comentários(0)comente



Luana Vinuto 31/05/2020

Livro Hinário Nacional
O livro trata-se de 6 pequenos contos com temáticas em comum: a fragilidade humana. Uma leitura rápida, ora pesada devido os assuntos, mas de fácil entendimento a HQ. Meu primeiro contato com esse autor e já fiquei curiosa para conhecer outras obras dele.Vale a pena!
comentários(0)comente



Tatiane.Souza 18/12/2020

Profundo, mas tm que ler com calma
A profundidade das histórias de Marcelo Quintanilha que encontrei em outras obras está aqui presente na msm proporção, contudo, adornada de sutilezas que, ao leitor mais apressado e desatento, podem passar desapercebidas.

O autor aborda em seus seis contos o íntimo do ser humano, seus pensamentos, desejos, emoções e traumas, ocultados por máscaras que permitem sermos aceitos pelos outros e por nós mesmos.

Quintanilha faz uso de analogias para narrar estas histórias, contando (não explicitamente) o que ocorre no interior do personagem, limitando nosso acesso a quem de fato são e o que efetivamente acontece.

Aconselho que a leitura desses contos seja feita de forma lenta e reflexiva para que as minúcias possam ser assimiladas e a obra devidamente apreciada.
comentários(0)comente



albertoscerri 17/06/2024

Nesta coletânea de contos gráficos, Quintanilha esmiúça, com dureza e delicadeza, os sentimentos de personagens anônimos que passaram por traumas. Só que as situações que geraram esses traumas são tidas como corriqueiras, apesar de muito cruéis.

O roteiro com idas, vindas e flashbacks, a linguagem poética, os enquadramentos e as análises psicológica e social desses personagens do povo são excelentes. É um livro bem triste.
comentários(0)comente



Júpiter 29/04/2022

Hinário Nacional
Eu gosto muito do estilo do Marcello, tanto artístico quanto de contar histórias, mas ele não sabe escrever mulheres, muito menos sobre o trauma delas, e dá pra ver isso não só aqui, mas no Tungstênio também
comentários(0)comente



Vanessa 11/07/2020

Dramas pesados do cotidiano brasileiro. De todos os contos, gostei mais do Pai Doce, o mais elaborado.

Vale comentar como é gratificante ver o RJ sendo representados por lugares e situações pouco clichês.
comentários(0)comente



Pri 15/11/2016

Hinário Nacional
Olá pessoal!
Estou cada dia mais interessada por HQs, sendo assim hoje venho falar para vocês sobre um que li recentemente e recomendo.
Na obra “Hinário Nacional”, Marcello Quintanilha mostra situações grotescas do cotidiano de muitas pessoas... e por serem acontecimentos frequentes muitas vezes acabamos encarando como fatos “normais”.
Pequenos fatos, muitas vezes imperceptíveis aos olhos externos, mas que provocam grandes dores, magoas e traumas nas pessoas que as vivem.
Temos o caso mais do que “comum” da moça que se sente inferior por não estar dentro dos padrões de beleza e dessa forma, para se sentir capaz de ser amada, abre mão de todas as suas vontades, gostos e desejos. A mulher que se anula para que possa ser desejada por um homem.
Também temos o caso de uma garota que sofreu abuso sexual e se sente culpada por isso... como se ela tivesse feito algo de terrível ou colaborado de alguma forma para que isso acontecesse...
Por mais doloroso que seja, muitas dessas pessoas preferem não falar sobre o assunto para não serem julgadas (isso mesmo, várias vezes a vítima é julgada juntamente com o criminoso).

“E foi a bem que Deus quis que a vespa se aproximasse da lagarta e penetrasse a lagarta e nela depositasse sua semente. E viu Deus que isso era bom. E que, passados os dias, de dentro da lagarta brotasse a descendência da vespa, tendo-se saciado de suas entranhas.”

E tem a história do estuprador que faz o que faz para provar ser quem não é... para provar que gosta mesmo é de mulher, pois nesse mundo machista em que vivemos a única saída que ele consegue ver é essa... e passa a vida inteira se escondendo atrás de máscaras e de remorsos...
Ainda tem outras várias histórias, vários dramas mais do que reais, mas esses vocês terão que descobrir sozinhos.
A edição está maravilhosa, capa dura e apresenta uma combinação de cores super criativa... as páginas internas amarelas são muito originais ;)
Para quem se interessar, o autor tem mais duas obras lançadas pela mesma editora, “Tungstênio” de 2014 e “Talco de vidro” de 2015.
Ao final desse livro e de alguns outros, fui tomada por aquele sentimento de profunda tristeza e completa impotência... vocês sabem do que estou falando... saber que esse tipo de coisa acontece todos os dias com diversas pessoas e o que nós podemos fazer para mudar essa realidade... o que podemos fazer pra realmente melhorar alguma coisa... não apenas ficar assistindo sentindo pena ou dando palpites, como se fosse fácil estar na pele do outro... é tão difícil... porque também sentimos medo, por nós e por nossos familiares... sabemos que também estamos expostos a maldade e quem irá nos ajudar? Quem irá nos salvar desse mundo perdido???
Realmente não sei e gostaria que alguém me dissesse logo, pois minhas esperanças já estão se findando...

Beijos literários

site: http://thehouseofstorie.blogspot.com.br/2016/09/hinario-nacional.html
comentários(0)comente



Comodín 13/11/2016

Nossos preconceitos mais sombrios
Os quadrinhos giram em torno das formas de preconceitos mais arraigadas que o brasileiro carrega. Machismo, relações tóxicas de aparente superioridade, racismo, preconceito com nordestinos... tudo muito sutil, resumido em poucas palavras e graficamente impactante. Sinto que dava pra desenvolver mais algumas histórias, mas recomendo a leitura, de preferência lentamente. Nem toda história é absorvida na primeira vista.
comentários(0)comente



Marker 13/02/2020

Melhor Quintanilha lido até agora. Não sou maior fã daquela agonia e sujeira nde tungstênio, soa meio caricato demais. Esse é lindo.
comentários(0)comente



Sandro 26/12/2019

Brasil.
Já Viu aquele meme: "coisas que representam Brasil mais do que Samba e futebol"?
Então, lê essa obra aí. Bônus pra quem mora no Rio e já pegou a barca.
comentários(0)comente



Biblioteca Álvaro Guerra 25/09/2018

Hinário Nacional é um romance gráfico de Marcello Quintanilha lançado em 2016 pela editora Veneta. O livro conta seis histórias independentes, mas que possuem um entrelaçamento sutil. O principal tema abordado nas histórias é a variedade de formas que a violência pode se manifestar na vida das pessoas.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. De graça!

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788563137579
comentários(0)comente



Julyana. 03/05/2016

Gosto tanto desses retratos do cotidiano que o Quintanilha pinta...
su fern@ndes 04/05/2016minha estante
gostei demais também, Ju. dolorido, né


Julyana. 04/05/2016minha estante
É de verdade, né? Acho que por isso doi...


su fern@ndes 05/05/2016minha estante
sim. a verdade machuca...




25 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR