Heitor Oliveira 14/02/2013minha estanteSem dúvidas, essa foi uma das melhores resenhas que li sobre a saga Crepúsculo. Só pra constar, eu realmente não gosto da saga, mas não a odeio desde sempre, só passei a desgostar mesmo após ler os livros, especialmente Lua nova e Amanheecer.
Gostei da Resenha sobretudo pela coerência. Foi Breve e não deixou de ressaltar os pontos positivos que a saga realmente tem. Concordo com a maioria das opiniões inclusive sobre o fato de ECLIPSE ser o livro melhor construído.
Vamos as minhas impressões que podem não ser tão breves assim.
1- Acho que Crepúsculo poderia ser um livro só: isso mesmo, acho que poderia ser um livro só. Porque? então vamos aos próximos tópicos.
# O primeiro livro tem uma história bem simples e definida e, embora pudesse ter 30 ou 40 paginas a mais se a Bella não dissesse "ele é lindo" ou inserisse a palavra "lindo" em tudo que se refere ao personagem. Crepúsculo é o melhor livro porque a Stephenie Meyer ainda não se aprofundou nos personagens, eles conseguem ser levemente interessantes e ainda compreensíveis. Tem o mérito que eu não tiro de reinventar um mito secular a sua própria maneira, o que facilita sua simpatia ao primeiro instante, e nesse livro até os poderes dos vampiros são sensacionalmente bem escolhidos, nada muito extraordinário: Edward lê mentes, Jasper manipula o humor com o contato, Alice vislumbra o futuro, Carlasle é imune ao desejo de sangue.
#Lua Nova é um livro, com todo respeito, particularmente inútil, é o que me fez realmente odiar a saga, demorei dois meses e meio para ler. Acontece é que Edward vai embora, a Bella fica letárgica por meses e depois o Jacob(Team Friendzone) entra na jogada até o vampiro voltar. A subtrama do despertar de lobo de Jacob podia ser inserida em algum lugar entre a metade de CREPÚSCULO e o inicio de ECLÍPSE. A ausência do Edward poderia ser encurtada, o arco do triângulo amoroso poderia ser adiantado, não a passagem do tempo mas a escrita retardatária, apesar de simples. Pontos importantes do livro: história dos Volturi, de Carlasle e Esme, final do livro.
#Eclipse é o meu livro preferido, o único que eu realmente simpatizo que consigo ler sem querer arrancar os cabelos. A trama é definida, os vilões são um pouco melhor explorados. A Stephenie deu alguns tropeços como matar inexplicavelmente a vampira Bree Turner. Esse livro tem as histórias de Jasper, Rosalie e Alice, que são as melhores passagens da saga inteira.
#Quando você pensa que há esperança para os vampiros brilhantes, eis que surge AMANHEECER. O pior livro da saga. Bella e Edward finalmente se casam, eles finalmente vão pra cama, amém. E a bella engravid... oh, wait. Se esses fossem os vampiros de Vampire Academy, que são seres da magicos e vivos, isso poderia acontecer, mas os vampiros de Meyer são mortos, de mármore. Eles não precisam de ereção, são de mármore, mas esperma não existe em hipotese nenhuma. E a do esperma congelado não cola porque a pessoa demora cerca de 2 ou 3 dias para ser transformada em vampiro segundo a própria Meyer, e seu corpo queima tanto que certamente fritaria todo o esperma. Os Capítulos do Jacob são agradáveis porque ele é favorito de quase todo mundo que odeia Personagens inverossímeis como o Edward, ele é um dos poucos homens verossímeis da saga, ao passo que Leah seria uma das mulheres. O final é que ferra tudo, vampiros a lá X-men, sem boas explicações, erros de coesão e continuidade e uma batalha épica onde ninguém morre, o filme foi inteligente em transformar tudo numa visão da Alice, faz mais sentido que uma conversa amigável e final feliz.
#Pontos Positivo: adolescentes lendo. Reinvenção de um mito. Jacob, Jasper, Alice, Carlasle, Leah, Sam, existem muitos personagens secundários bem construídos, eles é que seguram a saga, na minha opinião.
#Pontos Negativos: Stephenie Meyer pecou ao não pesquisar com um pouco de afinco o assunto onde ela se meteu, não se preocupou em explicar o que escrevia, os leitores não são idiotas, não vão engolir desculpas idiotas. Edward Cullen tem mais de 100 anos de vida, ser formou no High School dezenas de vezes, leu todo o tipo de literatura clássica americana, britânica e francesa, lê mentes e ainda age como um adolescente? Nada justifica isso, aquela montanha de informação não foi posta lá só pra ele recitar Shakespeare para os leitores. Bella não possui nenhum atrativo real ao próprio Edward exceto o aroma do sangue. Deveria ter ALGUMA COISA qualquer coisa nem que fosse um extenso conhecimento sobre comédias românticas. Bella é a soma de todas as inseguranças femininas/adolescentes sem orgulho ou talento ou determinação em nenhuma área, o que a torna inverossímil Ao passo que Edward... esse eu já expliquei. Lua Nova é um grande filler que poderia se resolver numa soma de 60 paginas + o capítulos finais somados ao primeiro livro, Eclipse somaria mais 150 paginas, e ainda sim Crepúsculo ainda estaria por volta das 360 páginas talvez. Eu não escreveria Amanheecer, pois a história poderia ter acabado, muito melhor, no primeiro livro: em vez de Edward curar Bella, deixaria a transformação em vampira acontecer, isso nos pouparia de ler os outros 3 (muito fracos) livros.
Conclusão: como saga, Crepúsculo satisfaz muito pouco. Mas se Meyer tivesse pensado um pouco mais, daria um livro de 500 paginas, talvez 400 infinitamente superior. Ela tinha a faca e o queijo, mas não soube como cortar.
Heitor de Jesus (riraymage)
livretoescuro.blogspot.com