RayLima 31/08/2023
Sobre acreditar no melhor das pessoas
O penúltimo livro da saga HP é um dos mais emocionantes, cada vez mais próximos do confronto final, Harry (e o mundo bruxo em geral) sofre uma perda irreparável.
?E agora, Harry, vamos sair para a noite em busca dessa sedutora volúvel, a aventura.?
A narrativa segue a tendência dos últimos livros e continua se tornando cada vez mais adulta, acompanhando os personagens. Os laços cada vez mais fortalecidos, tanto na amizade quanto no amor romântico. Rony e Hermione passam o livro inteiro em pé de guerra, mais pela imaturidade dele do que qualquer outra coisa, mas isso é importante para que o casal finalmente entre em sintonia e o leal amigo de Harry possa ter um salto de desenvolvimento. Por outro lado vemos Harry se dando conta dos seus sentimentos por Gina (que pra quem apenas viu os filmes, posso afirmar, aqui ela é muuuito mais legal). É muito bem trabalhado o florescer desse amor dos dois e não atrapalha em nada o nosso protagonista, pelo contrário, ajuda a mostrar o quanto ele cresceu.
??torta de caramelo, resina de madeira em cabo de vassoura e algo floral que ele pensava ter sentido n`A toca.?
?Harry, sentiu a repentina presença do aroma floral que reconhecera na masmorra de Slughorn. Ele se virou e viu Gina ao lado deles.?
Apesar das amenidades que citei acima, o clima está cada vez mais tenso. Malfoy, que antes era só um garoto mimado e birrento, agora representa um perigo real, mas ninguém parece levá-lo a sério. Os Comensais da Morte, fiéis seguidores de Voldemort, causam cada vez mais danos, afetando inclusive o mundo dos trouxas. E Harry continua desconfiando de Snape (meu personagem favorito).
?Confio plenamente em Severo Snape.?
Mas esse livro é todo dele, o maioral: DUMBLEDORE! Que homem grandioso. Esse livro é o que ele mais interage com Harry, e para além da ação e toda aquela aventura dos capítulos finais, o mais impressionante é todo o percurso até chegar àquele ponto. Todo o ensinamento e sabedoria que ele passa ao Harry que é muito mais do que ele aprende nas aulas de Hogwarts.
?Você ainda é jovem demais, Harry, para compreender a pessoa extraordinária que você é.?
É lindo como ele enxerga Harry, e não somente a ele, mas a todos. Esse é meu grande poder de Dumbledore, ver e acreditar no melhor das pessoas. Precisa ser muito forte para fazer isso, pois para a maioria das pessoas isso é considerado uma fraqueza, até mesmo para as pessoas boas. Dumbledore entendeu que somente se unindo e enxergando além das aparências é que se tornará possível vencer Voldemort.
?E você está se esquecendo da maior fraqueza de Dumbledore: acreditar no melhor das pessoas.?
E esse final, hein? É incrível a capacidade que a autora tem de escrever algo tão bem e tornar esses personagens tão reais, tão cativantes a ponto de mesmo já sabendo a história de cor a releitura ainda ser tão impactante como se estivesse lendo pela primeira vez. Eu sempre choro com esse final. E mal posso aguardar pra chorar novamente com o próximo e último livro da saga.
?Era importante, dissera Dumbledore, lutar, e recomeçar a lutar, e continuar a lutar, porque somente assim o mal poderia ser acuado, embora jamais erradicado...?