@somegood.books 18/04/2023A barbárie que nos espreita.Finalmente finalizando essa leitura que passou (pasmem) anos em aberto na minha mesinha de cabeceira e só posso afirmar uma coisa: todo o tempo que eu passei sem finalizar essa obra foi perdido, porém necessário.
Eu tinha a impressão de que estava diante de um sci-fi muito específico e denso, mas me enganei completamente. A realidade de Hari Seldon, em sua distante e próspera galáxia com mais de 12 mil anos e uma espetacular evolução em tecnologia e conhecimento em geral, não difere tanto da que estamos inseridos.
Por mais grandioso que seja o Império Galáctico, a força maior que controla universo nesta obra, ele está em pleno declínio, como infelizmente podemos perceber na nossa sociedade. Hari, o protagonista e criador da revolucionária ciência da "psico história", percebe os rumos perigosos sendo traçados, prevê o crescimento de uma regressão violenta que a sua civilização vem apresentando e, pensando na preservação do conhecimento, constrói um plano ambicioso que se desenrola e nos conduz por pela história.
As soluções são óbvias, como ele mesmo descreve, mas ainda assim surpreendem. Exatamente quando vemos, sem alegria, o nosso futuro repetir o passado. A obra de Asimov é um mergulho no espelho. E um alerta para os tempos duros, de desinformação sombria e crescente, que vivemos. O futuro precisa de conhecimento. E nós precisamos, todos os dias, não só buscá-lo, mas também compartilhá-lo. Só assim nos veremos distante da barbárie que se esconde atrás dos questionamentos acerca de verdades outrora inquestionáveis.
Excelente leitura!