Cris 25/07/2016
Um presente do Passado
Breno Velasques e Lívia de Albuquerque se apaixonaram na adolescência e viveram um puro e inesquecível amor. Antes disso, uns três meses antes, ambos se aproximaram apenas por uma necessidade de Breno em se dar bem em uma matéria do colégio, e como Lívia sempre fora uma aluna aplicada, ele viu nela a oportunidade de melhorar seu boletim de notas. Lívia por sua vez o admirava por três longos anos, mas, como não era a típica líder de torcida que o atleta costumava sair e sim uma nerd invisível dotada de livros e mais livros, ela acabou ficando no escuro e guardando para si esse sentimento que apenas crescia com o passar dos anos. O medo de sofrer uma decepção não impediu Lívia de aceitar a proposta de Breno e, quando menos percebemos a atração deu lugar ao amor e mais um casal era formado. Porém, nem tudo são flores, Breno tem uma ex-namorada que não descansará em tentar separá-los, todas as suas investidas não deram certo, até que um acontecimento, infelizmente, destrói de uma vez por todas a bolha de amor que abrigava o recente casal de namorados...
Nem mesmo dez anos foram necessários para que Lívia esquecesse seu primeiro e único amor, e após uma longa viagem à Europa, ela estava de volta à sua cidade natal apenas com uma finalidade: trabalhar incansavelmente! Por obra do destino, Breno a reencontrou e desta vez tentará explicar e reaver todo mal-entendido do passado a fim de reconquistar a mulher que nunca saiu dos seus sonhos. Será que Lívia aceitará seus pedidos de desculpas e tentativas de reaproximação? Quais segredos estão por trás da repentina separação entre eles?
(...) O destino não foi justo com a nossa história, mas se ele proporcionou o nosso reencontro, é porque talvez ela ainda não tenha chegado ao fim.
Conheci 'Um Presente do Passado' lá trás quando o romance ainda era uma Fanfic no extinto site para escritores, Nyah. Lembro que na época aguardava ansiosamente por cada atualização, afinal, era apaixonada pela história, ela me remetia o primeiro amor de uma maneira linda e em grande parte dolorosa. Hoje, anos mais tarde, tive a oportunidade de ler sua versão impressa, e... confesso que me decepcionei, na certa criei a maldita expectativa alta. Entendam, o livro é bom, a composição inicial da trama enche os olhos do leitor, mas, achei que a autora acabou cometendo alguns deslizes ao longo dos capítulos, revelando-nos um desfecho vago e um tanto abrupto.
A premissa do livro é apaixonante, a autora soube mesclar muito bem passado e presente intercalando a narrativa entre os pontos de vista entre o Breno e Lívia, com isso, tornou-se muito mais fácil o entendimento do leitor acerca do início do relacionamento dos dois, e por mais que o amor tenha acontecido em um curto espaço de tempo, eu consegui sentir a conexão de ambos. Assumo que gostaria de ter lido mais sobre o começo de tudo justamente pelo fato da composição ser muito gostosa e um tanto nostálgica, como mencionei, ela me lembrou a inocência do primeiro amor e suas adjacentes. Enfim, queria mais um pouquinho do Breno e da Lívia quando eles eram novinhos. Quando o livro deixou de reviver os momentos do passado e começou a destrinchar o presente dos dois, pude encontrar protagonistas profissionalmente bem encaminhados embora quebrados no que se refere ao amor. A rápida solução em proporcionar um desfecho a meu ver foi o principal deslize cometido por Evy Maciel, para mim ainda tinha história a ser trabalhada e trauma a ser superado, somente depois eu estaria preparada e disposta a ler o tão especial felizes para sempre esperado por - quase - todos.
Por mais que eu esperasse muito mais do livro, não posso dizer que não gostei do que li. Alguns incômodos que tive ao longo da leitura no quesito desenvolvimento do enredo ou até mesmo erros de acentuação podem ser pouco importantes ou até mesmo ignorados por alguns leitores, sendo assim, leiam e tirem suas próprias conclusões. A escrita da autora é simples e fluida, e como o livro mal tem duzentas páginas, seu término virá em no máximo dois dias, no meu caso veio em quatro, mas isso não é pauta para a resenha rs!
É isso, aos que vão ler, boa leitura!