Epopeia de Gilgámesh

Epopeia de Gilgámesh Sin-léqi-unnínni
Anônimo
Anônimo




Resenhas - A Epopéia de Gilgamesh


140 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 9 | 10


Anderson Theodoro 18/11/2021

Revelador
Muito interessante a leitura. Nos remete ao pensamento de uma sociedade antiga e também nos faz refletir sobre a dependência da humanidade aos "deuses".
comentários(0)comente



Aline 04/12/2021

Uma aventura épica
Um livro bastante interessante, narra a história do rei Gilgamesh que procurava a imortalidade. Enkidu seu inimigo, se transformou em seu amigo e irmão. A história mais curiosa é a do dilúvio (que tem mais de 4 mil anos). Enfim, um bom livro.
comentários(0)comente



Murasakibara12 31/12/2021

A primeira obra
É simplesmente incrivel poder estar lendo uma obra traduzida de tábuas de barro de 4.100 anos atrás. A poética precisa de algumas camadas de legibilidade para ser entendida, mas é muito interessante o modo como é explicitado o amor, o mitológico e a morte. A relação do Gilgamesh com o guerreiro Enkidu é incrivelmente complexa para os termos narrativos e a jornada em si tras muitas implicações socioculturais do berço da nossa civilização, e a tradução direto do acadio é com certeza única.
comentários(0)comente



Jonathas dos Santos Benvindo 17/03/2022

Acho que a resenha é mais pela qualidade do livro em si do que pelo texto. O livro é cheio de anotações que auxiliam muito a compreensão, linhas cronológicas com vários eventos da época em que o texto foi escrito, como foi feita a tradução e muitas outras coisas. O texto é um pouco confuso mas é bem interessante em certas partes, mas tem muitas palavras faltando justamente por que o original também estava faltando essas palavras, e o texto (isso é bem legal) narra sobre o dilúvio que também aparece na Bíblia, ou seja, com isso sabemos que essa história esteve presente em mais de um cultura - tendo ele de fato acontecido ou não. Enfim, uma leitura rápida mas complexa. É bom conhecermos a história da literatura do mundo. Ja li os principais da literatura ocidental e agora iniciando a leitura da literatura oriental.
comentários(0)comente



IGDrumond 31/03/2022

Ele que o abismo viu
?Gilgámesh que o abismo viu, o fundamento da terra,
Seu caminho conheceu, ele sábio em tudo?

O primeiro registro escrito da história da humanidade é simplesmente uma obra prima!
Uma narrativa envolvente, um protagonista que se humaniza cada vez mais com o decorrer da obra (mesmo indo em busca da imortalidade) e uma excelente jornada do herói: essa é a Epopeia de Gilgámesh

Ao final do poema propriamente dito, os comentários de Jacyntho Lins Brandão sobre cada tabuinha ajudam na compreensão e contextualizam o leitor em relação à mitologia do antigo povo mesopotâmico!

10/10
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Milinha 28/02/2023

Gostei muito da edição com ótimas notas e um bom sistema para avisar as partes de texto que não foram recuperadas. além disso bem lindinha!
comentários(0)comente



SadRato 07/03/2023

Uma mensagem sobre morte e imortalidade
"A epopeia de Gilgamesh" não é um texto fácil, mas também não é difícil. Há lacunas entre os versos que podem atrapalhar um pouco, porém é possível compreender o contexto geral.

Recomendo a versão com os comentários de Jacyntho Brandão pois expande um bocado as interpre6e estudos sobre a obra.

No mais, a epopeia de Gilgamesh é um relato que nos deixa pensativos sobre a mortalidade dos humanos e os jogos que os deuses fazem com a humanidade.

Atente-se à tabuinha 11 e seu relato mesopotâmico do dilúvio.
comentários(0)comente



ga.galvao 29/03/2023

Épico
Bom, se espera uma leitura fácil e completa fuja dessa epopeia.

A verdade é que algo tao antigo nao poderia vir a luz da modernidade sem peças faltando. Mas ainda assim causa um grande impacto.

Diria que as palavras aqui tem poder. A repetição de frases nos faz pensar em mantras.

Conhecer Gilgamesh e um pouco sobre a mitologia dessa civilização perdida, assim como sobre seu conto sobre o diluvio foi uma experiência majestosa.
comentários(0)comente



Camaradalopes07 27/04/2023

Clássico!
A epopeia de gilgámesh é em forma de tabuinhas que conta uma aventura do nosso querido rei, que ao seu caminho vive uma aventura épica com várias mitologias suméricas.
comentários(0)comente



vininho 30/04/2023

O incrível da leitura de Epopeia de Gilgamesh é a possibilidade de ter contato com o texto literário mais antigo que se tem conhecimento. Toda a construção épica de personagens, deuses e fábulas, leva a tudo que conhecemos das grandes fantasias - ou seja, é inegável a influência desses textos orientais no imaginário popular e na criação de novos conteúdos.
comentários(0)comente



sadproses 12/12/2023

Os primeiros gays do mundo
Two bros chillin in a hot tub five feet apart because they are not gay

agora sério:
fiz um trabalho de faculdade sobre o relacionamento de enkidu e gilgamesh, por isso acabei relendo umas 3 vezes. acho que independentemente da interpretação em relação a homossexualidade ou não dos protagonistas, é pra além de uma obra clássica absurda que sobreviveu ao tempo e inspirou outras histórias, uma narrativa sobre companheirismo, amizade e a possibilidade de mudança
comentários(0)comente



beatrzzz 18/12/2023

Essa aventura fabulosa é uma narração sobre o dilema humano mais simples e mundano: a morte. Tal história, sem autor atribuído e, possivelmente, a obra literária mais antiga já produzida, vem contando há centenas de anos essa grande questão da coletividade humana através dos feitos épicos de Gilgamesh. Além disso, admiro como o autor (ou autores) escolheu tecer essa aventura a partir da amizade entre Gilgamesh e Enkidu, pois o encontro dessas duas figuras é o momento chave da epopéia: das diferenças entre eles nasce a complementaridade, e, desta, nasce o equilíbrio, que conduz à compensação das faltas entre um e outro.

Essa história é sobre uma amizade que se constrói sobre diversas ações e desemboca na morte e na imortalidade. Enquanto existirem humanos, pensaremos sobre isso, e a antiguidade dessa obra nos diz que nossos medos e desejos mais profundos não são tão diferentes dos povos antigos. Os versos de Gilgamesh sobre seu legado nos revelam como a imortalidade pode ser alcançada nessa nossa ligeira travessia pela vida - e ao terminar o livro, percebemos que ele não poderia estar mais certo!
comentários(0)comente



Marlon164 23/01/2024

Digno de Nunca ser Esquecido
A história da epopeia é fascinante e suas discussões filosóficas estão muito a frente de seu tempo e personagens extremamente humanos. O primeiro dos grandes heróis da literatura, uma história que daria a origem a muitas histórias.

Sobre o livro em si particularmente particularmente me incomoda o fato de que a epopeia só começa depois da metade. É extremamente massante ler tanto sobre artigos científicos que só seriam interessantes caso eu já tivesse lido a obra. Esse problema seria facilmente resolvido se no início do livro houvesse um rápido e contexto sobre a obra e o período histórico e toda o texto que foi colocado como "introdução" fosse colocado no final do livro.

"esse também é o destino dos homens"

"ele que o abismo viu"
comentários(0)comente



140 encontrados | exibindo 121 a 136
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 9 | 10


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR