Julia G 26/09/2016Rick e Cath Confesso que escolhi Rick & Cath, de Eva Zooks, mais pela capa do que qualquer outra coisa. Também porque gosto de histórias de recomeço e de superação e as chances de o livro me agradar eram grandes. Infelizmente, não foi bem isso que aconteceu e, apesar de ser uma leitura rápida, que concluí em apenas uma tarde, não fui conquistada pelo livro.
A obra conta a história de cinco amigos e da "caçulinha" do grupo, Cath, a partir de duas tragédias que mudaram a vida dela e de Rick. Com dois bebês para criar, eles perceberam que seria mais fácil fazer isso juntos, e ela passou a morar na casa da fazenda onde residiam os antigos amigos. Mesmo assim, seria preciso superar a perda e as dificuldades, e isso poderia ser ainda muito doloroso.
Destaco que gostei bastante do clima rural da história, da casa grande em uma fazenda, da relação de amizade entre os personagens. Esses aspectos tornaram a leitura muito fácil e rápida, e fui ainda surpreendida com algumas risadas causadas pelas conversas descontraídas daqueles "meninos". O modo como eles se ajudavam, como não tinham medo de cuidar dos bebês, como faziam o possível e o impossível uns pelos outros, permitiu-me criar um carinho por cada um deles e me trouxe a curiosidade de conhecê-los melhor.
"Caminharam juntos em silêncio. Nenhuma palavra precisou ser dita, nenhum aperto de mão precisou ser trocado. Eram uma unidade, apenas pelo olhar conseguiam entender o que o outro sentia."
A escrita de Eva Zooks é fundamentalmente narrativa, e se preocupa pouco com descrições. Isso dá agilidade à trama, já que se volta aos acontecimentos e às pessoas, sem deixar de ambientar o leitor com aspectos descritivos aqui e ali.
Por outro lado, alguns detalhes do livro esfriaram minha relação com a leitura. Em primeiro lugar, senti falta de uma descrição física dos personagens. Por serem muitos e pelo fato de que apenas uma ou outra característica esparsa foi colocada no texto, não consegui formar uma imagem mental de cada um e tive a sensação de que não consegui colocá-los em foco na minha mente. Além disso, algumas frases eram ditas por alguns personagens sem a correta identificação do locutor, e eu me vi perdida sem saber exatamente quem falou.
Outro ponto que prejudicou um pouco minha leitura foi a impressão de que a história não foi planejada e pensada para seguir uma linearidade. Fiquei com essa sensação porque alguns detalhes que eu, como leitora, deveria conhecer desde o início da história, somente foram apresentados já no decorrer do livro, o que me exigiu reorganizar o contexto que havia apreendido até então. Como exemplo, o fato de que Cath havia sido apaixonada por Rick na adolescência, só foi citado quando os dois já estavam morando sob o mesmo teto, lá pelo capítulo 10. Antes disso, não houve nada, nenhuma pista, nenhum rápido pensamento, nenhum comentário, nem quando eles se encontraram no hospital, nem quando decidiram cuidar dos bebês juntos. Pelo que entendi, o livro foi escrito inicialmente no Wattpad, o que explicaria a situação, já que os capítulos publicados não poderiam ser mais alterados.
O último aspecto que prejudicou minha leitura foram alguns erros de gramática e concordância por toda a história, em quantidade um pouco maior do que o razoável. Compreendo que português é uma língua difícil e, em geral, ignoro a maior parte dos erros, mas neste caso o livro deixou a desejar no que se refere a revisão.
Ainda assim, Rick & Cath flui e é uma leitura agradável, ótima companhia para quem quer um livro curto e despretensioso.
site:
http://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2016/08/rick-cath-eva-zooks.html