spoiler visualizarTonystk 15/08/2024
"Harry Potter e o Enigma do Príncipe"
Que livro FANTÁSTICO!!!
Poder conhecer mais a fundo o passado e vida de Voldemort foi sensacional, descobrindo seus pontos fracos e sua ânsia por poder. A forma como isso foi feito também, como a Hermione disse em um trecho, não existe forma melhor de derrotar um inimigo do que saber tudo sobre ele, como ele pensa e como ele age.
O professor Slughorne e a poção Felix Felicis virando uma marca nesse livro, ele acabou entrando para a lista de professores preferidos skkskssk e a poção sem dúvidas é a que eu acho mais incrível!!! Fazendo "milagres".
Uma coisa que me intrigou muito era saber por que a Tonks estava tão mal, quando alguém ia comentar sobre, era interrompido e eu ficava pistola skskskks. Mas no final entendi, ela só estava apaixonada pelo Lupin, a ponto em que seu Patrono mudou. Achei muito fofinho que no final eles se resolveram e ficaram juntos.
Ah, e teve o Harry finalmente ficando com a Gina!! Isso foi fantástico!
Sobre o príncipe mestiço, eu acabei levando um spoiler antes de ler o livro kskskskks e soube que era o Snape. Mas mesmo que eu não soubesse, senti que o livro deixa BEM óbvio quem é. Tipo, está na cara kskskskks. Fiquei mais pensando como o Harry reagiria quando descobrisse que a pessoa que ele passou o livro todo defendendo da Hermione era ninguém menos que Snape, a pessoa que ela mais odiava.
Finalmente descobrir o que eram as horcruxes foi de explodir a mente, acho que uma das minhas partes preferidas desse livro. Cada uma delas sendo mencionada, o anel, o medalhão, a taça, a cobra e enfim. No começo fiquei meio confuso para entender como funciona, mas depois, tudo fez mais sentido.
Em relação à fatídica morte que ocorre no final, não mexeu tanto comigo pela morte do Dumbledore (não sei se é porque acabei descobrindo sem querer), mas eu senti mais pelo Harry e pelo Hagrid. Eu fiquei com o coração partido pelo Harry. Mais uma vez, uma pessoa que ele amava, que se importava com ele, morreu em sua frente e ele não pôde fazer nada. Como ele mesmo mencionou "Não podia deixar mais ninguém ficar entre ele e Voldemort", então ele não poderia deixar que isso o abalasse, que isso o afetasse de tal modo que o deixasse "paralisado" a ponto de desistir disso tudo e tentar viver sua vida "normalmente". Como Dumbledore mesmo disse, Harry poderia facilmente desistir da profecia, largá-la de mão e não segui lá. Mas muito pelo contrário, ele se manteve forte, esperançoso, determinado! Ele quer mais que tudo que essas mortes se encerrem! Isso mostra como ele estava sendo forte, apesar de tudo que ele viu, de todos que perdeu... Não desistiu, permaneceu forte e de cabeça erguida, pronto para enfrentar o mal.
A forma como Harry sentiu empatia pelo Draco foi de me fazer chorar. Ele poderia ter pegado ainda mais ódio pelo garoto, e jurar ir atrás dele junto do Snape para vingar a morte de Dumbledore. Mas não, ele sentiu pena do Draco, se pôs no lugar dele, e imaginou como ele estaria agora que não cumpriu a missão que lhe foi dada.
Fiquei meio pá com o Snape no final, ele é um personagem que eu gosto apesar de fazer algumas merdas... Mas não achei que ele chegaria a esse nível.
Esse livro mostra bem como os garotos amadureceram, mas eu sinto isso no livro também, como eles estão agora entrando na fase adulta. Senti que o livro foi nesse embalo também, com narrativa mais madura. Tem partes em que até fiquei surpreso KSKSKSKSK porque não tinha nos outros certos tipos de coisas. Ele também tem uma pegada bem dark, o que eu gostei bastante, sempre tem um negócio sombrio aqui e ali.
Mas no geral, que livro INCRÍVEL!!! Narrativa fluida, plots bem construídos, final bem elaborado. E você nunca fica entediado nele, sempre tem algo acontecendo fazendo com você mergulhar de cabeça nele a ponto de não querer parar de ler skksksk. Um dos melhores livros até o momento.