Rodrigo Coxta 05/03/2016
Espelho de Cores, Reflexo de Lições
Gabriel faz parte de um grupo de jovens da Igreja intitulado Mensageiros.Entre os integrantes desse grupo,existe Anabelle. A Garota loira e de olhos verdes,era até então a paixão secreta de Gabriel.Ele já babava por ela na escola e depois de entrar nos mensageiros o interesse brotou de vez.
No mesmo grupo,Gabriel fez um grande amigo:Juan. Este,diferente do outro,era popular.Tocava violão,dono de um par de olhos esverdeados,rosto e corpo bonitos e que era sempre muito simpático e atencioso com todos,conquistou a amizade e confiança de Gabriel,que então contou seus sentimentos sobre Anabelle para o amigo.
Juan deu a maior força para que o amigo chegasse na garota e lhe abrisse o coração.E Foi assim mesmo que Gabriel fez.No mesmo dia,na escola,o rapaz chegou para a amiga e lhe confessou tudo.Disse que a achava linda,interessante,delicada e que o fato de ela fazer parte do grupo da Igreja fazia com que ela fosse mais ainda a garota ideal para ele.A Reação da menina mesmo surpresa,foi bem tranquila.Agradeceu por ele a achar tão interessante e falou coisas sobre não desistir do amor,mas o rejeitou soltando a bomba que ele não esperava.
O Dia tinha acabado para Gabriel.Triste e desiludido ele recorreu ao seu melhor amigo.Juan o convidou para almoçar na sua casa e depois jogar Guitar Hero,pra tentar animá-lo.Até que nessa brincadeira algo acontece causando constrangimento e total surpresa,os deixando totalmente desnorteados,e nessa hora,Gabriel inventa qualquer desculpa,pega sua bike e vai embora...confuso...aos prantos...desesperado.
Gabriel estava um turbilhão de sentimentos depois do ocorrido.Perturbado com o que seu corpo,mente,coração e convicções gritavam. A sua quase tentativa de suicídio na rua foi interrompida por Bruno,também seu colega de grupo da Igreja,que o viu naquela situação e pegou Gabriel para um lanche,na tentativa de o ajudar de alguma forma.
Bruno,também com seus 17 anos,entendia Gabriel.Já tinha passado por muita coisa e aceitado a si próprio,sem conflitar com sua vida no Mensageiros.
Depois que tudo isso aconteceu,Gabriel se afastou do grupo e de Juan. Se dedicou mais ainda à sua paixão em escrever no seu querido caderninho azul,no qual despejava todos os seus sentimentos fosse como prosa,ou poesia.Mas semanas depois,Juan procurou o amigo na tentativa de retornar a
normalidade que era antes de tudo aquilo.Gabriel foi reluto,mas naturalmente,estava voltando às reuniões do grupo,participando de atividades já se aproximando novamente de todos,principalmente de Juan.
Num luau organizado pelos Mensageiros,Gabriel aproveita um tempo a sós com Juan e tenta explicar um pouco como está se sentindo em relação a tudo que aconteceu.Juan escutou tudo de forma atenciosa,e até compreensiva,explicando que as vezes é difícil se achar encaixado num mundo tão cheio de regras.Chegou até a falar que "você não está sozinho nessa."
Mas o que isso queria dizer realmente...Gabriel não conseguiu descobrir naquele momento.
Convidado pelos colegas de grupo,Gabriel aceita o convite de passar o Réveillon com todos no Lago Azul.Um local muito bonito na cidade.Com seus relacionamentos devidamente reatados com os amigos,Gabriel nem imaginava que esta fatídica noite traria emoções muito mais intensas do que as comemorações de ano novo.
Preciso confessar que fiquei muito passado(nem imaginava o que ainda estaria por vir) com as cenas que viriam a seguir..Senti a dor de Gabriel,apesar de nunca ter passado por isso(Graças a Deus!haha).Algo que destruiu corações...exatamente,no plural!
Muita coisa acontece após.Os capítulos começam a ser narrados não só por Gabriel.Mas também por Juan,Anabelle e até Bruno. O Leitor começa a conhecer cada lado da história e a entender a visão de cada um. Gabriel reúne todos,pra tentar pôr a história a limpo e jogar tudo num livro.Mas acaba se frustrando,pois há divergências,principalmente da parte de Juan.
Anos Depois,cada um está seguindo sua vida. Anabelle e Bruno resolvem fazer uma surpresa no dia do aniversário de Gabriel,que está morando na capital.O Aniversariante,depois de um dia estressante de trabalho e aulas,fica muito feliz ao receber a visita dos dois amigos,mas sente a falta de uma peça importante do passado...Juan.
Aquela reunião reaviva a vontade de continuar o projeto do livro. E esses planos,junto com as tentativas de contactar Juan são o que levam essa história a MAIS REVIRAVOLTAS IMPRESSIONANTES que deixam o leitor de boca aberta.
Aparecem novos personagens que vão fazer toda a diferença para que a corda bamba que é esse drama balançar ainda mais!
Me peguei rindo muito,refletindo bastante,torcendo demais...amando alguns personagens,odiando outros. Não lhes direi quais são.Pois ao terminar a obra você vai tirar suas próprias conclusões.Você certamente conhece algum Gabriel,alguma Anabelle,Juan ou Bruno. São histórias que poderiam sermos nós mesmo contando.Dramas diários de adolescentes,jovens e adultos comuns.
O Livro possui vários poemas muito coerentes com as situações de cada capítulo. A Estrutura da narrativa é muito diferente do que eu sou acostumado a ler,e creio que da maioria também. Excluindo travessão e acentos como o "ponto" e a vírgula,em certos parágrafos,desconstruindo a formalidade tão comum presente na literatura clássica e contemporânea. Parece estranho,e foi,de certa forma pra mim,no início.Até conseguir captar a necessidade da falta desse padrão,dando uma nova alma na interpretação do texto.
Há "prints" das mensagens de texto trocadas pelos personagens,que nos dá certa familiaridade com o que realmente vivemos hoje em dia. Ou seja, existem muitos detalhes,muita preocupação,muita alma e muita dedicação nessa obra.Desde a temática envolta da descoberta da sexualidade, questionamentos de padrões sociais,amizades,paixões,autoconhecimento...não há como você devorar esse livro sem tirar no mínimo algumas lições para sua vida.
site: http://estantelivrainos.blogspot.com.br/2016/01/resenha-espelho-das-cores-pedro-ivo.html