Pam 05/01/2021
Não é bem uma resenha
Eu li esse livro na mesma época que li o o comentário expositivo do Hernandes Dias Lopes sobre 1 Timóteo.
Dois livros, duas religiões, dois contextos culturais, o mesmo Deus e uma Pamela tentando dar conta de tudo, rs.
Ler esses dois livros na mesma época causou uma das maiores crises na minha fé. Tive crises com a Bíblia e com Deus. Fiquei exausta e cética.
É triste ver como a igreja evangélica ainda tem silenciado, menosprezado e secundarizado a mulher. A ordenação pastoral feminina ainda é um tabu, e quando ordenada, a pastora é esquecida nos atos litúrgicos, sua função é muito limitada. A mulher solteira ainda é um estigma, e quando se casa muitas precisam seguir o ministério do marido.
Pastoras e líderes solteiras? Conheço poucas! Pastoras, líderes e missionárias que têm liberdade de pregar a toda comunidade e não apenas para ministérios femininos? Ainda é um número muito baixo.
Em pleno século XXI há igrejas que proíbem a mulher de pregar, de ensinar no púlpito!
Me ver nesse contexto evangélico tão controverso e ler o romance de Khaled Hosseini, que retrata a história de duas mulheres na cultura islâmica, gerou em mim uma indignação que eu [não] estava preparada para lidar. Mas como não entrar em crise?
Durante esse tempo confesso que peguei um pouco de ranço da Bíblia, mas ao mesmo tempo buscava em Deus uma direção, não conseguia entender porque as religiões são tão opressoras. A postura de Jesus era o que me dava paz, mas eu não entendia como ainda pessoas podiam endossar discursos tão distantes da forma como Jesus agiu com as mulheres.
Duas orações e duas respostas foram determinantes para me sustentar nesse tempo.
A primeira foi no meu quarto, na minha cama, estava desesperada questionando Deus porque o ambiente religioso é tão desfavorável à mulher, cheio de preconceito e opressão. E Deus respondeu da forma mais inusitada e moderna possível, Ele disse em meu coração para colocar no YouTube as palavras "A Bíblia e as mulheres", confesso que achei estranho, estava chorando e esperando uma resposta super espiritual, mas obedeci e BUM, estava ali o vídeo que trouxe paz em meio ao caos.
A segunda oração foi numa igreja, eu estava ainda muito relutante com a Bíblia, mas disse a Deus que eu não queria deixar de acreditar na Palavra, mas eu também não queria ser silenciada.
E novamente Deus respondeu de forma inusitada, veio por meio de uma oração em inglês sendo traduzida diretamente pra mim, o Senhor disse que me daria entendimento e inteligência, que a voz do ES precisava ecoar acima das outras vozes em minha mente e que por mais que me sentisse escondida agora, Ele me daria espaço. ?
Enfim... é claro que não foi coincidência ler esses livros juntos. Deus sabia que eu precisava passar por essa crise para conhecê-Lo mais e para me posicionar.
Eu mesma já reproduzi tantos discursos que hoje eu acho uma loucura. Então preciso ter paciência, amor, empatia, mas também saber que haverá tempos de silêncio, mas também tempos para eu me impor.
As crises são determinantes em nossas vidas, abrem caminhos para uma nova era, uma nova vida, uma nova visão. Aliás, a crise se transformou numa missão. #crise #biblia #mulher #acidadedosol #deus #khaledhossei