Sandra - @abcdobichano 23/04/2023
Eu queria começar dizendo que li esse livro desejando uma máquina do tempo para enviar ele para a eu do passado, na época em que estava doida com elfos (nem sei o porquê) e não conseguia encontrar livros sobre elfos que me interessassem. Esse livro tem exatamente tudo o que eu mais gostava.
Em Nova Era nós primeiramente conhecemos um pouco da história do universo onde tudo se passa. Somos apresentados a uma batalha entre os deuses, que acabou ocasionando na divisão dos elfos em dois grupos, os elfos da luz foram abençoados pelos deuses com terras férteis e uma ligação entre dois elfos para serem companheiros de batalha, os Aías (espero que tenha dado para entender). Isso provocou ódio e inveja nos elfos negros, então vou dizer assim), dando início a uma nova guerra.
E já vou dizendo: amei o universo apresentado. Tanto a ambientação, quanto como são os elfos (aqui eles não são criaturas apenas com habilidades em arco e flecha, como é no imaginário popular), tudo me interessou muito e espero conhecer muito mais nos próximos livros (e como terminou Nova Era, tenho certeza que isso vai acontecer). Os toques de mitologia nórdica, para mim, deixou tudo ainda mais interessante! (Eu adoro mitologias, mas não entendo muito da mitologia nórdica, foi legal descobrir coisas novas!).
Nós seguimos a história acompanhando a Arien, uma elfa da luz que ainda não conheceu o seu Aías e tem um poder que segundo ela própria é inútil. Eu tive alguns probleminhas com a Arien, muitas vezes eu simplesmente não conseguia concordar com as atitudes dela, então eu passei um pouquinho de raiva com ela. Além de que no início eu não conseguia aceitar a implicância que ela tinha com o próprio poder, porque ao meu ver (e do resto das pessoas do livro) o poder dela é incrível. Mas com o passar da história, conhecendo mais sobre a personagem, o ambiente em que ela vive e tudo o que ela passou eu consegui compreender melhor a Arien.
Percebi que ela foi evoluindo de várias formas durante a história e quero muito ver mais da evolução dela no próximo livro.
Eu fico com dúvidas se eu deveria comentar sobre outros personagens, fico com receio de ser spoiler. Resolvi falar brevemente sobre o alguns: Calion, não vou falar quem ele é, mas eu passei metade do livro com vontade de socar ele (peguei um pouco de ranço) e a vontade só melhorou quando apareceu um outro personagem que me dava mais raiva (bem mais, não dá nem para calcular). Entretanto ainda estou curiosa sobre Calion, acho que ainda tem muita coisa para ser descoberta sobre ele e sua família. Os meus personagens favoritos foram o Maggo e o senhor Bargon, não quero falar muito por motivo de spoilers, mas o último foi uma surpresa para mim, não achei que ele teria alguma presença importante na história, acabei gostando dele. E queria conhecer mais sobre a Eirien, acho que eu teria gostado dela.
O romance não foi exatamente a minha coisa preferida no livro, mas não sei se isso tem mais a ver com o romance do livro ou comigo mesma, até porque romance não anda sendo minha coisa preferida em livros ou filmes. Porém o romance foi uma das coisas que me fez pensar que eu iria adorar se tivesse lido a um tempo atrás, pois eu adorava um romance no meio das fantasias (livros só de romance nunca fui muito fã) e no final achei o casal fofinho, eu teria surtado com isso em outros tempos.
Mas, é claro, que não é só romance que tem no livro. Em Nova Era também presenciamos aventuras e muitos mistérios. Alguns até já descobrimos a solução, mas ainda tem muita coisa grande sem resposta (e dois livros pela frente). Não preciso nem dizer que já quero todas as respostas agora, né? Sou dessas curiosas. E gostei muito da forma como a aventura é apresentada, aos poucos, enquanto vamos nos acostumando com o mundo, a sociedade e as formas de poder.
A maneira que Nova Era terminou me deixou com promessas de novas descobertas e aventuras!!