raduan0 14/12/2023
"Um homem de Dumbledore"
Assisti os filmes de Harry Potter quando eu era criança, e lembro claramente de não ter gostado quase nada do filme de "Enigma do Príncipe". Descobri, mais tarde, que nem os fãs gostavam da adaptação (algo que hoje eu não entendo, pois passei a amar o longa), mas que o livro era o melhor da saga.
E ele realmente é. Do começo ao fim. Os primeiros capítulos já chamam a atenção por serem bem diferentes - nem sequer são contados no ponto de vista do Harry. Nele, vemos de uma vez por todas o quão real é o terror sobre a volta de Voldemort, e assombra não só os bruxos, mas também a comunidade trouxa. E é esse o clima que sentimos durante todas as páginas, mas claro, com uma paixão muito grande e acolhedora entre os personagens.
Entre essas relações muito bem construídas, o maior destaque é, indiscutivelmente, o convívio entre Potter e Alvo Dumbledore (diga-se de passagem, meu personagem favorito, principalmente depois de terminar esse volume da série). Na verdade, eu diria que todo o livro gira em torno desses dois (além do professor Snape - um dos personagens mais complexos do universo). A confiança, admiração e respeito que um tem pelo outro são tão evidentes que você, como leitor, sente-as mesmo depois de terminar um capítulo e guardar o livro para continuar depois. Durante o dia, enquanto eu não podia dar segmento à leitura, era como se ficasse o tempo todo ansioso para poder pegar o livro de novo e ver mais interações dos dois. Harry tornou-se tão fortemente um homem de Dumbledore, que faz com que todos nós queiramos ser também.
Já Hermione, Rony e Gina continuam sendo tão essenciais e reconfortantes como sempre. É lindo ver que, mesmo 6 anos depois, eles continuam com os mesmos traços que tinham desde o primeiro livro, apesar de terem evoluído muito.
Se a sua vez de ler "O Enigma do Príncipe" chegou, te desejo uma excelente leitura, e prepare-se para as páginas com mais tensão e emoção desde "A Pedra Filosofal". É, sim, o melhor livro de Harry Potter - pelo menos, até agora...